Como fazer meu gato parar de fazer cocô no lugar errado?

Uma das surpresas mais desagradáveis que podemos ter como tutores de gatos é quando o gato faz cocô fora da a da caixa de areia. A perplexidade inicial se transforma em confusão e preocupação se o comportamento se torna um hábito. Neste texto do PeritoAnimal apontaremos os pontos chave que poderão responder à pergunta por que o gato defeca fora da caixa de areia.

Para isso, nos deteremos em analisar as possíveis causas, já que somente após compreender o problema poderemos ter uma solução, que incluem medidas como as que, também, indicamos no artigo que segue. E, como sempre, se o comportamento persiste devemos procurar um especialista.

Também lhe pode interessar: Meu gato faz cocô na minha cama - Causas e soluções

Índice

Determinar a causa do problema

Encontrar cocô do nosso gato fora do seu lugar habitual, a caixa de areia, é uma das situações que mais nos incomodam como tutores, dada a fama de extrema higiene que os gatos possuem. É verdade que, desde bem pequenos, quando começam a dar seus primeiros passos longe da mãe, aproximadamente com três semanas, já são capazes de utilizar a caixa de areia adequadamente. E para isso, um claro contraste com o que acontece com os filhotes de cachorros, não temos que fazer nada além de mostrar, manter o gato no local e mover ligeiramente a areia, imitando como eles o fazem de maneira natural.

O gato defecar fora de sua caixa de areia indica um problema. Em nenhum caso é porque o animal deseja nos incomodar, temos que desmistificar isso. Nosso gato está passando por um momento difícil e nossa obrigação como tutores é ajudá-lo, investigando as causas de seu comportamento e encontrando os meios necessários para eliminá-lo. Se a defecação inapropriada ocorre somente uma vez podemos considerar como pontual e não dar importância. O problema é quando se repete até se converter em hábito.

Em primeiro lugar devemos levá-lo ao veterinário para descartar que exista uma causa física que responda por que o gato está fazendo cocô fora da caixa de areia, como devido à prisão de ventre, diarreia, a presença de parasitas, ou inclusive, algum transtorno muscoloesquelético, alteração neurológica ou senilidade, caso esteja diante de um gato com idade avançada. Se as avaliações concluírem que está saudável, poderemos nos concentrar em procurar uma causa ambiental: analisaremos a caixa de areia.

Como fazer meu gato parar de fazer cocô no lugar errado?

Analise a caixa de areia

Se o gato deixou de usar a caixa de areia ou nunca a utilizou, por isso defeca fora dela, é possível que o problema resida, especificamente, no sanitário. Assim, revise:

  • A areia: caso tenha trocado o substrato é possível que seu gato se incomode, assim procurará evacuar tocando o menos possível até acabar fazendo fora da caixa.
  • A caixa: o tamanho tem que ser adequado, aproximadamente 40 x 50 cm, medidas que permitam com que o gato possa girar sobre ele mesmo dentro da caixa. As bordas não devem ser muito elevadas, já que podem dificultar o acesso, principalmente com gatos de mais idade. Sua localização é crucial. Não se recomenda colocá-la em locais da casa com movimentação constante, ao lado de portas ou eletrodomésticos, nem próximo de sua comida ou água. Por isso, devemos procurar um local discreto e protegido.

Estes fatores podem nos explicar por que o gato faz cocô fora da caixa de areia, tanto se é adulto como se for um filhote, mas não existem somente esses motivos. Desta forma, se você considera que o motivo do seu felino não é nenhum desses que mencionamos, continue lendo.

Chegou um novo gato na família?

Se recentemente chegou um novo gato ao lar, esta pode ser a causa que explique por que seu gato deixou de usar a caixa de areia para defecar. Especialmente se você decidiu que os dois compartilhem a caixa de areia, já que o recomendado é que cada gato tenha sua própria caixa, e ainda uma extra.

