Como se chama o gráfico que representa a estrutura etária de uma população?

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Passar no vestibular não depende apenas de decorar o que está escrito nos livros. Saber interpretar dados, ler gráficos e estar por dentro das notícias atuais são habilidades que também fazem muita diferença na hora da prova.

Por isso, você precisa conhecer as pirâmides etárias e saber como elas funcionam. Continue sua leitura para entender melhor!

O que são pirâmides etárias?

(Fonte: Giphy)

A pirâmide etária é um tipo de gráfico que mostra a estrutura populacional de um lugar específico. Nele, são registrados a idade e o sexo dos habitantes de um lugar, permitindo uma análise dinâmica da população.

A estrutura comum de uma pirâmide etária é composta por barras que saem de um eixo central. As barras inferiores, que estão próximas da base da pirâmide, representam a população mais jovem. Quanto mais alto no gráfico, maior a faixa etária. A variação etária registrada costuma ser dos 0 aos 80 anos.

No lado esquerdo do gráfico, é representada a população masculina e, no direito, a população feminina. Assim, você pode saber quantas das pessoas em cada faixa etária são homens ou mulheres. Mas por que isso é importante?

Por que a pirâmide etária é tão importante?

(Fonte: Giphy)

Saber o que é uma pirâmide etária não é o suficiente para responder a questões sobre ela na hora do vestibular. É importante interpretá-la e, especialmente, entender como ela pode nos ajudar a analisar a sociedade em que vivemos.

A partir de uma pirâmide etária, é possível verificar questões como a expectativa de vida, a taxa de natalidade, os índices de violência, a qualidade de vida e mesmo a taxa de mortalidade infantil de um país, estado ou região. Basta prestar atenção no tamanho das barras e em como elas progridem na pirâmide.

Por exemplo, a pirâmide etária de um país subdesenvolvido costuma ter uma base mais larga do que a de um país desenvolvido. Isso porque, nos países em desenvolvimento, não existem tantas políticas de controle de natalidade e a qualidade de vida é menor, aumentando a base da pirâmide e diminuindo seu topo.

Já nos países desenvolvidos, é possível perceber um topo muito amplo na pirâmide. A qualidade de vida e o baixo índice de violência são fatores que permitem uma vida mais longa – e, como consequência, uma população mais velha.

No gráfico de países com alto índice de violência, nota-se uma oscilação muito grande no corpo da pirâmide, especialmente referente à população masculina. A falta de um bom sistema de saúde também pode causar essa variação, que afeta diretamente o mercado de trabalho, já que a mão de obra se torna escassa.

Por meio da pirâmide etária, você aprende a analisar a situação social de uma região e pode tirar boas conclusões sobre o assunto.

E como é a pirâmide brasileira?

(Fonte: Giphy)

Algumas tendências vêm sendo comuns na pirâmide etária brasileira, que começou a sofrer alterações. Por exemplo, a redução da base e o alargamento do corpo e do tipo significam que o setor da saúde, as políticas públicas e a economia estão melhorando – já que esse formato indica uma qualidade de vida melhor e acesso a métodos contraceptivo.

Também é possível notar que nossa taxa de mortalidade infantil vem sendo reduzida com o tempo, assim como a expectativa de vida vem aumentando. Mesmo que os números não sejam os mesmos, nossa pirâmide está mais parecida com a de países desenvolvidos do que com a de países subdesenvolvidos.

Analisar a pirâmide etária é um bom exercício para compreender a sociedade e entender suas tendências. Estude as pirâmides para se preparar para o vestibular e esteja por dentro da atualidade!

Este conteúdo foi útil para você?

34950cookie-checkPirâmide etária: o que é e por que você deve conhecê-la?

As Pirâmides Etárias, demográficas ou populacionais, são gráficos ilustrativos que mostram as tendências no crescimento populacional durante um determinado período.

Nela são dimensionados fatores como a expectativa de vida e as taxas de mortalidade de uma determinada população.

Qual a sua Importância?

Esse artifício é uma ferramenta essencial nos estudos sobre qualidade de vida. Ele tem correspondência direta com os dados do PIB(Produto Interno Bruto) e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Como se chama o gráfico que representa a estrutura etária de uma população?

