Como a variável aumento da renda pode interferir na curva de demanda?

Oferta e demanda são forças que fazem os mercados econômicos funcionarem. Determinam a quantidade de cada bem ou serviço produzido e o preço em que é vendido.

Teoria da oferta e da demanda considera como compradores e vendedores se comportam e como interagem uns com os outros. Mostra como a oferta e a demanda determinam preços em um mercado e como os preços, por sua vez, determinação a alocação de recursos econômicos escassos.

Mercados e Competição

Um mercado é um grupo de compradores e vendedores de um bem ou serviço específico. Os compradores como um grupo determinam a demanda pelo produto; e os vendedores como um grupo determinam a oferta do produto.

Alguns mercados são altamente organizados (ex: commodities agrícolas), outros nem tanto (ex: sorveterias).

Mercados competitivos são aqueles em que há muitos compradores e vendedores, de forma que cada um tem impacto insignificante sobre o preços de mercado (ex: mercado de soja). Nas análises que seguem, assume-se que os mercados são perfeitamente competitivos.

Duas características de mercados perfeitamente competitivos:

  1. produtos oferecidos no mercado são idênticos;
  2. compradores e vendedores são tão numerosos que, individualmente, não têm nenhuma influência sobre o preço de mercado.

Nem todos os mercados são perfeitamente competitivos, há o monopólio no outro extremo, com apenas um vendedor (ex: energia elétrica) e há mercados com características intermediárias (oligopólio, concorrência monopolística).

Demanda

Curva de Demanda: Relação entre preço e quantidade demandada

Quantidade demandada é o montante de produtos que compradores estão dispostos e são capazes de comprar.

Lei da demanda: tudo mais constante, a quantidade demandada de um produto diminui quando seu preço aumenta.

A curva de demanda ilustra como a quantidade demandada de um produto muda quando o preço varia. Como preço mais baixo aumenta quantidade demandada, a curva de demanda tem inclinação descendente. Por convenção, o preço está no eixo vertical e a quantidade, no eixo horizontal.

O preço é o determinante mais importante da quantidade demandada.

Demanda de mercado e demanda individual

A demanda de mercado é a soma de todas as demandas individuais de determinado bem ou serviço. Em geral, utiliza-se a demanda de mercado para analisar o funcionamento dos mercados.

A curva de demanda de mercado ilustra como o total da quantidade demandada varia quando o preço varia, mantendo todos os outros fatores que afetam as demandas dos consumidores constantes.

Deslocamentos da curva de demanda

Quando a quantidade demandada para todos os níveis de preços se altera, a curva de demanda se desloca, para a esquerda ou para a direita.

  • Aumento da demanda: ocorre quando uma mudança aumenta a quantidade demandada para todos os preços, desloca a curva para a direita;
  • Redução da demanda: ocorre quando uma mudança reduz a quantidade demandada para todos os preços, desloca a curva para a esquerda.

Variáveis mais importantes que deslocam a curva de demanda:

1. Renda

  • bens normais: demanda pelo produto diminui quando a renda diminui; demanda aumenta quando a renda aumenta;
  • bens inferiores: demanda pelo produto aumenta quando a renda diminui; demanda pelo produto diminui quando renda aumenta (ex: ônibus — renda menor reduz probabilidade de comprar um carro ou usar táxi).

2. Preço de produtos relacionados

  • bens substitutos: quando a queda no preço de um reduz a demanda do outro; ou quando o aumento no preço de um aumenta a demanda do outro (ex: sorvete e frozen yorgurt; cinema e DVD);
  • bens complementares: queda no preço de um aumenta a demanda do outro; aumento no preço de um reduz demanda do outro. Geralmente, bens complementares são usados juntos (ex: PCs e softwares; sapato pé direito e pé esquerdo).

3. Gostos e preferências

4. Expectativas: expectativas sobre o futuro podem afetar a demanda por bens e serviços. Exemplo: se alguém espera aumento de renda no futuro próximo, pode consumir mais no presente; se alguém espera queda futura no preço, pode comprar menos daquele produto no presente.

5. Número de compradores: demanda de mercado depende do número de compradores, se este número aumenta, a curva de demanda se desloca para a direita.

