Qual a semelhança ou diferença entre Área de Preservação Permanente e Área de Proteção Ambiental?

No Dia Mundial de Conservação da Natureza, data criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, vamos acabar com uma dúvida muito comum: a diferença entre PRESERVAÇÃO e CONSERVAÇÃO

Você provavelmente já se perguntou qual a diferença entre esses dois termos ou então achou que eles significavam a mesma coisa. Essas duas palavras, apesar de parecerem sinônimas, trazem consigo significados diferentes e muito importantes para a conscientização ambiental. Se você não sabe, vem com a gente! 

Você gosta de aprender assuntos nós? Então venha conhecer o curso Pequenos Selvagens. Nele você aprende temas como enriquecimento ambiental e condicionamento animais voltado para animais domésticos. Tudo de forma simples, online e ministrado pelo profissionais do BioParque do Rio especializado em bem-estar e qualidade de vida animal.

Adquira o seu: https://bit.ly/3Ez2hKb

Preservação

Preservar é manter as características próprias de um ambiente, sem fazer qualquer tipo de alteração. Basicamente, é deixar a natureza seguir seu curso sem nenhuma interferência humana, afinal, ela sobrevive muito bem sem a gente. Os ciclos da natureza são perfeitamente interligados e permitem um equilíbrio ecológico ideal para que tudo funcione corretamente. A preservação é fundamental em locais de biodiversidade sensível.

Conservação

A conservação permite o desenvolvimento socioeconômico aliado ao cuidado com a natureza. É através dela que desenvolvemos, por exemplo, a agricultura sustentável.

Ou seja, através de metodologias e cuidados específicos é possível a utilização sustentável dos recursos naturais de uma região. Um bom exemplo desse conceito são as Unidades de Conservação (UCs) e reservas extrativistas, onde comunidades locais podem explorar os recursos naturais de forma responsável. Se você não sabe o que são as Unidades de Conservação (UCs), clique aqui!

Qual a semelhança ou diferença entre Área de Preservação Permanente e Área de Proteção Ambiental?
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Unidade de Conservação (UC)

E aí, entendeu a diferença?

Basicamente, a principal diferença entre preservar e conservar é que, enquanto o primeiro significa manter a natureza intocável, o segundo significa utilizar os recursos naturais de uma região de forma responsável. 

Os dois conceitos são extremamente importantes para estabelecermos uma relação saudável com a natureza, lembrando que um não é mais ou menos importante que o outro.

Sobre o Grupo Cataratas

Somos a principal empresa de ecoturismo do Brasil, responsável pela gestão de visitação de atrativos de natureza e parques nacionais mais importantes do país, como: Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas S/A), Parque Nacional da Tijuca (Paineiras Corcovado) e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (EcoNoronha). As outras operações são: Aquário Marinho do Rio, BioParque do Rio e Marco das Três Fronteiras.

Somos uma empresa com foco no Impacto Positivo e que busca, entre várias objetivos, levar entretenimento através do turismo sustentável.

Não perca as nossas dicas e novidades! Siga a gente nas nossas redes sociais.

Instagram | Facebook

A �rea de preserva��o permanente � uma das modalidades de limita��o administrativa imposta de forma unilateral, geral e gratuita � propriedade ou � posse rural, institu�da por lei - C�digo Florestal.

De acordo com o C�digo Florestal, Lei 4.771/65, as APP s�o �reas protegidas nos termos dos seus artigos. 2� e 3�.

S�o �reas coberta ou n�o por vegeta��o nativa, com a fun��o ambiental de preservar os recursos h�dricos, a paisagem, a estabilidade geol�gica, a biodiversidade, o fluxo g�nico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das popula��es humanas conforme o Art. 1�, �2�, II, reda��o dada pela MP n�. 2.166-67, de 24/08/2001.

Qual a diferença entre as áreas de preservação permanente e conservação ambiental?

Basicamente, a principal diferença entre preservar e conservar é que, enquanto o primeiro significa manter a natureza intocável, o segundo significa utilizar os recursos naturais de uma região de forma responsável.

Quais as diferenças entre APA e APP?

Portanto, enquanto as APAs são voltadas à proteção das espécies de animais e plantas de uma determinado região, funcionando com uma reserva ecológica, as APPs servem para proteção dos rios, solo e lençóis freáticos, de modo que o impacto humano não traga efeitos negativos a estas áreas.

Qual a diferença entre APP e área verde?

Muito se engana quem acredita que área de preservação permanente (APP) e reserva legal significam a mesma coisa. A diferença existente entre elas é o que estabelece os limites dos produtores rurais no uso de terra, observando e seguindo as normas de sustentabilidade.

Qual a diferença entre APP e UC?

As APPs são áreas que independem do uso da terra e podem estar inseridas nas RLs, nas Unidades de Conservação (UCs) e até mesmo em áreas urbanas. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) surgiu como um instrumento para o mapeamento das APPs e RLs e aplicação da Lei de Proteção a Vegetação Nativa.