Como a tecnologia pode impactar a vida das pessoas em relação ao meio ambiente?

Segundo fórum, inovações tecnológicas podem ser o caminho para um futuro sustentável

O crescimento populacional que acompanhamos atualmente faz com que o cenário do futuro do planeta seja composto por imagens catastróficas. A superpopulação mundial coloca em evidência a importância de desenvolvermos tecnologias inovadoras que resultem em alternativas eficientes, capazes de sustentar o planeta futuramente. No entanto, uma questão deve ser discutida: a chave para um futuro sustentável está nas inovações tecnológicas? Esse foi o tema do fórum presidido pelo Atlantic Council em 2013, na cidade de Washington, nos EUA.

A iniciativa do Altantic Council consistiu em pensar soluções baseadas nas tendências atuais que possam criar uma perspectiva futura mais favorável para o planeta que deixaremos para as próximas gerações. Ao contrário de assumir um posicionamento fatalista, foram promovidas, no fórum, discussões sobre estratégias que podem ser adotadas para reduzir os danos ao meio ambiente e superar o esgotamento dos recursos naturais.

Inovar para preservar

Que o ser humano é uma criatura inovadora, não é uma novidade para ninguém. Uns podem ser mais que outros, mas todos nós sempre buscamos soluções para melhorar o nosso cotidiano. E tudo indica que essa mesma inquietude poderá solucionar os problemas que têm sido tema de muitas discussões engajadas num futuro sustentável. A cada dia, soluções para antigos e novos problemas são encontradas. São inovações diversas, como um aparelho em formato de bonsai que absorve luz para carregar eletrônicos, um gerador de energia elétrica movido a urina, um combustível para aviões feito com óleo de cozinha usado, entre muitas outras.

E para os palestrantes do fórum, são inovações como essas que poderão servir de meio para combater as crises de água, energia, de alimentos e do desemprego, todas atreladas à superpopulação mundial. Essas crises apresentam uma dinâmica em que três fatores interagem entre si: o ambiental, o social e o político. Logo, para superá-las, é preciso que haja inovações que consigam articular tais fatores com a finalidade de proporcionar um futuro mais promissor para as próximas gerações. O próprio secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, afirma que a ciência e a tecnologia são as ferramentas a serem usadas na construção de um futuro mais sustentável. Para ele, essas duas instâncias são essenciais na promoção do desenvolvimento em países mais pobres e vulneráveis, possibilitando a promoção da educação, o crescimento de pequenos agricultores, o acesso à energia, à informação e à qualidade de vida.

Inovar em verde e amarelo

As discussões elaboradas durante o fórum nos conduzem a pensar em como o Brasil se insere nessa busca por soluções. Segundo o professor Jacques Marcovitch, da Universidade de São Paulo, em entrevista dada à Agência Fapesp, o Brasil não pode se conformar com o que já foi feito em termos de iniciativas ambientalmente favoráveis. Apesar de o país ser favorecido pela presença de muitos recursos naturais e da eventual redução do desmatamento em comparação com o restante do mundo, é importante que não seja esquecido que há muito a ser feito.

O professor ainda afirma que as inovações tecnológicas podem e devem ser usadas em favor do meio ambiente. Para ele, os avanços obtidos na área de óptica, de nanotecnologia e de monitoramento de alta definição a distância deveriam ser usados no combate ao desmatamento ilegal, além da necessidade de investimento nas tecnologias que reduzem a emissão de gases do efeito estufa, para preservar o planeta e também criar novos empregos.

Mas, caso não se pense em uma nova lógica de consumo, dificilmente a tecnologia sozinha irá dar conta de reverter os danos ambientais que continuam sendo aplicados pelo homem ao planeta.

Ciência, tecnologia e meio ambiente podem e devem ser grandes aliados no desenvolvimento da humanidade. Os três elementos, trabalhando em conjunto, são essenciais para a vida moderna. 