Não obstante, essa metodologia distingue quantitativamente as estruturas de gênero e faixas etárias, constituindo informações vitais para o planejamento público em termos socioeconômicos.

Através da pirâmide etária é possível delimitar as estratégias governamentais a médio e longo prazos para gestão de recursos.

Se a população pende para um aumento no número de jovens, serão necessários investimentos que deem suporte para esse crescimento populacional. Por outro lado, se tende ao envelhecimento, medidas de amparo ao idoso serão necessárias.

Esse fenômeno pode ser perigoso se considerarmos que numa pirâmide envelhecida serão inevitáveis os problemas previdenciários das futuras gerações. Isso porque é a população ativa que consegue manter as aposentadorias.

Tipos e Interpretações de Pirâmides Etárias

As pirâmides etárias podem ser:

  • Jovens: quando pessoas de até 19 anos estão concebidos na base. Caracterizam-se pelas bases largas e topos estreitos.
  • Adultas: quando pessoas entre 20 e 59 anos estão no corpo. Caracterizam-se pela base e pelos corpos largos.
  • Envelhecidas: quando pessoas a partir de 60 ficam no topo da pirâmide. Caracterizam-se pela base menor que o corpo.
  • Rejuvenescidas: Caracterizam-se pelo significativo aumento de jovens em relação à geração anterior.

A principal informação fornecida pelas Pirâmides Etárias diz respeito à expectativa de vida das populações e, portanto, traduz-se em termos de qualidade de vida das mesmas.

Assim, quanto mais alta for esta pirâmide, melhores serão as condições de existência. Por outro lado, se ela é baixa e possui um cume estreito, significa que poucos conseguem chegar à velhice.

Se há uma queda na taxa de natalidade, a mesma resulta do planejamento familiar e da inclusão da mulher no mercado de trabalho.

Pirâmide de Países Desenvolvidos

À medida que as nações se desenvolvem socioeconomicamente, as pirâmides que as representam vão mudando de formato e assumem uma forma mais retangular.

Isso revela uma prevalência de adultos economicamente ativos, o que é considerado ideal.

Pirâmide de Países Subdesenvolvidos

Nos países subdesenvolvidos, a pirâmide tem a tendência em ser triangular.

A sua base larga indica que a população é jovem, pois a taxa de natalidade é maior. Entretanto, o seu topo estreito mostra que há pouca expectativa de vida.

Saiba mais em:

  • Expectativa de Vida
  • Taxa de Natalidade e Mortalidade
  • Geografia Enem: assuntos que mais caem

O Gráfico

Já sabemos que as Pirâmides Etárias representam informações de gêneros e faixa etária. Esses dados são, na realidade, barras horizontais que sinalizam a faixa etária, entrecortadas por uma linha transversal, que divide quantitativamente os gêneros.

Desse modo, a sobreposição destes eixos geralmente assume contornos piramidais. Por sua vez, as barras inferiores são constituídas pelas populações mais jovens, as quais vão decrescendo de cima para baixo.

Quanto aos gêneros, as mulheres ficam dispostas do lado direito, enquanto os homens ficam do lado esquerdo.

Agora que já sabe como interpretar esses dados, conheça a Pirâmide Etária Brasileira.

Como é chamado o gráfico que representa a estrutura etária é de sexo de uma população?

As pirâmides etárias são representações gráficas da estrutura populacional de um lugar dividida por faixa etária e sexo. Os gráficos são formados por barras superpostas e possuem topo, corpo e base. As barras inferiores correspondem à população mais jovem, e as barras superiores correspondem à população mais velha.

Que tipo de gráfico representa a estrutura de uma população?

Pirâmides etárias representam a população de um determinado lugar por meio de gráficos de acordo com a faixa etária e o sexo.

O que é um gráfico de pirâmide etária?

O que é Pirâmide Etária? Uma Pirâmide Etária é um gráfico que representa a quantidade da população de um determinado território em relação às diferentes faixas etárias, sendo um lado para os habitantes do sexo masculino e o outro representando os habitantes do sexo feminino.

Como podemos representar a estrutura etária da população?

A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante.