Como funciona a hierarquia urbana no esquema clássico e no esquema atual?

Planejativo

  • Meu perfil
    Como funciona a hierarquia urbana no esquema clássico e no esquema atual?
  1. Urbanização e Hierarquias urbanas
  2. Questões
  3. Resolver questão

Crie um plano de estudos grátis no Planejativo e mande bem no ENEM 2022!

Resolução

A resolução para esta questão ainda não está disponível, mas você pode tirar suas dúvidas nos comentários.

Requisitar/Sugerir resolução

Resolução requisitada/sugerida com sucesso!
Sua contribuição será de grande importância para a nossa melhoria contínua. Obrigado! :)

Sugerir correção (opcional)

Estatísticas

Índice de acertos

Alternativas mais respondidas

Motivos de erros

Reportar erro

Erro reportado com sucesso!
Sua contribuição será de grande importância para a nossa melhoria contínua. Obrigado! :)

O que está errado?

Reportar questão

A hierarquia urbana é a maneira como as cidades organizam-se dentro de uma escala de subordinação. Na prática, ocorre quando vilas e cidades menores subordinam-se às cidades médias, e estas se subordinam às cidades grandes.

Assim sendo, podemos dizer que a hierarquia urbana estrutura o espaço de um país, pois uma cidade exerce influência sobre a outra a partir de sua posição econômica e seu tamanho. Por meio da hierarquia urbana, podemos conhecer a importância de uma cidade e sua rede de influência e subordinação sobre as outras cidades, bem como a dependência econômica que algumas cidades menores possuem em relação aos centros urbanos maiores.

As cidades diferenciam-se umas das outras não apenas pela quantidade de habitantes, mas, especialmente, pela quantidade e qualidade dos serviços e produtos oferecidos: bancos, hospitais, escolas, universidades, clubes, comércio, rede de transporte, serviços de lazer, entre outros.

Enquanto as cidades pequenas oferecem geralmente serviços simples e limitados, nas cidades médias, por exemplo, já é possível encontrar assistência técnica para diferentes produtos, uma rede de atendimento médico mais especializada, um leque de produtos mais variado etc. Nas cidades maiores, então, as possibilidades ampliam-se ainda mais: nelas é possível encontrar hospitais com equipamentos de alta tecnologia, profissionais de saúde extremamente especializados e uma variedade ainda maior de produtos nacionais e importados.

Quanto maior o conjunto de produtos e diversidade de serviços oferecidos por uma cidade, maior será sua influência econômica, política e cultural. O grau de influência é o que determina a hierarquia urbana, como podemos ver no esquema a seguir.

Como funciona a hierarquia urbana no esquema clássico e no esquema atual?

A hierarquia urbana mudou nos últimos anos em virtude do avanço dos meios de comunicação e transporte

A hierarquia urbana, nas últimas décadas, sofreu modificações em sua estrutura. As cidades não estão mais subordinadas apenas às imediatamente maiores. Com a ampliação das redes de informações, comunicação e transporte, muitas vezes as pessoas dos menores centros urbanos dirigem-se diretamente a uma cidade no topo da influência para ter acesso a um bem ou serviço específico.

A mudança na hierarquia urbana pode ser explicada pelo seguinte exemplo: Uma pessoa que resida em uma vila ou cidade local deseja cursar uma faculdade. Em vez de se dirigir a um centro regional próximo ou a uma metrópole regional, essa pessoa opta por fazer o seu curso em uma metrópole nacional.

  • Metrópole nacional: Grande centro urbano com variedade de serviços. Influencia os centros regionais, capitais regionais e as metrópoles regionais.

  • Metrópole regional: Cidades que exercem grande influência em seu próprio estado. Apresentam mais de um milhão de habitantes e grande concentração de pessoas.

  • Centro regional: É, geralmente, uma cidade média que exerce influência apenas sobre as cidades que estão à sua volta.

  • Cidade local: cidade de pequeno porte em que sua população necessita, muitas vezes, recorrer às cidades maiores para adquirir bens ou serviços que não são oferecidos ali.

  • Vila: pequeno aglomerado urbano que não alcançou a condição de cidade. A grande maioria dos bens e serviços não é oferecida. É necessário recorrer frequentemente a centros urbanos maiores para ter as necessidades atendidas.


Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Qual a diferença entre os esquemas clássico e atual da hierarquia urbana?

No modelo clássico (modelo industrial), a articulação entre as cidades ocorre de forma rígida. Já no modelo atual (modelo informacional), a articulação é marcada pela flexibilidade, como se pode observar no esquema a seguir.

Como funciona a hierarquia urbana no esquema clássico?

O esquema clássico de hierarquia urbana apresenta menores inter-relações entre as diferentes categorias de cidades, seguindo uma lógica mais rígida, segundo a qual dificilmente as cidades menores eram polarizadas diretamente pela Metrópole nacional.

Como se organiza a hierarquia urbana?

A hierarquia urbana é formada por metrópoles nacionais, que são as grandes cidades; as metrópoles regionais, que são cidades que exercem uma polarização em uma extensa região; capitais regionais, que são cidades que polarizam uma área menor ou menos importante em termos de população; centros regionais, que são cidades ...

Por que a concepção tradicional de hierarquia urbana está sendo substituída pela atual?

Por que a concepção tradicional de hierarquia urbana está sendo substituída pela atual? Porque muitos distritos, vilas e até mesmo bairros se emanciparam e foram elevados à categoria de município. Porque o êxodo rural leva ao desaparecimento de muitas vilas e cidades pequenas, localizadas distantes das metrópoles.