Em relação à ciência, nunca tivemos uma demonstração tão importante e massiva na atualidade, quanto em relação a pandemia do coronavírus (SARS-COV2). Cientistas do mundo todo se uniram em prol de estratégias de combate e cura da COVID-19 e desenvolveram vacinas e remédios em tempo recorde. 

Não diferente, se a tecnologia não estivesse avançada, muito provavelmente não teríamos soluções tão rápidas e, ainda, dificultaria a comunicação entre as pessoas e as notícias em tempo real. Como consequência, a tragédia seria bem maior. 

Já a importância do meio ambiente dispensaria comentários, mas infelizmente, a maior parte da humanidade ainda não entendeu que deixar de se preocupar e cuidar da natureza que cerca cada um, poderá trazer consequências graves em curto, médio e longo prazos. 

Iremos entender agora, qual a importância da tecnologia para natureza e quais as melhores soluções que governos, empresas e pessoas têm no dia-a-dia para cada um fazer a sua parte.

Conteúdo Digital sobre Meio Ambiente

A internet, apesar de estar disponível para a população mundial há poucos anos, já se consolidou como a ferramenta mais poderosa para difusão de informações. É capaz de chegar em grandes centros aos lugares mais inóspitos do planeta, através de satélites, principalmente, agora, com os da Starlink, de Elon Musk.

Por meio do smartphone, computador ou tablet, o usuário pode pesquisar e receber informações em vários formatos como: canais no Youtube sobre sustentabilidade,  acessar sites e blogs sobre meio ambiente, baixar a utilizar aplicativos verdes, assistir filmes e documentários que retratam sobre os problemas socioambientais.

A informação salva vidas e protege o meio ambiente.

Tratamento de Águas e Efluentes Industriais e Domésticos

A tecnologia está presente no meio ambiente em vários cenários. As inovações permitem que elementos da natureza, como a água, sejam reutilizados, por serem bens finitos. 

Além de garantir a preservação da água, o tratamento permite que o seu consumo esteja dentro dos padrões aceitáveis por órgãos competentes, a qual garante a saúde e bem-estar dos seres humanos e animais. 

O tratamento de efluentes é um respeito à natureza, pois, os impactos causados por efluentes não-tratados são enormes ao meio ambiente – morte da fauna e flora local –, e à sociedade – pela propagação de doenças graves. 

As diversas tecnologias de tratamento e reuso de água e efluentes empregadas em empresas ou residências, permitem redução de custos financeiros e asseguram um futuro sustentável.

Análises Ambientais em Laboratório

A tecnologia ajuda a reduzir impactos ambientais de várias formas. Uma delas e tão importante quanto as mais conhecidas do grande público, é o laboratório de análises físico-químicas e microbiológicas. 

Por meio de equipamentos eletroeletrônicos modernos internos e em campo, o laboratório de análises ambientais realiza ensaios em amostras de águas, efluentes, resíduos, solos, ruídos ambientais, ar climatizado, chaminés, por exemplo, afim de garantir que os materiais coletados em empreendimentos e residências não estejam contaminados. Caso haja contaminações, o responsável deverá, junto com um consultor ambiental de confiança, realizar os procedimentos necessários para retificação.

Energia Solar e Eólica

Energia fotovoltaica e energia por meio de aerogeradores são as inovações tecnológicas que ajudam o meio ambiente com maior potencial para crescer no mercado. 

Os pontos positivos destas tecnologias para o meio ambiente são pelo fato de serem cem por cento renováveis e utilizam fontes inesgotáveis para funcionarem. Já o ponto negativo são os preços dos equipamentos. 

A tendência é que a energia solar seja a mais difundida, por razões óbvias: facilidade na instalação, custo baixo de manutenção, não gera ruídos como a eólica e valoriza os imóveis.

