Como a cultura organizacional influencia o clima dentro das organizações?

Ao falar de cultura organizacional podemos encontrar-nos com ideias pouco concretas do que engloba este conceito. Por muito tempo, conscientemente ou não, subestimou-se a importância de estabelecer uma identidade dentro da organização e este é realmente um aspeto intangível que transforma ativamente os resultados –tangíveis- da empresa.

Lê mais sobre cultura e valores organizacionais

Felizmente, os gestores de talento e consultores de recursos humanos, inclusivamente alguns líderes de equipa, sabem quão valioso é o papel da cultura organizacional na estratégia interna da organização e como esta influencia o comportamento dos colaboradores.

Os membros de uma organização, apesar de terem distintos perfis comportamentais, com o passar do tempo costumam adotar comportamentos e atitudes similares, alinhando-se com uma cultura organizacional já instalada. Neste sentido, os líderes empresariais têm o desafio de encontrar, caso seja necessário, as oportunidades de melhoria coletiva e ir transformando os valores, os costumes, as condutas e as normas implícitas que modelam o dia-a-dia da atividade laboral.

Um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Económicas de la Universidade Nacional de La Plata (UNLP), indicou que o rendimento dos colaboradores não se relaciona apenas com a sua formação, mas que também é afetado pelo tipo de cultura que define o seu espaço de trabalho.

O diretor desse projeto de Investigação, Télam Norberto Góngora, afirmou: “percebe-se claramente que a cultura organizacional influencia o trabalho em equipa, a motivação dos colaboradores e os desejos de permanecer ou não num emprego, entre outros aspetos.”

Dito de uma forma mais simples, se uma pessoa atua num ambiente laboral em que é constantemente reconhecida e se sente incentivada a dar resultados excelentes, motivar-se-á a dar o melhor de si. O contrário sucede quando uma pessoa percebe que nada do que faça no seu trabalho irá gerar alguma reação nos seus líderes.

Por esta razão, ao fazer uma análise um pouco mais profundo, aparece a perceção dos colaboradores como um elemento chave para entender a influência da cultura. Atuando de forma mais direta e positiva para melhorar o comportamento, os esforços devem estar orientados para modificar a perspetiva das pessoas em relação ao seu lugar dentro da organização.

Uma publicação de 2008 da Revista estadunidense de Administração Pública introduziu o conceito de eficácia percebida do serviço público, para descrever como a perceção do trabalho de um individuo pode afetar a motivação laboral e o comportamento organizacional. Segundo os coautores Craig Boardman e Eric Sundquist, quando as pessoas percebem que o seu trabalho beneficia a população em geral, os resultados dos relatórios sobre a satisfação e compromisso com a organização aumentam.

Como conclusão, podemos dizer que, apesar de ser necessário escrever as componentes da cultura de uma organização, é muito mais significativo que esta seja realista, cotidiana e impulsionada pelos líderes.

Autor: Andreia da Silva Justo | Data de publicação: 28/06/2019 | Data de atualização: 25/02/2021

Clima e cultura organizacional são dois conceitos que andam de mãos dadas, apesar de terem significados diferentes. Ambos são fatores decisivos na experiência dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados e na satisfação dos clientes.

A cultura organizacional representa o propósito de existência da organização, o que tecerá regras e valores que norteiam todo o seu funcionamento. Por outro lado, o clima organizacional representa a relação que os colaboradores estabelecem entre si, com o ambiente e o propósito.

Quer entender melhor a diferença entre os conceitos e como gerenciá-los na sua organização? Acompanhe o texto e descubra 3 benefícios de como melhorar o clima e a cultura organizacional traz para a sua empresa!

Qual a diferença entre cultura e clima organizacional?

Enquanto a cultura organizacional diz respeito a algo fundamentado e quase imutável, o clima organizacional se refere ao cotidiano, algo que muda constantemente.

Em geral, os colaboradores se adequam à cultura organizacional, enquanto o clima organizacional é transformado a partir dos colaboradores. Outra diferença é que a cultura organizacional está ligada a práticas, enquanto o clima organizacional está ligado a percepções.

