Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias como podemos diferenciar a parede celular de bactérias gram+ e Gram

Ouça este artigo:

Hans Christian Gram, um bacteriologista dinamarquês, estudou e definiu a técnica para corar bactérias, a coloração Gram, em 1884. Nesta ocasião, experimentalmente, corou lâminas com esfregaços (uma espécie de “raspa”, grosseiramente falando, de um determinado lugar do corpo ou de uma cultura que se queira fazer a pesquisa) com violeta de genciana e percebeu que se as bactérias existentes nestes esfregaços uma vez coradas não desbotavam com álcool, se previamente fossem tratadas com iodo.

Avançando e aprimorando o método, adicionou ainda outros corantes denominados “contra-corantes”, tais como safranina e fucsina básica. As bactérias contidas no esfregaço podem ser classificadas como Gram-positivas (aproximadamente de cor roxa) ou Gram-negativas (aproximadamente de cor vermelha), isto dependerá da parede celular da bactéria. Se for estruturalmente simples a coloração será positiva, se for estruturalmente complexa a coloração será então negativa.

Existe um protocolo que se segue para fazer a coração de um esfregaço, com etapas bem definidas e com misturas de substâncias (solução de cristal violeta; solução de lugol (iodeto de potássio - KI); solução de safranina e solução de álcool) que resultarão na coloração positiva ou negativa, como nas figuras abaixo:

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias como podemos diferenciar a parede celular de bactérias gram+ e Gram

Bactérias gram-positivas e gram-negativas. Fotos: Y_tambe / Wikimedia Commons ([1][2]) [CC-BY-SA 3.0]

Esta coloração permite distinguir os mais variados tipos de bactérias e que tipo de parede celular elas tem (se mais simples ou mais complexas, com mais ou menos peptideoglicanos – principal componente da parede celular bacteriana). As bactérias que descorarem quando submetidas à um solvente orgânico são Gram-negativas, e as que permanecerem coradas mesmo quando em contato com o solvente são denominadas Gram-positivas.

Estas bactérias de diferentes colorações tem também graus diferentes de virulência. As Gram-negativas, por exemplo, são constituídas por uma endotoxina denominada LPS(lipopolissacarídeo), que é causadora da patogenicidade. Já as Gram-positivas possuem a exotoxina rica em ácido lipoprotéico que confere aderência à bactéria.

Bactérias Gram-negativas

As proteobactérias compôem a maior parte das bactérias gram negativas. As principais são:

  • Escherichia coli
  • Salmonella
  • Shigella

Enterobacteriaceae:

  • Pseudomonas
  • Moraxella
  • Helicobacter
  • Stenotrophomonas
  • Bdellovibrio
  • Legionella

Entre outras, como Chlorobi, Chloroflexi, Cianobactérias, Espiroquetas, etc.

Bactérias Gram-positivas

  • Filo Firmicutes (Bacilos, Estreptococos, Estafilococos, Enterococos, Actinobacteria, Listeria, etc).

Bibliografia:
http://www.ufrgs.br/agrofitossan/fit35/carolineGram.pdf
https://web.archive.org/web/20100304180113/http://www.medicinageriatrica.com.br:80/2008/07/06/saude-geriatria/bacterias-gram-positivas-e-gram-negativas/
http://www.forp.usp.br/restauradora/calcio/citolog.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Técnica_de_Gram

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/microbiologia/bacterias-gram-positivas-e-gram-negativas/

A coloração de Gram é um passo muito importante na caracterização e classificação inicial das bactérias. Afinal, esse método de coloração permite que as bactérias sejam visualizadas no microscópio óptico, uma vez que sem a coloração é impossível observá-las ou identificar sua estrutura.

O método de coloração de Gram recebeu esse nome em homenagem ao patologista dinamarquês Hans Christian Joachim Gram que realizou a descoberta em 1884 e, aliás, até hoje continua sendo a mais utilizada nos laboratórios de análises clínicas e microbiologia. Através da coloração é possível identificar e diferenciar os dois principais grupos de bactérias, sejam Gram-positivas ou Gram-negativas.

Princípio da coloração de Gram

Em suma, o procedimento de coloração de Gram permite que as bactérias retenham a cor com base nas diferenças nas propriedades químicas e físicas da parede celular. De fato, o uso dos corantes permite aumentar o contraste e evidenciar a estrutura bacteriana.