O deslocamento da curva ocorre quando há uma mudança em alguma variável relevante que não é mensurada em nenhum dos eixos do gráfico. Como o preço está no eixo vertical, uma mudança no preço representa um movimento ao longo da curva de demanda. Por outro lado, renda, preços de bens relacionados, gostos, expectativas e número de compradores não não mensurados nos eixos, portanto, uma mudança em alguma destas variáveis causa o deslocamento da curva de demanda.

Deslocamento da curva de demanda. Movimento ao longo da curva de demanda.

Oferta

Curva de Oferta: Relação entre preço e quantidade ofertada

Quantidade ofertada é o montante de um produto que os vendedores estão dispostos e são capazes de vender.

Preço é um determinante importante da quantidade ofertada. Quando o preço é alto, o negócio é lucrativo e a quantidade ofertada é alta (ex: ofertantes podem trabalhar mais horas, comprar máquinas e contratar mais trabalhadores).

Lei da oferta: tudo mais constante, a quantidade ofertada de um produto aumenta quando seu preço se eleva.

Curva de oferta é a representação gráfica da relação entre o preço do produto e a quantidade ofertada. A curva de oferta tem inclinação ascendente porque, tudo mais constante, um preço maior significa uma oferta maior.

Oferta de Mercado e Oferta individual

Oferta de mercado é a soma de todas as ofertas de todos os vendedores. A curva de oferta de mercado mostra como a quantidade total ofertada em um mercado varia quando o preço do produto se altera, mantendo constantes todos os demais fatores, além do preço, que influenciam as decisões de produção dos ofertantes sobre a quantidade a ser vendida.

Deslocamentos da curva de oferta

A curva de oferta se desloca quando um dos fatores é alterado. Qualquer mudança que aumenta a quantidade ofertada em cada preço desloca a curva de oferta para a direita (aumento da oferta) e vice versa.

Algumas variáveis que deslocam a cuva de oferta:

  1. Preço dos insumos: quando o preço de um ou mais insumos aumenta, a produção é menos lucrativa e as empresas produzem menos. Se o preço dos insumos aumenta substancialmente, a empresa pode fechar. Portanto, a oferta de um produto é negativamente relacionada com o preço dos insumos usados em sua produção.
  2. Tecnologia: avanços tecnológicos reduzem os custos de produção e aumentam a oferta, deslocando a curva para a direita.
  3. Expectativas: volume ofertado no presente depende das expectativas das empresas sobre o futuro. Se a empresa espera que o preço de seu produto aumente no futuro, ela pode estocar e ofertar menor no presente.
  4. Número de ofertantes: oferta de mercado depende do número de vendedores.

Como o preço dos insumos, a tecnologia, as expectativas e o número de vendedores não são mensurados em nenhum eixo do gráfico, uma mudança em uma destas variáveis desloca a curva de oferta como um todo.

Equilíbrio de Mercado

Oferta e demanda determinam o preço e a quantidade de um produto vendido em um mercado.

Lei da oferta e da demanda: modelo de determinação de preços num mercado.Argumenta que os agente econômicos tomam decisões que variam o preço até que este seja tal que a quantidade procurada seja igual à quantidade oferecida, resultando daí um equilíbrio econômico em que não há incentivos para a alteração de quantidades ou preços.

O equilíbrio de mercado é a situação em que o preço de mercado está no nível que iguala a quantidade ofertada e a quantidade demandada. Corresponde ao ponto de intersecção entre as curvas de oferta e de demanda.

Na intersecção, o preço é chamado preço de equilíbrio e a quantidade é denominada quantidade de equilíbrio. No preço de equilíbrio, a quantidade de produtos que compradores desejam e podem comprar é exatamente a quantidade que vendedores estão dispostos e capazes de vender.

Ações dos compradores e vendedores movem o mercado em direção ao equilíbrio entre oferta e demanda.

  • excesso de oferta: quando preço do produto está acima do preço de equilíbrio, a quantidade ofertada excede a demandada. Ofertantes respondem ao excesso diminuindo preços, o que aumenta a demanda e diminui a oferta. Esta mudança representa um movimento ao longo das curvas de oferta e demanda. Os preços caem até que o mercado atinja o equilíbrio.
  • escassez de oferta: quando o preço do produto está abaixo do equilíbrio, a quantidade demandada excede a ofertada. Também chamado excesso de demanda. Com muitos compradores e poucos produtos, os ofertantes respondem à escassez de oferta aumentando os preços, o que diminui a demanda e aumenta a oferta. O movimento ao longo das curvas de oferta e demanda seguem até que o mercado entre em equilíbrio.