A cultura da empresa é passada de forma prática (através de treinamentos de integração, por exemplo), enquanto o clima está muito atrelado ao momento e é facilmente alterado por situações cotidianas.

A seguir, vamos aprofundar mais o conhecimento em clima e cultura organizacional. Vamos começar pela cultura:

O que é cultura organizacional?

A cultura de uma empresa representa o seu propósito de existência e é o molde para formular as bases éticas que nortearão todo funcionamento da organização. Por isso, a cultura organizacional não é algo volátil, que se altera no dia a dia.

A cultura reflete o conjunto de valores, regras e filosofias que estão atrelados a conduta (que esclarece o que a organização espera dos colaboradores e também dos líderes e gestores).

Porém, há situações que podem alterar a cultura organizacional, como mudanças de cenário ou transformações no mercado consumidor.

Assim, por fazer parte da forma como a empresa se apresenta ao mercado, a cultura organizacional pode ajudar a definir a como a organização é vista aos olhos do público externo.

Agora, vamos entender o que é clima organizacional:

O que é clima organizacional?

O clima organizacional é um indicativo da qualidade do ambiente de trabalho. Ele reflete quais são os ares do local. Sabe aquela expressão “ambiente pesado”? É o que clima organizacional mostra!

Além disso, é o clima organizacional que diz o que os colaboradores pensam da empresa e o quanto estão (ou não) motivados.

Portanto, podemos dizer que o clima organizacional de uma empresa está no centro de seus resultados, pois ele está fortemente relacionado aos colaboradores, os quais impactam diretamente na produtividade do negócio.

Assim, a importância do clima organizacional se dá por ser um conceito atrelado ao nível de satisfação e motivação do time.

Existem alguns indicadores para avaliar o clima organizacional:

  1. Pesquisa de clima;
  2. Índices de produtividade;
  3. Índice de rotatividade;
  4. Absenteísmo;
  5. Reclamações trabalhistas.

Entre as opções citadas, a principal ferramenta utilizada para compreender a qualidade do clima organizacional é a pesquisa de clima. Ela é feita por meio da aplicação de um questionário que busca entender como os colaboradores percebem o ambiente de trabalho.

Quais os benefícios da cultura e do clima organizacional para a sua empresa?

Como você viu, a cultura e o clima organizacional são aspectos diferentes, mas que se desenvolvem em conjunto. Isso por que clima organizacional tem influência sobre a cultura organizacional e vice-versa.

Ter conhecimento claro da cultura e do clima organizacional da empresa é fundamental para evitar que um influencie negativamente o outro. Por isso, conhecer bem os dois conceitos é fundamental para evitar desvios de conduta e aumentar o foco no negócio por parte de todos os envolvidos.

Conciliar clima e cultura organizacional é desafiador por natureza, mas um bom gerenciamento gera:

  • Melhores resultados;
  • Redução dos conflitos;
  • Traz facilidade para a contratação de novos colaboradores com fit cultural com o negócio;
  • Melhora a comunicação interna o gerenciamento de equipes.
Como a cultura organizacional influencia o clima dentro das organizações?

Como o clima e a cultura organizacional podem melhorar a produtividade nas empresas?

1 – Reduzindo o absenteísmo

Quando o colaborador apresenta muitas faltas ou atrasos, é necessário identificar o porquê desse absenteísmo. Muitas vezes, a razão está em questões pessoais, mas um clima organizacional ruim também pode ser responsável pelo aumento de índices de absenteísmo.

Quando a empresa se preocupa em dar atenção aos colaboradores e suas opiniões a consequência é a redução do absenteísmo. O profissional passa não apenas a evitar as faltas, como deseja estar na empresa porque se sente valorizado na atividade que desempenha.

2 – Diminuindo o índice de turnover

O índice de turnover mostra o cenário da empresa em relação ao desligamento de colaboradores, seja ele voluntário ou involuntário. Índices muito altos revelam problemas na gestão de recursos humanos – e no clima organizacional.

