Como a mudança de pH pode interferir no desempenho do músculo durante a execução de uma atividade física?

Um corpo sarado, bem definido e atraente: esses são alguns benefícios estéticos que a prática regular de atividade física pode trazer ao seu corpo. Mas existem outras mudanças no organismo que deixam você mais saudável.

Isso porque, além dos músculos, durante uma atividade física, seus pulmões, o coração e o cérebro são também mobilizados. Eles são estimulados a liberar substâncias capazes de trazer bem-estar, conservar o corpo e evitar doenças mais graves.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e saiba o que ocorre com algumas partes do seu corpo, quando você pratica aquela caminhada básica ou aquele treino na academia. Confira!

A atividade física coloca os pulmões para correr

Quinze vezes mais oxigênio: essa é quantidade, em média, que seu organismo demanda durante uma atividade física. Por isso que sua respiração acelera e fica mais intensa.

Esse comportamento ocorre porque os músculos dos pulmões se expandem o máximo que podem. Quem faz atividade física deixa essa região do pulmão mais resistente. Isso justifica a disposição e melhor performance de pessoas que têm o hábito de se exercitar.

O cérebro trabalha intensamente durante uma atividade física

Quem pratica exercícios físicos não coloca somente os músculos para trabalhar, mas o cérebro também entra em ação. Durante uma atividade física, as células do cérebro chegam a altos níveis de funcionamento. Isso faz com que você fique mais alerta.

A prática regular de atividade física garante o aumento da oxigenação do cérebro. Esse fator, aliado a outras mudanças no corpo, ajuda a evitar graves doenças neurológicas. Quem se exercita fica mais longe de desenvolver Parkinson, Alzheimer e acidente vascular cerebral (AVC).

Sabe aquela sensação de prazer que você sente durante e (principalmente) depois da atividade física? É o cérebro que está comandando isso! Por exemplo, quando você se exercita, um neurotransmissor chamado serotonina é liberado. Ele é responsável por auxiliar a regular o seu estado de humor e até aliviar sintomas de tristeza ou depressão.

Além disso, hormônios responsáveis pelo relaxamento do corpo são ativados pelo cérebro durante os exercícios físicos. São alguns deles:

  • • Testosterona;
  • • Adrenalina;
  • • Cortisol.

Isso é algo muito bom para se preparar para um longo dia de trabalho ou aliviar o estresse do dia.

A atividade física ajuda a manter a saúde do coração

Você sabia que doenças do coração causam cerca de 950 mortes por dia no Brasil? Pois bem, os cuidados com esse importante órgão começam com uma prática de atividades físicas regular.

O motivo disso é que, quando você se exercita, novos vasos sanguíneos são criados; o que diminui a pressão arterial. Além disso, a frequência cardíaca cresce com o exercício físico, deixando o coração mais resistente. Assim, você prepara seu coração para aguentar emoções mais fortes.

Essas foram algumas informações de como seu corpo se comporta durante e em consequência de uma atividade física. Sabia que, além desses benefícios, exercitar-se pode também ser bom para a pele. Isso porque substâncias são liberadas para retardar o envelhecimento da pele.

Gostou dessas informações? Fique por dentro desses e outros assuntos curtindo a nossa página no Facebook!

          A atividade enzimática é influenciada principalmente pela temperatura, pH e tempo. Vamos ver cada um deles separadamente.

          Temperatura: Seguindo o comportamento das reações químicas, a velocidade da atividade enzimática aumenta quando se aumenta a temperatura. Entretanto, a velocidade da reação aumenta até um máximo, após determinada temperatura a velocidade declina rapidamente, mesmo aumentando a temperatura. Isso ocorre por que a estrutura tridimensional das enzimas se rompe, impossibilitando-a de formar o complexo enzima-substrato. Pode-se dizer que a velocidade de reação aumenta ou diminui por um fator de 2 a cada variação de 10 graus centígrados na faixa de 10° a 70°.
          No caso do pão, esse fator é importante pois, assim que o pão entra no forno, a temperatura no seu interior é menor que na parte de fora. Assim as enzimas agem no açúcar com grande rapidez na primeira metade do tempo de assadura. Após isso são destruídas.

          pH: Assim como no caso da temperatura, existe um valor para atividade ótima o qual, após ele ocorre um rápido decréscimo.

          Tempo: A atividade enzimática é influenciada diretamente pela ação do tempo. Quanto mais tempo a enzima estiver em contato com o substrato, mais produtos serão produzidos, enquanto houver substrato.

Qual é a consequência do aumento da respiração durante o exercício intenso aeróbico sobre o pH sanguíneo?

Durante o exercício, a ventilação aumenta quase imediatamente, devido à atividade muscular que estimula o centro respiratório. A isso, segue-se um aumento gradual por elevação da temperatura e das alterações químicas no sangue arterial produzidas pela atividade muscular.

O que acontece com os músculos durante a prática de exercício físico?

Durante o exercício, os músculos sofrem pequenas lesões em suas fibras e, após o treino, o organismo começa a repor e reparar as fibras musculares perdidas ou danificadas, promovendo o aumento do tamanho do músculo.

O que é acidose muscular?

Quando o lactato se acumula em níveis elevados no sangue e nos músculos, ele cria uma acidez chamada acidose láctica, que causa fadiga muscular e, em níveis elevados, pode interferir na recuperação muscular. O seu acúmulo resulta em uma sensação dolorosa de queimação nos músculos.

Como o sistema tampão é importante para o desempenho físico?

Em outro teste realizado com ciclistas, o composto tampão-ácido reduziu significativamente a “queima” muscular, aumentou o tempo até a fadiga, reduziu os níveis de lactato no sangue, e aumentos a força muscular bem como a recuperação.