Os gatos são animais muito territorialistas e organizados, por isso podem não suportar compartilhar algo tão íntimo como seu sanitário. Isto não quer dizer que todos os gatos sejam assim, pois existem gatos que conseguem compartilhar a caixa. No entanto, se o nosso companheiro felino deixou de utilizar a caixa de areia desde a chegada do novo membro da família, provavelmente aqui se encontra o motivo. Para mais informações a respeito, você pode consultar o artigo "Dois gatos podem usar a mesma caixa de areia?". Por outro lado, saiba que a apresentação entre eles é crucial para assegurar uma boa convivência. Se você não a realizou corretamente, especialmente o gato mais antigo pode apresentar problemas como este.

Neste outro artigo você verá como fazer dois gatos se darem bem.

Como fazer meu gato parar de fazer cocô no lugar errado?

Como fazer com que um gato use a caixa de areia?

Após revisar as causas mais comuns, como fazemos com que o gato passe a utilizar a caixa de areia para defecar?

  • Trocando a areia até encontrar a preferida do gatinho. No começo, devemos evitar as areias perfumadas, já que podem ser desagradáveis para alguns gatos. A quantidade de areia deve ser de uns 3-4 cm de altura. E quanto ao tipo de areia, se recomenda grãos finos, mais suaves ao tato.
  • Modificando o lugar da caixa e inclusive incluindo outra, mesmo que convivamos com somente um gato. Veremos que uma ele utilizará somente para fezes e a outra para urina. Lembre-se que se temos mais animais, o número de caixas deve ser igual ao número de gatos + 1. Também podemos tentar oferecer uma caixa coberta, se a sua for descoberta, e vice-versa.
  • Aumentando a limpeza, tentando que o gato sempre tenha a sua disposição uma caixa livre de fezes e urina. Não é conveniente utilizar para a limpeza da caixa amoníaco nem alvejante, sempre devemos optar por produtos enzimáticos.
  • Se observamos que nosso gato sempre defeca no mesmo lugar, podemos colocar ali uma caixa para incentivar seu comportamento. Se ao invés de caixa colocamos comida, vamos dissuadi-lo.

Também devemos considerar se ocorreu alguma mudança na casa e/ou na rotina do gato, que possa nos explicar por que o gato faz cocô fora da caixa de areia. O medo pode fazer com que não se sinta seguro para utiliza-la, por exemplo, de forma que devemos prestar atenção onde defeca para ter pistas.

Como fazer meu gato parar de fazer cocô no lugar errado?

Nunca o castigue!

Por fim, jamais devemos castigar o gato, não esqueça que ele não o faz de propósito e para ele também é uma situação difícil. Não utilize bloqueios nem pistolas de água nem nenhum outro método similar. Nosso gato pode não falar, mas está nos pedindo ajuda. Ao contrário, devemos prestar mais atenção a todas as suas reações para encontrar a causa subjacente e premiar, sempre, o bom comportamento. Tenha em mente que o reforço positivo é a chave do êxito.

Se, levando em conta todos estes fatores, o problema persistir, devemos consultar um veterinário especializado em etologia, para que seja quem nos ajude a determinar e solucionar, de uma vez, o problema que leva o gato a fazer cocô fora fora da caixa de areia.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato fazendo cocô fora da caixa de areia - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

O que usar para o gato não defecar no lugar errado?

Então, o ideal é que você mostre ao felino o local onde ficará a caixa sanitária, colocá-lo dentro dela e incentivar os movimentos de enterrar com as patinhas da frente. O melhor momento para fazer isso é depois de ele se alimentar, pois o gato vai entender que aquele é o lugar para fazer as necessidades.

Porque o gato faz cocô no chão?

Com a situação do cocô fora do lugar, é a mesma coisa. Muitas vezes o problema está bem onde nós nem procuramos: na própria caixinha de areia! Gatos são muito sensíveis. Pode ser que uma coisa que não te chamou a menor atenção, esteja o estressando e, consequentemente, faz o gato não usa mais caixa de areia.