Quanto mais o clima organizacional da empresa é agradável, menos funcionários optam por deixá-la. É do interesse dos membros da equipe continuar numa empresa com uma cultura que seja condizente aos seus valores pessoais.

Por isso, mapear bem a cultura da organização ajuda a realizar contratações mais precisas, para encontrar colaboradores que possuem um fit melhor com o negócio.

Dica: Como estruturar um treinamento de liderança na sua empresa

3 – Aumentando os resultados!

Quanto melhor for o clima organizacional e mais integrados os colaboradores estiverem à cultura, certamente irão trabalhar mais engajados, produzindo mais e com melhores resultados.

E então, conseguimos tirar as suas dúvidas sobre esse assunto? Mas, se você quiser se tornar um expert, saiba que temos um webinar que explora todos os fatores que podem estar escapando a sua atenção! Basta clicar no banner abaixo!

Como a cultura organizacional influencia o clima dentro das organizações?

Como a cultura organizacional influencia o clima dentro das organizações?

Consultora em ERP pela UDESC e pós-graduada em Engenharia de Software pela PUC, possui os títulos de PMP (Project Management Professional) pelo PMI e CBPP pela ABPMP. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de projetos, é uma grande entusiasta da tecnologia e acredita na inovação como facilitadora dos processos de desenvolvimento de pessoas. Atualmente é CEO do Twygo.

Comentários

Qual a relação entre a cultura e o clima organizacional?

Apesar de existir uma relação estreita entre ambos, a cultura de uma empresa pode ser definida como o conjunto de valores e hábitos compartilhados. Já o clima organizacional tem mais a ver com o modo como os membros de uma organização experimentam a cultura da empresa. É o reflexo dos efeitos dessa cultura como um todo.

Quais são os fatores que influenciam o clima organizacional?

O clima organizacional está voltado para análise do ambiente interno. Com isso, a empresa deve elevar o nível de motivação dos seus colaboradores. Assim, ao mesmo tempo que tentam atingir os seus objetivos pessoais, estarão atingindo os objetivos da empresa. (Para mais detalhes ver Fatores que influenciam o clima organizacional ).

Quais são as principais características do clima organizacional?

O clima organizacional tem a ver com o dia a dia, com a interação, satisfação e comprometimento dos colaboradores, envolvendo as condições de trabalho, políticas de internas e externas, liderança, metodologia, entre outros.

Como a cultura organizacional influencia o comportamento de todos os indivíduos e grupos dentro da organização?

A cultura organizacional influencia o comportamento de todos os indivíduos e grupos dentro da organização. Ela impacta o cotidiano da organização: as formas de relacionamento com seus parceiros comerciais; a forma como seus funcionários se vestem e se portam no ambiente de trabalho;

Como a cultura da empresa influência no clima organizacional?

O clima organizacional sofre forte influência da cultura organizacional e é através dessa relação que podemos ter uma visão do ambiente de trabalho de uma empresa, por exemplo: ambientes de muito estresse podem desencadear um clima mais pesado entre os colaboradores e seus superiores, assim como uma boa relação entre ...

O que você entende por cultura organizacional A cultura pode influenciar o clima?

A cultura organizacional é o propósito, ações e valores que conduzem uma empresa ao seu objetivo. Já o clima organizacional é a percepção dos colaboradores em relação a qualidade do ambiente de trabalho, que engloba benefícios, remuneração, colegas e estrutura física da empresa.

Como a cultura organizacional está influenciando na formação do clima no ambiente de trabalho?

A cultura organizacional, como observado, direciona o clima e o estado de ânimo do corpo funcional de uma organização, uma vez que cada empresa tem uma identidade própria, o que torna um ambiente especial ou extremamente difícil para se trabalhar.

Qual a relação de clima e cultura organizacional?

A cultura organizacional é o conjunto de valores e regras da empresa, enquanto o clima organizacional é o ambiente da empresa em si, fruto da atuação dos colaboradores, seus relacionamentos e de como são realizados os processos.