Como deve ser o processo de comunicação e relação do profissional de enfermagem com o paciente?

Não há dúvidas sobre a importância de implementar uma boa comunicação na enfermagem, tendo em vista se tratar de um quesito indispensável para manter um relacionamento mais próximo com os pacientes, orientar sobre os cuidados a serem prestados, reduzir a ocorrência de erros, gerar confiança e segurança, e demais aspectos fundamentais para o sucesso dos tratamentos propostos pelos médicos.

Sendo assim, essa comunicação precisa ser eficiente e compreendida por todos para que seus benefícios sejam alcançados. E, para ajudar nesse processo, elaboramos este conteúdo para dicas de como desenvolvê-la da melhor forma. Confira!

Qual a necessidade de desenvolver uma boa comunicação na enfermagem?

Antes de tudo, é importante salientar que existem dois tipos de comunicação: verbal e não verbal.

Comunicação verbal

Pode ser oral ou escrita, onde a clareza das informações repassadas devem estar presentes. No caso da escrita, se encontra no dia a dia da enfermagem por meio de registros das práticas implementadas nos prontuários e demais sistemas de informações da instituição.

Já a comunicação oral engloba a passagem de plantão para os outros profissionais, conversas com pacientes, familiares e demais acompanhantes, trocas de ideias e sugestões com outros colaboradores da equipe multiprofissional e demais casos.

Comunicação não verbal

A comunicação não verbal acontece por meio dos gestos e expressões faciais e corporais, tendo como importantes elementos os olhares, entonação vocal e postura.

Ao desenvolver uma comunicação adequada é possível proporcionar uma assistência de qualidade e segura aos pacientes, o que vai levar à redução de erros relacionados com uma comunicação ineficaz nos ambientes de serviços e cuidados à saúde, como falhas interpretações de prescrições médicas e, consequentemente, na administração de medicamentos, por exemplo.

Outro ponto importante está ligada à orientação quanto às ações a serem aplicadas pelos pacientes durante os tratamentos, aumentando as chances de êxito, bem como as trocas de plantões entre as equipes de saúde, necessárias para garantir a continuidade dos procedimentos empregados para garantir saúde, bem-estar e qualidade de vida aos pacientes.

Como desenvolver uma boa comunicação com os pacientes e com a equipe?

Diversas medidas podem ser implementadas como forma de promover uma comunicação mais efetiva. Confira as principais!

Identifique os sinais não verbais

Você precisa ter em mente que não são todos os indivíduos que possuem facilidade para se expressar, enquanto outros não se preocupam em demonstrar sinais e sintomas de dúvidas, insatisfação, medo, tristeza, entre outros.

Por este motivo, é muito importante estar sempre atento ao perfil e personalidade dos pacientes, observar a comunicação não verbal e, dessa forma, proporcionar a melhor experiência possível no decorrer do contato com essas pessoas e conseguir falar com elas da melhor forma possível.

Como deve ser o processo de comunicação e relação do profissional de enfermagem com o paciente?

Escute os pacientes

Na maioria das vezes, quando as pessoas procuram por hospitais, clínicas, consultórios e demais unidades de saúde, é por que estão com algum problema que precisa ser solucionado. Sendo assim, muitos pacientes já chegam ao local com um nível aumentado de estresse.

Dessa forma, escute e considere o que eles têm a dizer, já que isso pode ser um aspecto determinante para manter o diálogo com os pacientes de maneira mais humanizada e objetiva possível.

Utilize uma linguagem positiva

Nem sempre o cenário possibilita o otimismo, no entanto, isso não significa que você não pode ser positivo e tentar animar o paciente. Mas, tenha em mente que uma linguagem positiva não é o mesmo que dar falsas esperanças ou mentir. Então, tenha cuidado para não confundir essa pessoa.

Nesse caso, tente conversar de forma simples, adequar a comunicação à realidade daquele indivíduo, e utilizar palavras que possam motivar, dar força e, ao mesmo tempo, fortalecer o vínculo entre paciente e equipe de enfermagem.