A coloração envolve 3 etapas principais:

  • Coloração com violeta de cristal (um corante solúvel em água, roxo);
  • A descoloração (utilizando etanol / acetona);
  • A contra-coloração (utilizando corante Safranina, vermelho).

Diferença entre bactéria Gram-positiva e Gram-negativa

A princípio, há diferentes graus de permeabilidade na parede dos microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos.

As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.

Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina  que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.

Exemplos de bactérias Gram-positivas

Bacillus, Nocardia, Clostridium, Propionibacterium, Actinomyces, Enterococcus, Cornyebacterium, Listria, Lactobacillus, Gardnerella, Mycoplasma, Staphylococcus, Streptomyces, Streptococcus.

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias como podemos diferenciar a parede celular de bactérias gram+ e Gram
Gram-positiva

Exemplos de bactérias Gram-negativas

Escherichia, Helicobcater, Hemophilus, Neisseria, Klebsiella, Enterobacter, Chlamydia, Pseudomonas, Salmonella, Shigella.

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias como podemos diferenciar a parede celular de bactérias gram+ e Gram
Gram-negativa

Passo a passo da metodologia de Gram

  1.  Cubra o esfregaço com violeta-de-metila e logo após deixe por aproximadamente 15 segundos;
  2.  Adicione igual quantidade de água sobre a lâmina coberta com violeta-de-metila e então deixe agir por mais 45 segundos;
  3.  Escorra o corante e lave em um filete de água corrente; Cubra a lâmina com lugol diluído (1/20) e deixe agir por aproximadamente 1 minuto;
  4.  Escorra o lugol e lave em um filete de água corrente;
  5.  Adicione álcool etílico (99,5º GL) sobre a lâmina; descorando-a, até que não desprenda mais corante;
  6.  Lave em um filete de água corrente;
  7.  Cubra a lâmina com safranina e deixe agir por aproximadamente 30 segundos;
  8.  Lave em um filete de água corrente;
  9.  Deixe secar ao ar livre, ou seque suavemente com o auxílio de um papel de filtro limpo;
  10.  Visualize no microscópio. Logo após leia em objetiva de imersão (100 X).

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias como podemos diferenciar a parede celular de bactérias gram+ e Gram
Método de coloração de Gram

Aplicação e benefícios da coloração de Gram

De fato a metodologia irá ajudar na identificação de uma infecção bacteriana, determinando qual é o tipo de bactéria. Em outras palavras, a diferenciação das bactérias Gram-negativas e Gram-positivas permite ao médico determinar um tratamento eficaz ao paciente, dessa forma aplicando a terapia adequada em cada caso.

Mesmo que nem todas as bactérias possam ser diferenciadas através da coloração de Gram, com certeza a metodologia tem grande aplicação no diagnóstico clínico e pesquisa biológica.

Produtos para a metodologia de coloração de Gram

Simulação

Por fim, neste site brainpop.com existe um jogo em que você conseguirá simular o passo-a-passo para a realização da coloração de Gram.

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias como podemos diferenciar a parede celular de bactérias gram+ e Gram

Referência

  • Ministério da Saúde. Técnica de Coloração de GRAM

Como podemos diferenciar a parede celular de bactérias gram+ e Gram?

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

Qual é a principal substância que compõe a parede celular das bactérias?

A maioria das células bacterianas possui parede celular, localizada externamente à membrana plasmática, formada por peptideoglicano ou mureína, que garante proteção e forma à célula. Além da parede, algumas bactérias possuem uma cápsula polissacarídica que envolve essa estrutura.

Como é possível distinguir as bactérias a partir de sua parede celular?

Gram-positivas: Na parede celular das bactérias gram-positivas, observa-se uma maior quantidade de peptidoglicano, além da presença de ácidos teicoicos. Essas bactérias, em coloração de Gram, coram-se de azul ou violeta. Gram-negativas: A parede celular das bactérias gram-negativas apresenta uma maior complexidade.

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias gram das Gram?

Qual a principal substância que compõe a parede celular das bactérias? Qual sua função e como podemos diferenciar a parede celular de bactérias Gram+ das Gram-? É constituída de peptideoglicano. Essa estrutura confere rigidez e certa resistência osmótica às bactérias.