Quais as consequências do êxodo rural para as cidades brasileiras?

Êxodo rural é o fenômeno social que resulta na migração da população rural para os centros urbanos, com o objetivo de garantir melhores condições de vida.

O êxodo rural é caracterizado por migrações em larga escala, onde comunidades inteiras abandonam os campos em busca de novas oportunidades, principalmente nas grandes e médias cidades.

Portanto, quando uma ou um pequeno grupo de pessoas migra do campo para a cidade não se configura como um êxodo rural. Este fenômeno é caracterizado apenas quando um elevado número de indivíduos participam deste processo migratório e durante um mesmo período de tempo.

Saiba mais sobre o significado de Êxodo.

Causas e consequências do Êxodo rural

Causas

Um dos principais motivos que levam ao êxodo rural na maioria dos países em que este fenômeno ocorre é o desejo por uma melhor qualidade de vida.

Neste caso, os habitantes das regiões rurais sofrem com a falta de serviços e infraestruturas básicas, como escolas, hospitais e facilidades de transporte, por exemplo.

Além desses fatores, crises climáticas ou desastres naturais podem também ser responsáveis pelo êxodo rural de determinadas localidades.

Consequências

Como consequência do êxodo rural descontrolado, alguns problemas sociais podem surgir nas localidades urbanas que recebem um elevado número de migrantes sem estarem estruturadas para isso.

Favelas e bairros desestruturados surgem a partir da desorganização formada pelas migrações massivas e inesperadas.

Normalmente, com a falta de qualificação profissional e educacional dos migrantes, estes dificilmente conseguem uma vaga no mercado de trabalho das grandes cidades, fazendo com que partam para o subemprego trabalho informal ou, em alguns casos, ilegal.

Outra consequência do êxodo rural é o aumento da marginalização, seja espacial ou social, pois o aumento populacional leva as pessoas a procurarem regiões mais afastadas dos centros comerciais para fixarem residência.

Para evitar essas crises sociais, são necessárias as aplicações de políticas públicas que auxiliem o investimento nas atividades do campo, assim como na produção dos pequenos e médios produtores rurais, além da garantia de uma infraestrutura básica de qualidade nessas regiões (hospitais, escolas, etc).

Saiba mais sobre Favela e Subemprego.

Êxodo rural no Brasil

O ápice do êxodo rural no Brasil aconteceu durante a segunda metade do século XX, com o crescimento das cidades graças ao aumento da industrialização e desenvolvimento de novas tecnologias.

No governo do presidente Juscelino Kubitschek (JK), o Brasil viveu um boom no desenvolvimento industrial e urbano, com a abertura de diversas multinacionais nas regiões Sudeste e Sul do país, predominantemente.

Com isso, muitas pessoas saíram de outras regiões (principalmente a Nordeste) com esperança de conseguir boas oportunidades de emprego nos centros urbanos em crescimento.

A construção de Brasília foi outro grande marco no êxodo rural brasileiro, pois também atraiu diversos indivíduos das regiões Norte e Nordeste.

Êxodo urbano

O êxodo urbano é o processo contrário ao êxodo rural, pois se caracteriza pela migração em massa dos grandes centros urbanos para as zonas rurais ou interioranas.

Este fenômeno começou a surgir em meados da década de 1990, impulsionado pela sensação de insegurança e o elevado custo de vida nas grandes cidades.

Veja também o significado de Urbanização.

Quais as consequências do êxodo rural para as cidades brasileiras?

exodo-rural

O que é êxodo rural? Quais são suas causas e consequências? Quais são os impactos para o agronegócio? Encontre todas as respostas aqui! Confira!

Quer saber mais sobre o MyFarm?

Entre em contato e agende uma demonstração com nossos consultores!

Solicitar Teste Grátis

O êxodo rural corresponde ao processo de migração de uma população que mora no campo para a cidade. Sua ocorrência pode gerar uma série de problemas referentes a ordem estrutural e social dos centros urbanos como aumento do desemprego e expansão desmedida das periferias.

No Brasil, esse processo ocorreu de forma mais intensa entre os anos de 1960 e 1980. No entanto, nos últimos anos sofreu uma queda em função da chegada de novas tecnologias e oportunidades de profissionalização na área de agronegócio.

Neste artigo, vamos abordar as principais causas e consequências do êxodo rural e como está o cenário atual do Brasil.

Confira a seguir!

O que é o êxodo rural?

Em síntese, o êxodo rural pode ser definido como o deslocamento de uma população da zona rural em direção aos centros urbanos. Essa modalidade de migração geralmente acontece quando trabalhadores do campo estão em busca de melhorias de vida e se mudam com a finalidade de fixar residência na cidade.

Quais as consequências do êxodo rural para as cidades brasileiras?
(Foto: Reprodução | cestariasregio)

Quais são as causas e consequências do êxodo rural?

Um dos grandes motivos que favorecem a migração da população rural é o fator atrativo que as cidades exercem sobre o campo, visto que, muitos se mudam em busca de emprego e melhores condições de vida.

