Como a tecnologia e as redes sociais de comunicação auxiliam no processo de globalização?

261 palavras 2 páginas

[pic]

O PAPEL DA TECNOLOGIA NO MUNDO GLOBALIZADO

ANDRESSA ALÉXIA DIAS COSTA
ELENICE ARAUJO DA SILVA

MACEIÓ

FEVEREIRO - 2013

ANDRESSA ALÉXIA DIAS COSTA

ELENICE ARAUJO DA SILVA

O PAPEL DA TECNOLOGIA NO MUNDO GLOBALIZADO

Disciplina: Nivelamento em Educação a Distância Período: 1º, Curso: Serviço Social Pólo: Maceió

Universidade Tiradentes - EAD
Maceió - 22/02/2013

A tecnologia cumpre um papel fundamental para a globalização, encurtando as fronteiras, trazendo consigo meios de comunicações cada vez mais eficientes, que impõe novas formas de pensar, agir, conviver e até mesmo aprender. O uso das tecnologias vem transformando as relações humanas em todas suas dimensões: econômicas, sociais e no âmbito educacional não têm sido diferente.

Um dos grandes avanços da era tecnológica foi provocar a geração da rede informatizada, possibilitando o contato rápido entre as pessoas, viabilizando o ensino a distância e auxiliando significativamente o movimento de globalização. São inúmeras as vantagens de se utilizar a tecnologia como ferramenta pedagógica; entre elas, estimular os alunos, dinamizar o conteúdo, incentivar a autonomia e a criatividade.

No sistema de ensino a distância a tecnologia assume uma função primordial, pois todo o sistema apóia-se nela, sendo indispensável em termos pedagógicos e de logística. A educação a distância atualmente encontra-se amplamente difundida e cumpre o papel de democratizar o ensino superior e técnico-profissionalizante.

Pode-se concluir que as tecnologias modernas, são imprescindíveis para a existência do processo de ensino-aprendizagem na modalidade EAD, pois graças ao


Relacionados

  • Geografia Economica

    1460 palavras | 6 páginas

    A compreensão de globalização no mundo atual se dar através de transformações em ordem política e econômica. Os aspectos econômicos, a tecnologia, o papel executado pelas empresas afim de um resultado benéfico, fluxos financeiros e o impacto que estes causam na cultura local. Nós estamos vivemos em um mundo globalizado, onde diversas realidade tem interferido em nossas vidas, mesmo que não compreendemos. As tecnologias no qual temos hoje, geram muitos benefícios para o dia a dias das pessoas,….

  • Adm. tecnologia e globalização

    1504 palavras | 7 páginas

    O Futuro da Administração no Mundo Globalizado e Tecnológico O Futuro da Administração no Mundo Globalizado e Tecnológico Sumário • Introdução....................................................................................................... 04 • Administração do Futuro................................................................................….

  • Globalizacao

    2845 palavras | 12 páginas

    Licenciatura em Gestão Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial Tecnologias e Sistemas de Informação em Gestão 2012/2013 Globalização – o papel das TIC/SI Trabalho elaborado por: Ana Miguel de Jesus Portilho nº mec.: 65473 – email: Luís Filipe de Morais Pinto Teles Machado nº mec.: 61109 – email: Maria Nicole Silva Cunha nº mec.: 60943 – email: Sérgio Valente Antunes nº mec.: 31680 – email: Docente:….

  • ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRADOR E ORGANIZAÇÕES NO MUNDO GLOBALIZADO E COMPETITIVO

    770 palavras | 4 páginas

    DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E FILOSOFIA – DCSFIL CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FÁBIO SILVA DE AMORIM ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRADOR E ORGANIZAÇÕES NO MUNDO GLOBALIZADO E COMPETITIVO Bacabal 2014 FÁBIO SILVA DE AMORIM ADMINISTRAÇÃO, ADMINISTRADOR E ORGANIZAÇÕES NO MUNDO GLOBALIZADO E COMPETITIVO Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos de Administração para obtenção….

  • A globalização do jovem no meio rural

    1383 palavras | 6 páginas

    RESUMO O presente trabalho propõe analisar como os jovens do meio rural estão inseridos no mundo globalizado à medida que as novas configurações sociais revelam níveis de influências significativos gerando mudanças de comportamentos nessa parcela da população. Especialmente, interessa analisar a concepção de globalização cultural e suas implicações para a juventude do campo .Leva-se em consideração o campo como um espaço não urbano e que desenvolve atividades agrícola e pecuária, além de apresentar….

