Como avanço tecnológico modificou a sociedade e as relações sociais?

Grátis

2 pág.

Como avanço tecnológico modificou a sociedade e as relações sociais?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

1 - O avanço tecnológico modificou significativamente as relações sociais, principalmente no que tange à comunicação e disseminação de informações. Hoje, é quase impossível imaginar algum setor de atividade humana que não utilize Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC). A utilização das TIC não é recente, esse fenômeno tecnológico no meio comunicacional teve início no fim dos anos 1960 motivado por alguns processos históricos. Com relação aos processos que resultaram no avanço da utilização das TIC, assinale a alternativa INCORRETA:
C)  Apogeu de movimentos culturais e sociais.
3 - A expressão TIC se refere ao conjunto de recursos tecnológicos capazes de reproduzir e disseminar informações, ou seja, ferramentas que permitem arquivar e manipular informações em forma de textos, imagens e sons, permitindo que nos comuniquemos mais com os outros.Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
D) São cinco elementos que caracterizam o novo paradigma das tecnologias da informação.
4 - O conceito de espiral do conhecimento foi amplamente divulgado no início da década de 1990. O conhecimento é difundido, ultrapassando o nível individual para o grupal e depois para o organizacional (passo a passo). Quais as dimensões do conhecimento?
B) Ontológica - epistemológica - temporal - informativa.
5 - Desde os primórdios da humanidade, o homem sempre sentiu a necessidade de se comunicar com os outros homens. As novas tecnologias vêm efetuando mudanças sociais drásticas nos diversos segmentos da sociedade. As chamadas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) têm se apresentado como um fator decisivo na nova organização social, sem precedentes na história. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o que o dicionário de Sociologia, de Alan Johnson (1997), apresenta como tecnologia significa:
B) Na sociedade industrial, o conceito de tecnologia nunca esteve associado à forma de produto.
6 - O estudo da sociedade envolve diversos temas para análise, como tecnologia, política, economia, questões sociais e culturais. No decorrer dos anos, vários teóricos definiram em seus estudos as teorias para entendimento do que acontecia naquele contexto. Um desses teóricos definiu que a sociedade necessitava apenas de análise no âmbito da consciência e que o mundo exterior poderia ser desconsiderado nesta análise. Sobre esse teórico, assinale a alternativa CORRETA:
D) Edmund Husserl.
7 - Muitas pessoas não conseguem trabalhar sem seu laptop ou smartphone. Além disso, para muitos, é impossível imaginar o dia sem o Google ou, para outros, mensagens de texto, WhatsApp ou Facebook para ficar em contato com uma grande rede de colegas. Em apenas uma década a tecnologia mudou muito a forma como trabalhamos e nos comunicamos. Na próxima década, com o aumento da velocidade das conexões da internet, haverá mudanças mais profundas para o trabalho do que qualquer coisa vista até o momento. Todas as informações serão mais fáceis de visualizar e analisar. Sabemos que, com o avanço da tecnologia, ocorreu infinitas formas de comunicações e interações entre indivíduos. Com relação às características e objetivos de uma comunidade virtual, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Uma comunidade virtual é uma inteligência coletiva em potencial.
( V ) Um grupo humano se interessa em se constituir como comunidade virtual para se aproximar do ideal do coletivo inteligente, mais imaginativo, mais capaz de aprender e inventar.
( V ) A virtualização ou desterritorialização das comunidades no ciberespaço são condições para haver inteligência coletiva em grande escala.
( F ) A inteligência coletiva é o primeiro princípio da cibercultura.Assinale a alterativa que apresenta a sequência CORRETA:
D) V - V - V - F.
8 - O termo trabalho representa vários significados, entre eles, o esforço empenhado para desenvolver uma função, o sofrimento, o sacrifício, entre outros. Sua origem é latina e decorre da expressão "tripalium". Sobre o significado da palavra trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
B) Um fator que diferencia o trabalho humano do trabalho dos demais animais se refere ao fato de que o trabalho e esforço humanos estão ligados à intencionalidade.
10 - A sociedade tem sua importância como parte integrante de todo o processo relacionado à tecnologia. Muitas indagações surgem sobre o tema, para que seja necessário entender seus impactos e sua relação com os assuntos político, econômico, social, cultural, ambiental. Sobre as perspectivas das teorias que estudam a sociedade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Teoria do positivismo.
II- Mudança social através da integração.
III- Propõe que as evoluções ocorrem de maneira cíclica.
IV- Mudança ocorre pelo conflito entre as classes.
(I) Augusto Comte.
( ) Lewis Henry Morgan.
(III) Osvald Spengler.
(IV) Karl Marx.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
B) I - II - III - IV.

Como a tecnologia impactou nas relações sociais?

Um reflexo da rápida disseminação das novas tecnologias e das mudanças que elas trazem à sociedade está na fragilização dos laços sociais. Cada vez mais o homem tende a se relacionar de forma superficial e criar laços menos duradouros.

Como a tecnologia modifica as relações humanas?

Relacionamentos. Outra mudança de hábito que as pessoas têm vivenciado com a imersão tecnológica é a forma como nos relacionamos, pois a forma de buscar por um novo amor também foi um aspecto que mudou muito com a tecnologia. Hoje, basta se cadastrar em sites da web e em aplicativos para encontrar pessoas disponíveis.

Quais são os impactos do avanço tecnológico para a sociedade?

Afinal, a tecnologia mudou o nosso comportamento e nossas expectativas em relação às ferramentas que estão a nosso dispor. Entre os exemplos de áreas mais impactadas, estão o trabalho, a educação, a comunicação, relações sociais e processos produtivos.