Como era a vida de uma viúva na Bíblia?

Reduana ficou viúva. Como as viúvas eram vistas naquela época?

Viuvez é um tema muito abordado na Bíblia. Isso porque naquele tempo, a viuvez, principalmente no caso da mulher, fazia com que sua condição econômica e social mudasse drasticamente em virtude do contexto social da sua época.

Além da angústia, a mulher perdia a proteção legal do esposo que, normalmente, a colocava em situação de pobreza e penúria. Caso o marido deixasse alguma dívida, a viúva era obrigada a pagá-la, o que implicava às vezes na venda dos bens, da entrega dos filhos à servidão, e a todo tipo de exploração da parte dos credores.

Casar-se novamente era o principal meio pelo qual uma viúva recuperaria proteção e provisão para as necessidades de si mesma e de seus filhos.

Na maioria dos casos, a Bíblia aborda a questão das viúvas e não dos viúvos. Isso porque os homens tinham uma vida média mais curta que suas esposas, por isso, as viúvas eram muito mais comuns que os viúvos.

Como era a vida de uma viúva no tempo de Jesus?

Legalmente ela era proibida de tudo e estava constantemente submetida a todas as punições civis e penais imagináveis, sujeita até mesmo à pena capital. Também nos momentos das refeições a mulher era isolada, pois ela não podia se alimentar ao lado dos homens.

Como era uma vida de uma viúva nos tempos bíblicos?

Na sociedade patriarcal, a elas somente era permitido sobreviver com amparo do esposo, do filho ou do pai. Por isso, tanto na Bíblia Hebraica como no Novo Testamento, elas, ao lado dos ór- fãos, compõem os representantes, por excelência, dos mais pobres e oprimidos. A necessidade básica é o sustento diário.

O que a Bíblia fala sobre a viúva?

“Não prejudiquem as viúvas nem os órfãos. Somos órfãos de pai, nossas mães são viúvas. A epidemia sepultará aqueles que lhe sobreviverem, e as suas viúvas não chorarão por eles. Matam as viúvas e os estrangeiros, assassinam os órfãos.

O que representa o azeite da viúva?

A passagem da bíblia da multiplicação do azeite da viúva é uma das mais lindas. Mostra o poder da obediência e da fé em fazer o que profeta Eliseu ordenou, conforme direção de Deus. 2º Reis 4: 3 Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios e não poucos.