  • fichamento

    8503 palavras | 35 páginas

    O mundo globalizado: política, sociedade e economia. Autor: Alexandre de Freitas Barbosa Centro Universitário Fiam Faam Curso: Comunicação social Publicidade e Propaganda Matéria: Géopolítica - Clovis Aluno: Leonardo de Oliveira Natel RA - 5515779 Turma: 011208B01 BARBOSA, Alexandre de Freitas. O Mundo Globalizado: política, sociedade e economia. 2. ed. São Paulo: contexto, 2003. FICHAMENTO O….

  • Globalização

    1141 palavras | 5 páginas

    você quer realmente saber o que está mudando o mundo, é preciso entender a globalização. (RESPOSTA). A China,a América e o Brasil,está cada vez mais interligado! E globalização não é um programaeconómico a ser defendido,é uma interpretação daquilo que está acontecendo no mundo. II. GLOBALIZAÇÃO NÃO SERIA APENAS UM NOME MAIS LEVE PARA A AMERICANIZAÇÃO DO MUNDO? (RESPOSTA).A globalização é um efeito dos valores da economia do mercado, pois no mundo as pessoas tentaram uma série de sistemas que….

  • O contador globalizado e a ti

    1710 palavras | 7 páginas

    DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. O CONTADOR GLOBALIZADO E A TI ELIANE WESSLER PROFESSOR ARNOLDO SCHMIDT NETO Sistemas Contábeis Joinville 2002 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 03 1 RÁPIDO AVANÇO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – COMO PODE O CONTADOR ACOMPANHA-LA? 04 1. CONTADOR X TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 04 2. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 04 3. PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO 05 1. A CONTABILIDADE ESTRATÉGICA E….

  • horarios flexiveis de trabalho . RH

    2081 palavras | 9 páginas

    profissional, e o comprometimento profissional. Iremos discutir sobre a nova sociedade do mundo moderno a ‘’sociedade da informação’’ e como essa nova sociedade influencia a decisão frente à flexibilidade de horário adotada nas organizações. A estrutura do grupo, a importância da equipe dentro da organização, como ela se forma e quais as principais diferenças entre grupo e equipe . E por fim como o TI (Tecnologia da informação) ajuda na construção desse novo cenário organizacional dentro das empresas….

  • Tecnologia a serviço das empresas

    2512 palavras | 11 páginas

    Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia A Tecnologia a Serviço das Empresas Unidade Boqueirão 2011 2 UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia A Tecnologia a Serviço das Empresas Unidade Boqueirão 2011 3 Resumo A tecnologia inovou permitindo o processamento, armazenamento e distribuição de informações através de redes de comunicação. Essa tecnologia é o sistema nervoso central das transmissões e processamento….

Outros Trabalhos Populares

Como a tecnologia e as redes de comunicação auxiliam no processo da globalização?

As redes de comunicação, cada vez mais rápidas e eficientes, especialmente por causa da proliferação da internet, permitiram o acesso a qualquer parte do globo de forma instantânea, e contribuíram para: o desenvolvimento do comércio internacional; o crescimento do número de empresas multinacionais e/ou transnacionais, ...

Como a tecnologia contribui para o processo de globalização?

Tecnologia é um ingrediente muito importante da globalização porque o comércio internacional depende da produção de bens e serviços que envolvem tecnologias em que propriedade intelectual e patentes precisam ser negociadas. Por essas razões na área tecnológica não ocorreu a globalização que se viu em outras áreas.

Qual a importância das tecnologias da informação e comunicação para o processo de globalização?

As tecnologias de informação e comunicações afetam e influenciam significativamente os processos de aprendizado fundamentais para a organização da informação que é, por sua vez, atividade básica para a geração de conhecimento. Tais processos são, ainda, diretamente relacionados ao chamado processo de globalização.

Como as redes de comunicação podem ser relacionadas com a globalização?

A sociedade em rede, através da mídia e da internet, é o resultado de transformações econômicas, tecnológicas, sociais e culturais que abrangem todo o planeta, fenômenos esses chamados genericamente de globalização.