Tenha empatia

Passar por cuidados médicos é um desafio para a maioria dos pacientes. Então, você não pode ser insensível durante a prestação de cuidados. Pelo contrário, é indispensável que você e toda a equipe aplique uma comunicação empática, respeitosa e, se coloque à disposição para que aquela pessoa que passa por um momento difícil se sinta amparada, segura e confiante.

Oriente de maneira clara

É comum que no dia a dia dos serviços de saúde termos técnicos de comunicação sejam usados, o que pode gerar confusão e falta de entendimento por parte dos pacientes. Então, mesmo que em alguns casos sejam necessários, tente ao máximo usar uma linguagem mais próxima e didática para explicar para aquela pessoa o que está acontecendo.

Uma dica é usar comparações que fazem parte da rotina para simplificar esse processo, se colocar no lugar do outro e buscar os melhores meios de passar a mensagem com toda a clareza necessária.

Esteja preparado para as perguntas do paciente

Quando os pacientes precisam passar por algum tratamento médico, é comum que apresentem dúvidas a respeito dos cuidados que serão realizados. Assim, é muito importante abrir espaço para que eles possam esclarecer as dúvidas e se manterem tranquilo para dar continuidade ao procedimento. Então, esse é um ponto-chave de uma boa comunicação entre a equipe de enfermagem e os pacientes.

Acalma os medos do paciente

Fazer com que o paciente se mantenha calmo não é uma tarefa tão simples assim, mas, você pode iniciar esse processo explicando todo o procedimento que será realizado. Isso é um aspecto relevante para criar uma relação de confiança, o que é fundamental para assegurar uma comunicação efetiva entre as partes.

Também, é sempre necessário manter o contato visual, criar um ambiente mais impessoal e demais medidas capazes de simplificar a comunicação de modo geral.

Agora que você já sabe a importância de uma boa comunicação na enfermagem, e quais práticas podem ser adotadas para implementá-la, também é importante prezar por uma comunicação não violenta, utilizando dos elementos de compaixão e empatia, capazes de gerar harmonia interpessoal, aprendizado mútuo e atendimento das necessidades dos pacientes e equipe, o que vai garantir uma melhor experiência para todos.

Conseguiu esclarecer suas principais dúvidas por meio deste artigo? Então, aproveite agora mesmo a sua visita no blog para assinar nossa newsletter e receber várias informações relevantes sobre outros assuntos em seu e-mail!

Como deve ser a comunicação entre o enfermeiro e o paciente?

Utilize uma linguagem positiva Então, tenha cuidado para não confundir essa pessoa. Nesse caso, tente conversar de forma simples, adequar a comunicação à realidade daquele indivíduo, e utilizar palavras que possam motivar, dar força e, ao mesmo tempo, fortalecer o vínculo entre paciente e equipe de enfermagem.

Como deve ser a comunicação entre profissional e paciente?

Empatia, respeito e sem julgamentos Uma habilidade muito necessária para uma boa comunicação médico paciente é a empatia. Saber se colocar no lugar do outro permite ao profissional entender melhor quais os anseios do paciente e o que fez com que ele o procurasse.

Como funciona o processo de comunicação na enfermagem?

Ela ocorre por meio de gestos, códigos sonoros, sinais, expressões faciais ou corporais, imagens ou códigos. Ela abrange a expressão corporal e facial, gestos e reações do corpo a estímulos variados. A comunicação não verbal se apresenta de várias formas, como: Expressões faciais.

Quais são os elementos do processo de comunicação na enfermagem?

O enfermeiro deve ser capaz de estimular o paciente a se comunicar sobre sua atual condição e sua percepção quanto a isso. Emissor e receptor – O emissor é aquele que codifica e envia a mensagem (idéias, sentimentos,...) e o receptor é a pessoa que recebe e decodifica a mensagem..