Como é chamado os locais onde são encontrados os vestígios arqueológicos?

Descubra 4 belos sítios arqueológicos no Brasil que podem ser visitados e planeje sua viagem para desbravar estas maravilhas!

Quando o assunto é visitar sítios arqueológicos, geralmente a primeira ideia é viajar a Machu Picchu ou a Atenas, onde estão dois dos mais belos sítios arqueológicos do mundo. Mas os sítios arqueológicos no Brasil são tão incríveis quanto qualquer outro no exterior.

Os sítios arqueológicos brasileiros, além de provarem a existência remota de outros nativos, estão cercados por intensa riqueza natural, onde o verde divide o espaço com rios, cachoeiras e trilhas, elementos responsáveis por roteiros de encher os olhos e a alma.

Sabemos que são tempos complicados para aventuras ao ar livre e passeios pelas maravilhas do mundo. Mas estamos aqui para ajudar você a viajar e a planejar viagens dentro do possível, sem sair de casa, com a ajuda da tecnologia. Essa é a hora de planejar e focar em destinos mais próximos a você. Conheça agora 4 sítios arqueológicos brasileiros!

Parque Nacional Serra da Capivara – Piauí

O Parque Nacional Serra da Capivara abriga o maior e mais importante conjunto de sítios arqueológicos do país. São mais de 100 mil hectares de território, onde um descomunal museu a céu aberto impressiona os visitantes.

Como é chamado os locais onde são encontrados os vestígios arqueológicos?

Até o momento, mais de 700 sítios arqueológicos foram catalogados por estudiosos, o que comprova a existência de um denso povoamento na região durante períodos pré-históricos. Além das pinturas rupestres nas paredes de pedra, é possível observar artefatos líticos (de pedra lascada ou polida) e esqueletos, ao longo das 14 trilhas que percorrem os 64 sítios abertos para visitações.

O passeio ganha outro destaque com a exuberância natural dos cenários que fazem parte do parque. As imensas formações rochosas ganham no verde da mata a melhor companhia, garantindo ainda abrigo para diferentes espécies de animais.

Para explorar todas essas belezas, várias atividades podem ser praticadas dentro do parque, desde caminhadas entre as trilhas, passeios de bicicleta, trekking e muito mais. A dica para aproveitar tudo isso é acessar o site oficial do ICMBio.

Sítio Arqueológico do Lajedo de Soledade – Rio Grande do Norte

Um dos mais belos sítios arqueológicos no Brasil, o Lajedo de Soledade tem cenários incríveis, criado pela erosão das chuvas que, ao longo dos séculos, formou imensas fendas e cavernas nas pedras que cobrem boa parte de seu território.

Desde a década de 90, quando teve início o projeto de preservação ambiental do sítio e de estudos geológicos, foram descobertos fósseis de vários animais pré-históricos, como o bicho-preguiça e tatus gigantes, mastodontes e tigres-de-dente-desabre que viviam no Nordeste no período Glacial.

As pinturas rupestres também fazem parte do patrimônio protegido do parque. Segundo pesquisadores, os desenhos dessas pinturas teriam sido feitos por nativos que habitavam essa região há vários milênios. Tudo isso pode ser observado durante as visitações guiadas. Acesse o site oficial do Lajedo de Soledade para mais informações.

Parque Nacional do Catimbau – Pernambuco

Em Pernambuco, a menos de 300 km de Recife, fica o Parque Nacional do Catimbau. Seu território se estende ao longo de três municípios (Buíque, Ibimirim e Tupanatinga) e tem um total de 62.300 hectares.

Como é chamado os locais onde são encontrados os vestígios arqueológicos?

Entre as montanhas de topo suave, há diversas encostas abruptas e muitos vales abertos. Suas variadas formações geológicas são compostas de arenitos de diversas cores e tipos que podem ter mais de 100 milhões de anos. Além desta preciosidade histórica, o parque abriga mais de duas mil cavernas e 28 cavernas-cemitério.

O que mais impressiona os visitantes, porém, são os registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica que têm pelo menos 6.000 anos. Tais registros foram encontrados por pesquisadores em mais de 30 sítios arqueológicos dentro do antigo Vale do Catimbau. Para informações sobre como chegar, confira no site oficial do ICMBio.

Sítio Arqueológico Pedra Pintada – Roraima

Vista de fora, a Pedra Pintada já é capaz de impressionar o visitante, graças à altura de 35 metros e seu formato arredondado. Do lado de dentro, porém, tudo fica ainda mais fascinante.

A caverna encrustada nesta imensa formação rochosa abriga pinturas rupestres, artigos de cerâmica e outros artefatos que foram esquecidos pelo tempo e deixados ali a milhares de anos atrás.

O sítio arqueológico está a 140 quilômetros da capital do estado, Boa Vista, no sul do município de Pacaraima, com acesso pela BR-174 e RR-400. As visitações são organizadas pela Reserva Indígena São Marcos.

⚠️ Atenção! O Sítio Arqueológico Pedra Pintada está localizado em Pacaraima, Roraima. Há também um sítio arqueológico de nome parecido chamado Pedra Pintada de Cocais, mas fica em Minas Gerais.

Você gosta de sítios arqueológicos e parques nacionais? Inspire-se:

  • 7 sítios arqueológicos – dos mais bonitos do mundo!
  • 10 maravilhas naturais ao redor do mundo
  • 8 Parques Nacionais do Brasil para visitar

Como se chama os locais onde são encontrados vestígios arqueológicos?

O que chamamos de sítio arqueológico é um local onde foram encontrados vestígios de ocupação humana, seja esta ocupação antiga ou recente. É claro que, se o arqueólogo for realmente classificar todos estes lugares, classificaríamos até mesmo nossa própria casa como um patrimônio público.

Como são chamados os lugares onde os arqueólogos encontram vestígios de grupos humanos no passado?

Eles investigam vestígios dos grupos humanos do passado em ossadas, pinturas em cavernas, ruínas de construções, objetos de cerâmica, instrumentos de pedra, restos de fogueira entre outros. Os lugares onde são encontrados vestígios de antigos grupos humanos são chamados de sítios arqueológicos.

O que são vestígios arqueológicos e onde eles são encontrados?

O que chamamos de vestígios arqueológicos são os objetos materiais identificados em sítios arqueológicos. Um sítio arqueológico é, basicamente, um lugar onde houve alguma ocupação humana no passado.

Onde são encontrados os sítios arqueológicos?

O Parque Nacional Serra da Capivara abriga o maior e mais importante conjunto de sítios arqueológicos do país. São mais de 100 mil hectares de território, onde um descomunal museu a céu aberto impressiona os visitantes.