Como funciona a dinâmica da sociedade literária e a torta de casca de batata?

DIRCE 18/01/2010

PS.: Amei
A resenha da minha amiga skoober Paula agu�ou o meu desejo de ler esse livro e, somada a resenha da minha outra amiga: Ana( ambas) me fizeram �correr� adquirir o livro , ainda que sob o risco de eu ter que decretar minha fal�ncia como pessoa f�sica - haja money...
O livro traz um t�tulo bem pitoresco, uma capa linda e criativa (cont�m um envelope com selos de Guernsey - a Ilha onde boa parte do romance � encenado) e um romance absurdamente, belo, delicado, envolvente, emocionante, maravilhoso, apaixonante, etc...etc..etc...
Estava escrito nas Estrelas? � a pergunta que me fa�o, visto que, um livro de Charles Lamb que pertenceu a uma escritora londrina (Juliet) e que vai parar nas m�os de um habitante das Ilhas do Canal desencadeia um entrela�amento de correspond�ncias (no per�odo p�s 2� Grande Guerra), correspondencias estas, que ora nos proporciona puro deleite, ora nos deixa prestes a debulhar em l�grimas e ora nos provoca risos. Os habitantes da Ilha e, correspondentes da escritora, s�o membros de uma Sociedade Liter�ria, criada de improviso durante a ocupa��o da Ilha pelos nazistas, mas ,depois, o amor aos livros fazem com que continuem a se reunir mesmo ap�s finda a Guerra e, como membros dessa Sociedade, citam grandes escritores o que me leva a considerar o livro, al�m de todos os adjetivos acima, como um tributo a esses grandes nomes da literatura.
Juliet se desloca at� a Ilha e , assim, nos � dado conhecer outros moradores da Ilha como Elizabeth e tamb�m Remy ( amiga de Elizabeth), e al�m de nos mostrar os horrores da Guerra nos mostra tamb�m soldados alem�es mais humanizados.

PS.: Eu amei Elizabeth
Me apaixonei por Juliet, Sidney e Isola
Gostei de Christian
Quero adotar Kit
Quero contratar a senhora Clara Saussey como minha cozinheira ( ou melhor n�o?)
Quero que o fantasma do Sr. Heathclif pegue a senhora Adelaide pelo pesco�o.
Ameiiii esse livro e estou lutando contra a tenta��o de reiniciar a leitura.

Ana Paula 16/10/2020

Para al�m de um romance: um relato sobre a Segunda Guerra Mundial
A SOCIEDADE LITER�RIA E A TORTA DE CASCA DE BATATA
Mary Ann Shaffer & Annie Barrows - 2008

Eu nunca tinha ouvido falar desse livro - pelo menos n�o at� 2018, quando a Netflix lan�ou um filme com esse mesmo t�tulo estrelado por Lily James e que pela sinopse e p�ster parecia ser um romance gostoso de assistir. Claro que eu assisti assim que lan�ou - com um p� atr�s, confesso, afinal, que tipo de t�tulo � esse? Mas a verdade � que eu adorei.
Adorei tanto que eu assisti mais uma vez, e depois mais outra. At� que em um insight, n�o lembro o motivo espec�fico (n�o lembro sequer se houve um), resolvi jogar o nome no Google e pesquisar. Eis a surpresa (uma surpresa magn�fica): o filme era uma adapta��o de um livro!
Claro que, imediatamente, o livro foi adicionado na minha - nem um pouco pequena - lista de livros para ler. Estava muito animada mas, como t�pica leitora, outros livros foram surgindo, algumas oportunidades bateram na porta e ele foi ficando pra tr�s, pra tr�s... At� agora, quando me deparei com a obra no cat�logo do Kindle Unlimited.
"Tudo bem, Ana, sua hist�ria com esse livro � longa, j� entendemos. Mas, afinal, qual � a hist�ria do livro em si?", voc� devem estar falando consigo mesmos nesse momento. Pois bem: Juliet � uma autora que ganhou notoriedade com sua coluna semanal em um jornal durante a Segunda Guerra Mundial, na qual escrevia sob o personagem Izzy Bickerstaff. Farta de ter ser definida somente por esses escritos (especialmente depois da grande falha que foi sua tentativa de biografia de Anne Bront�) e pressionada a come�ar a escrever um novo livro, encontra sua sa�da quando uma carta surge no meio de suas correspond�ncias, uma carta diretamente da ilha de Guernsey. Correspondendo-se com o remetente, encontra-se cada vez mais envolvida pela hist�ria daquele povo, da ocupa��o germ�nica da ilha, da sua Sociedade Liter�ria e da Torta de Casca de Batata.
A hist�ria � linda, muito bem tecida e desenvolvida - toda por meio de cartas e telegramas! � palp�vel a pesquisa que demandou das autoras. E at� mesmo essa co-autoria tem uma hist�ria interessante: Mary Ann teve um imprevisto e n�o conseguiu concluir, quando foi "salva" por sua sobrinha, Annie, que aceitou o desafio de ser co-autora.
O que mais me chamou aten��o, de longe, foi como essa � uma hist�ria que vai muito al�m do romance. Na verdade, para ser sincera, acredito que seja um relato (fict�cio) sobre o sofrimento e a realidade da ocupa��o germ�nica, sobre o cotidiano das pessoas durante a guerra e sobre o impacto que ela teve na vida de cada um. Algumas passagens chegam a ser extremamente pesadas, nesse sentido - narra��es sobre campos de concentra��o, sobre os "prisioneiros de guerra" for�ados ao trabalho escravo, sobre os horrores daquele per�odo.
Acho que n�o importa o quanto eu continue a escrever e a falar sobre, n�o conseguirei transmitir em palavras o qu�o apaixonada fiquei por esse livro - querendo ter lido antes, ao mesmo tempo que fico extremamente feliz de n�o ter lido, j� que me proporcionou a experi�ncia agora, nesse momento que eu tanto precisava, pessoalmente, disso. Se tornou um dos meus livros favoritos, e espero que eu tenha a oportunidade de reler em breve e reencontrar Juliet, Dawnsey, Kit...

Como funciona a dinâmica da sociedade literária e a torta de casca de batata?

Nessa ilha, os livros eram a única distração e Dawsey e um grupo de amigos decidiram formar uma Sociedade Literária. Nos tempos duros da guerra, a leitura era um momento em que a arte superava as dificuldades e funcionava como um combustível emocional.

Onde se passa o filme A Sociedade Literária e a torta de casca de batata?

Juliet Ashton (Lily James) é uma escritora na Londres de 1946 que decide visitar Guernsey, uma das Ilhas do Canal invadidas pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial, depois que ela recebe uma carta de um fazendeiro contando sobre como um clube do livro local foi fundado durante a guerra.

O que é uma sociedade literária?

Sociedade Literária germanica (Sodalitas litteraria Germaniae) ou simplesmente, Sociedade Literária (Sodalitas litterária) eram as Associações Científicas de estudiosos e seguidores do Humanismo renascentista na Europa Central, cuja existência ofereceu uma plataforma de intercâmbio para o desenvolvimentos de suas ...