Quais as consequências do êxodo rural para as cidades brasileiras?

Entretanto, a maioria dos trabalhadores não possui a qualificação profissional exigida pelo mercado, que por sua vez, é cada vez mais competitivo. Isso, consequentemente gera um aumento populacional desordenado, além do desemprego e do subemprego nas cidades.

Além disso, existem outros problemas de ordem estrutural e social ocasionados pelo êxodo rural. São eles:

Aumento do desemprego: com o crescimento acelerado da população, o mercado de trabalho não consegue absorver todos os trabalhadores. E mais, a falta de qualificação profissional dificulta a colocação em uma função.

Aumento do subemprego: devido à falta de emprego e necessidade de ganhar o sustento, muitas pessoas se sujeitam a desempenhar atividades sem vínculos empregatícios.

Crescimento de favelas: por conta da baixa renda e a falta de emprego, trabalhadores não conseguem comprar um imóvel digno para morar e terminam ocupando áreas periféricas e áreas de risco, o que provoca a expansão de casas precárias e bairros marginalizados.

Marginalização: a falta de oportunidades e de perspectivas também contribui para o surgimento do crime e de atividades ilícitas, como a prostituição de adultos e crianças, tráfico de drogas, formação de quadrilhas, entre outros.

>>> MATERIAL GRATUITO: E-BOOK GUIA COMPLETO PARA GESTÃO AGRÍCOLA <<<

Como está o êxodo rural no Brasil?

Antes de tudo, é importante esclarecer que o êxodo rural no Brasil ocorreu, de forma mais intensa, em apenas duas décadas: entre 1960 e 1980, mantendo patamares relativamente elevados nas décadas seguintes e perdendo força total na entrada dos anos 2000.

De acordo com estudos publicados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o êxodo rural, nas duas primeiras décadas citadas, contribuiu com quase 20% de toda a urbanização do país, passando para 3,5% entre os anos 2000 e 2010.

No entanto, o Censo Demográfico de 2010 divulgado pelo IBGE aponta que o êxodo rural tem desacelerado nos tempos atuais. Enquanto o Censo anterior (2000),declarou uma taxa de migração do campo para a cidade por ano de 1,31%, a última amostra registrou uma queda para 0,65%. Diante desse dados, é possível observar uma tendência de desaceleração.

Quais são os fatores responsáveis pela queda do êxodo rural no Brasil?

Em síntese, a queda migração dos trabalhadores do campo se deve uma série de fatores. Confira alguns deles:

  • A quantidade já escassa de trabalhadores rurais no país;
  • Investimentos e programas sociais do governo para os pequenos produtores;
  • Incentivos à tecnologia e agricultura de precisão;
  • Criação de novas tecnologias aplicadas à prática agrícola, que otimizam a produção e trazem maior inteligência ao trabalho rural;
  • Profissionalização dos jovens, filhos de produtores e agricultores, em cursos de formação técnica e superior no segmento agropecuário e administrativo.

A verdade é que diante da necessidade de assumir os negócios rurais da família, muitos jovens têm optado por sair do campo para estudar e se profissionalizar a fim de retornar com conhecimento necessário para dar continuidade a gestão da empresa rural.

Nesse cenário, um dos grandes motivadores é o acesso a novas tecnologias, responsáveis por facilitar e agilizar os processos de gestão da fazenda. Dentre eles estão os softwares agrícolas, drones, sensores, telemetria e muito mais.

Enfim, a verdade é que o êxodo rural tende a ser um fenômeno cada vez menos recorrente e significativo, principalmente no Brasil, onde a agropecuária é uma atividade fundamental para a economia do país.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia nosso artigo sobre agricultura de precisão.

Até a próxima!

Quais as consequências do êxodo rural para as cidades brasileiras?

Quais as consequências do êxodo rural para as cidades?

O movimento de saída do campo faz com que se diminua a população rural de um país, gerando escassez de mão de obra, diminuindo também os níveis de produção de alimentos e de matéria-prima. Em uma escala maior, isso resulta em um processo inflacionário e no aumento do custo de vida da população.

Quais as consequências do êxodo rural para o Brasil?

São consequências de destaque do êxodo rural o aumento dos problemas ambientais e sociais urbanos, o crescimento do mercado informal de serviços e a aceleração da urbanização.

Quais as causas e consequências do êxodo rural no Brasil?

– Aumento do desemprego e do emprego informal: o êxodo rural, acompanhado do crescimento das cidades, propiciou o aumento do setor terciário e também do campo de atuação informal, gerando uma maior precarização das condições de vida dos trabalhadores.

Quais são as consequências do êxodo urbano?

Alto índice de violência, que a cada ano aumenta principalmente em países não desenvolvidos; A poluição, que pode ser sentida em diversas maneiras. Seja da água, visual, sonora ou do ar; Tráfego intenso e congestionamentos diários.