Como a Tecnologia da Informação contribui para as organizações contemporâneas?

A sociedade atual caracteriza-se por alto grau de competitividade. As organizações contemporâneas estão inseridas nesse meio; entretanto, a diferenciação torna-se um fator fundamental ao desenvolvimento de suas atividades. O objetivo dessa variação está presente na atividade de elaboração de estratégias. A diferenciação consiste em distinguir o produto perante os clientes, criando algo que seja considerado exclusivo do mesmo.

O ambiente de negócios, atualmente, requer esforços na busca pela qualidade, o que constitui fator importante para uma organização que objetiva a caracterização de seus produtos ou serviços como únicos.

Sendo a Tecnologia da Informação (TI) definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação, é necessário fazer uso dos recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo.

A nova economia mundial, baseada na Tecnologia de Informação, requer das organizações um conhecimento para coletar, trabalhar, interpretar e gerenciar este recurso. O desenvolvimento e o domínio destas habilidades serão fundamentais para as organizações buscarem uma posição melhor no mercado em relação aos seus concorrentes, sendo necessário um engajamento na constante busca por inovação. Em contrapartida, as organizações que resistirem à economia da informação serão facilmente vencidas pela concorrência.

É importante ressaltar que, altos investimentos em tecnologia da informação não são suficientes para gerar vantagem competitiva. Uma maior capacidade de uma empresa diante de seus concorrentes só será obtida através do uso inteligente da TI, ação que se concretizará através do real uso deste recurso estratégico sob a ótica da lucratividade e competitividade empresarial.

O que a informática contribuiu para organizações contemporâneas?

Hoje as organizações utilizam a TI para mudanças de processos, visando a eficácia das metas organizacionais ou o aproveitamento de novas oportunidades. Pois esta filosofia é a base para definição do posicionamento da TI em relação às organizações.

Qual a importância da Tecnologia da Informação para uma organização?

A Tecnologia da Informação nas empresas pode garantir a gestão efetiva dos Projetos que conduzirão a empresa ao cenário proposto pela estratégia. Também, é com a TI que traçamos as metas e coletamos os resultados capazes de indicar se o caminho proposto está realmente sendo trilhado.

Qual o impacto da Tecnologia da Informação nos fatores organizacionais?

Através da interação com a tecnologia da informação nas organizações, mudanças ocorrem na cultura e no comportamento dos interlocutores. A tecnologia da informação é uma ferramenta utilizada no controle, monitoramento e registro de muitos aspectos do desempenho e conduta da organização.

Quais são os benefícios da tecnologia para as organizações?

Abaixo, você confere as principais vantagens da tecnologia para as empresas:.
Maior produtividade do funcionário. ... .
Comunicação mais rápida e confiável. ... .
Contabilidade simplificada. ... .
Aumento da eficiência. ... .
Armazenamento de dados confiável. ... .
Redução dos custos. ... .
Possibilidade de operação remota. ... .
Maior competitividade no mercado..