Carros Elétricos

A tecnologia verde mais comentada do momento são os carros elétricos, mas, no Brasil deve ainda demorar para se tornar popular, devido à falta de incentivos do governo. Já em países desenvolvidos, a realidade está sendo bem diferente… 

Os benefícios do carro elétrico para o meio ambiente são a redução de ruído sonoro, capaz de incomodar os animais e pessoas; redução expressiva da poluição atmosférica; e diminuição de manutenção, utilizando-se menos peças e não necessitando de uso de óleos prejudiciais ao meio ambiente. 

Biocombustíveis

Alternativa mais viável no momento, pelo menos no Brasil, os biocombustíveis possuem vantagens como a baixa emissão de gás carbônico na atmosfera e, consequentemente, auxilia redução do efeito estufa e aquecimento global. 

Entre as opções de combustíveis mais sustentáveis frente aos combustíveis fósseis estão o biogás, bioéter, bioetanol, biodiesel, etanol e óleo vegetal. 

Mas, é preciso entender que esta pode ser uma alternativa temporária, enquanto os carros elétricos não se tornem mais viáveis em países subdesenvolvidos, uma vez que os biocombustíveis também possuem impactos ambientais, como a grande utilização de água na agricultura, pois, suas produções são oriundas de grãos. 

Satélites de Monitoramento Ambiental e Drones

Um dos graves problemas ambientais atuais são os desmatamentos. E, uma das melhores tecnologias aplicadas ao meio ambiente são o uso de satélites e drones ambientais. 

As atividades que mais precisam ser monitoradas são as industriais, obras civis, serviços de utilities, agropecuárias e de extração e uso de recursos naturais, como a silvicultura e exploração florestal. 

Materiais Biodegradáveis

A tecnologia ambiental está em desenvolvimento muito rápido nos últimos anos, mas a sua aplicação em larga escala ainda caminha a passos lentos. Devemos mudar o quanto antes este cenário, a começar pela preferência por materiais sustentáveis. 

Os produtos biodegradáveis utilizam de elementos que se decompõe na natureza rapidamente e sem o impacto ambiental causado por outros tipos de componentes. 

Construções Ecológicas

Uma tecnologia sustentável interessante e econômica são as construções ecológicas. Desde o projeto de arquitetura, até o uso de madeiras de reflorestamento, telhado verde, sistema de reuso de água de chuva, instalação de energia solar e lâmpadas de led, podem ser utilizadas para reduzir custos tanto na obra, quanto a longo prazo no uso do empreendimento residencial, comercial e industrial. 

E, você? Conhece outras tecnologias que ajudam a preservar o meio ambiente? Compartilhe conosco. 

Nós, da Terra Consultoria e Análises Ambientais, sabemos a importância da tecnologia no meio ambiente e, por isso, trabalhamos com equipamentos modernos e de alta performance, para garantir a saúde humana e preservação ambiental, através de nossas análises a águas, efluentes, ruído ambiental, ar climatizado, solos e atmosféricas, em todo estado de Minas Gerais. Faça seus orçamentos com nosso laboratório certificado ABNT ISSO/IEC 17.025.

Por Rangel Gomes

Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas em relação ao meio ambiente?

Uso de dispositivos eletrônicos pode implicar em problemas como emissão de gases poluentes e grande consumo de energia elétrica. A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, tanto pelas facilidades que ela proporciona quanto pela capacidade de conexão.

Como a tecnologia pode influenciar no meio ambiente?

O desenvolvimento e a criação de produtos com foco na utilização de materiais sustentáveis ou mesmo soluções tecnológicas que possibilitem o reaproveitamento de resíduos estão entre alguns dos aspectos positivos da utilização da tecnologia para o meio ambiente.

Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas?

Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.

Como a tecnologia pode impactar na vida das pessoas com relação à educação e ao meio?

O uso da tecnologia na educação, com recursos em sala de aula, pode estimular a criatividade, o raciocínio lógico, a colaboração, a capacidade de pesquisa e outras competências importantes para o mundo contemporâneo, para entender as tendências e desenvolver as habilidades para o futuro.