As atividades dos muitos compradores e vendedores, em um contexto competitivo, impulsionam o preço de mercado em direção ao preço de equilíbrio. Uma vez que o mercado atinge seu equilíbrio, todos os compradores e todos os vendedores estão satisfeitos. A velocidade com que o equilíbrio é alcançado depende da velocidade de ajuste dos preços.

Três passos para analisar alterações no equilíbrio de mercado

O preço e a quantidade de equilíbrio dependem da posição das curvas de oferta e de demanda. Quando algum evento altera uma destas curvas, o equilíbrio de mercado também se altera, resultando em um novo preço e uma nova quantidade.

Passos para analisar mudanças no equilíbrio de mercado:

  1. Decidir se o evento desloca a curva da oferta ou da demanda (ou de ambas);
  2. Decidir a direção do deslocamento da curva;
  3. Usar o gráfico para ver como o deslocamento altera o preço e quantidade de equilíbrio.

Deslocamentos das curvas de oferta ou de demanda são chamados mudanças da oferta ou da demanda.

Movimentos ao longo das curvas são chamados mudança na quantidade ofertada ou mudança na quantidade demandada.

Um evento que aumenta a quantidade demandada em qualquer preço desloca a curva de demanda para a direita →tanto o preço de equilíbrio quanto a quantidade de equilíbrio aumentam. (Ex: onda de calor aumenta demanda por sorvete).

Um evento que reduz a oferta para qualquer nível de preço desloca a curva de oferta para a esquerda → o preço de equilíbrio aumenta e quantidade de equilíbrio diminui. (Ex: aumento do custo de produção).

Se a demanda aumenta (curva se desloca para direita) e a oferta diminui (curva se desloca para esquerda) simultaneamente, há dois resultados possíveis, que dependem do tamanho relativo dos deslocamentos da demanda e da oferta: o preço sobe e a quantidade aumenta; ou o preço sobe e a quantidade diminui.

Conclusão: preços e alocação de recursos

Modelo de oferta e demanda é uma ferramenta de análise econômica importante.

Em qualquer sistema econômico, recursos escassos devem ser alocados entre usos alternativos/competitivos. E as forças de oferta e demanda servem a este fim. Juntas, oferta e demanda determinam os preços, que por sua vez, sinalizam a alocação dos recursos.

Portanto, em economias de mercado, os preços são o mecanismo de racionamento dos recursos escassos.

Se uma mão invisível guia as economias de mercado, como sugerido por Adam Smith, então o sistema de preços é a batuta que a mão invisível utiliza para conduzir a orquestra da economia.

O que ocorre com a curva de demanda caso haja um aumento na variável renda e o bem seja inferior?

Um produto cuja demanda diminui quando a renda aumenta, e vice-versa, é chamado de um bem inferior. Em outras palavras, quando a renda aumenta, a curva de demanda por bens inferiores se desloca para a esquerda.

Como a renda afeta a demanda?

Bem Normal: aumento na renda provoca um aumento na quantidade demandada do bem. Bem Inferior: um aumento na renda provoca uma diminuição na quantidade demandada do bem. Ex.: Passagem de ônibus, carne de segunda. Bem de consumo saciado: aumento na renda do consumidor, não aumentará a demanda do bem.

Como a demanda varia diante de variações da renda e preços?

Um aumento no preço de um bem ou serviço, quase sempre, diminui a quantidade demandada desse bem ou serviço. Inversamente, uma queda nos preços aumentará a quantidade demandada.

Quais as principais variáveis que podem influenciar na curva da demanda?

1 Variáveis que afetam a demanda 1 A demanda de um bem ou serviço pode ser afetada por muitos fatores, tais como: Riqueza (e sua distribuição); Renda (e sua distribuição); Preço dos outros bens; Fatores climáticos e sazonais; Propaganda; Hábitos, gostos, preferências dos consumidores; Expectativas sobre o futuro; ...