Como acontece o fluxo de energia nessa cadeia e o Ciclo da matéria?

Como acontece o fluxo de energia nessa cadeia e o Ciclo da matéria?

Esta proposta de atividade de Ciências da Natureza é destinada aos estudantes do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

“Comer, comer, comer, comer,

Comer, comer para depois crescer …

Quem nunca cantou essa canção? Ela expressa bem a cadeia alimentar. Nela, os seres vivos têm uma interação em relação à nutrição, em que uns se alimentam dos outros, em que ocorre a transferência de energia alimentar. Nessa cadeia, as plantas e as algas são os produtores porque são capazes de produzir o seu próprio alimento. Alguns animais e seres humanos se alimentam de algumas plantas, portanto são chamados de consumidores primários. Outros animais se alimentam de alguns animais, e são chamados de consumidores secundários, e assim por diante. A alimentação é essencial para o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência dos seres vivos. Todos estes organismos, produtores e consumidores, quando morrem, entram em decomposição. Nesse momento, entram em ação os seres decompositores, como fungos, bactérias e protozoários.

Vamos responder algumas questões?


Questão 1

Observe a imagem abaixo:

Como acontece o fluxo de energia nessa cadeia e o Ciclo da matéria?
Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-846357/> Acesso em: 07, jul. 2022.

É possível observar uma garotinha se alimentando de melancia. Pensando na cadeia alimentar, essa fruta faz parte do:

(   ) Consumidor secundário

(   ) Produtor

(   ) Consumidor terciário

Questão 2

Alguns seres vivos gostam de comer apenas verduras, legumes e frutas. Eles são chamados de herbívoros. Escreva o nome de quatro seres vivos que consomem esse tipo de alimentação.

Questão 3

Os seres humanos possuem uma alimentação variada, consumindo alimentos de origem animal e vegetal (e mineral), portanto são considerados onívoros. Escreva na tabela, o que você consome diariamente.

Como acontece o fluxo de energia nessa cadeia e o Ciclo da matéria?

Questão 4

Na cadeia alimentar um ser vivo serve de alimento para outro ser vivo. Observe a imagem abaixo. Nela, escreva o nome de cada elemento, conforme exemplos, e depois complete a tabela.

Como acontece o fluxo de energia nessa cadeia e o Ciclo da matéria?


Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/165rzGfze5IMPvgr0vupIHxkKePlSd8zT?usp=sharing


Saiba mais

Para saber mais sobre o ciclo da matéria e o fluxo de energia, assista o vídeo abaixo:

Canal Prof.ª Dani. “Ciclo da Matéria e o Fluxo de Energia”. Disponível em: <https://youtu.be/RR3DjUM4qd8>. Acesso em 11, jul. 2022.
Componente Curricular: Ciências da Natureza
Habilidade: (EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.  
Referências: GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II Ensino Fundamental Anos Iniciais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais. Acesso em: 30, jun. 2022.
CADEIA ALIMENTAR, Brasil Escola Uol, 2022. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/cadeia-alimentar.htm>. Acesso em: 06, Jul. 2022.   DOMINGOS, Reinaldo. Coleção dos Sonhos para Educação Financeira: Ensino Fundamental I, 4º ano. 1 ed. São Paulo:  DSOP, 2017.

Como acontece o fluxo de energia nessa cadeia e O Ciclo da matéria?

O fluxo de energia da cadeia alimentar é cíclico: começa nos organismos produtores e segue para os decompositores, que transformam a matéria orgânica em inorgânica, fazendo com que a energia volte a ser aproveitada pelos produtores.

Como se dá o fluxo de energia na matéria?

Ao servirem de alimento para outro organismo, os consumidores primários transferem sua energia para esse consumidor secundário e assim por diante. Podemos perceber que a energia é passada para cada organismo da cadeia alimentar de forma unidirecional, seguindo sempre o sentido produtor → decompositor.

O que acontece com o fluxo de energia e de matéria quando atravessam a cadeia alimentar Qual e a diferença entre os dois?

Trata-se de um fluxo unidirecional. Além disso, a cada transferência de energia, de um nível trófico para outro, há uma perda na forma de calor. Ou seja, a quantidade de energia diminui no decorrer das relações da teia alimentar. Portanto, quanto mais próximo do produtor, maior a quantidade de energia disponível.

Como funciona o fluxo de energia?

Funcionamento do fluxo de energia Em uma representação de cadeia alimentar, a direção da seta aponta sempre para o nível trófico que irá receber a energia. A quantidade de energia que flui em uma cadeia alimentar vai diminuindo de acordo com a passagem de um nível trófico para o outro.