Como limpar prata pasta de dente

Por mais que a prata 925 escureça ou perca o brilho, esse fenômeno não é definitivo. Existem diversas formas de como limpar joias de prata  e restaurar todo o seu brilho e beleza. A dica primordial, no entanto, é manter uma rotina de limpeza sempre que usar um acessório. Após seu uso e antes de guardá-lo é necessário limpá-lo para evitar a oxidação do metal.

Mas como realizar essa limpeza? Com água e sabão neutro, tudo em temperatura ambiente e, logo após, secar bem a peça em uma toalha e passar a flanela mágica para dar polimento e brilho.

Então, com essa rotina as peças não irão escurecer? Não é bem assim. Existem inúmeros fatores que podem deixar sua joia de prata oxidada. E tais fatores vão desde ações do tempo, produtos químicos (cosméticos) até mesmo níveis de ácido úrico elevados em nosso organismo.

Porém, mantendo as peças limpas e bem armazenadas — livres da ação do tempo — é mais fácil garantir sua beleza, cor e brilho. Para quem já tem em casa algumas joias opacas, escurecidas ou mesmo que sofreu com alguma reação pelo contato com agentes abrasivos.  Saiba que nem tudo está perdido e é possível trazê-las de volta ao esplendor!

Pensando nisso, decidimos criar este artigo com 8 dicas incríveis de como limpar prata em casa. Tudo isso com técnicas simples. Confira a seguir!

Como limpar prata em casa: 8 passos

Selecionamos alguns produtos que você pode ter em casa para deixar suas joias de prata sempre limpas e bem cuidadas.

Condicionador de Cabelo

Quer uma forma mais fácil de manter suas joias sempre lindas e com o brilho intacto? O condicionador de cabelo, além de manter a peça limpa, ressalta ainda mais a cor.

Você pode otimizar seu tempo e limpar durante o banho deixando de molho por alguns minutos em um recipiente com água e o produto. Em seguida, basta lavar com água corrente e secar com um pano ou flanela.

Bicarbonato de sódio

É um dos ingredientes mais utilizados quando se trata de limpeza de prata e outros materiais. O bicarbonato de sódio consegue tirar as impurezas presentes do metal.

Porém, é preciso tomar cuidado para não danificar as joias. Isso porque sua ação é um tanto agressiva por conta de sua composição química. Esse processo é indicado para casos extremos.

E jamais deverá ser usado para limpeza de joias de prata que possuem envelhecimento estético, como a prata indiana, por exemplo.

Leia também: Como limpar anel de prata com pedra

Para realizar a limpeza com bicarbonato, você vai precisar ferver água com o bicarbonato. Em seguida, desligue o fogo e coloque a joia de molho por aproximadamente 15 minutos. Após retirar a joia da imersão, basta lavar com água corrente e sabão neutro.

Monzi Limpa Prata

Para quem prefere um produto específico e de maior ação, o Monzi Limpa Prata é o mais indicado do mercado. Ele tem um alto efeito e é super fácil de utilizar.

Basta aplicar o produto em um algodão e passar sobre a superfície das joias, em seguida lave com água corrente e seque com uma flanela. Essa é umas das opções mais simples e objetivas

Com o Monzi, você tem a resposta de como limpar aliança de prata mantendo-as sempre limpas e com o brilho intenso. Sem falar no alto rendimento do produto, que dura um bom tempo se for bem utilizado e armazenado.

Como limpar prata pasta de dente
Monzi Limpa Pratas

Pasta de dente

Voltando para os produtos tradicionais e que você, com certeza, tem em sua residência. O creme dental além de deixar a sua saúde bucal sempre intacta, ajuda muito na hora de limpar as joias.

Sabe aquela aliança que você possui há um bom tempo e ficou opaca? Ela pode voltar a brilhar como nunca, basta aplicar o creme dental e aguardar alguns minutos. Depois, retire todo o produto com uma flanela e lave com água corrente.

Vinagre

O vinagre é indispensável em uma boa salada, não é mesmo? Mas sabia que ele pode ser útil também para limpar aquele colar de prata que escureceu com o tempo?

Por possuir o  ácido acético em sua composição, ele é um grande aliado na hora de manter suas joias incríveis como novas. Além disso, o processo de limpeza é bem simples.

Basta acrescentar 500ml de água quente ou morna em um recipiente. Em seguida, acrescente 3 colheres de vinagre e 1 colher de detergente. Após juntar todos os ingredientes, mexa bem a solução. Por fim, basta umedecer um algodão ou flanela e aplicar sobre o anel de prata ou qualquer outra peça. Para finalizar o processo, lave as joias em água corrente.

Limão e sal 

Sabe aquela corrente ou gargantilha que você tanto ama, mas está ficando com um tom escurecido? 

Com essa receita, é possível trazer brilho novamente. E melhor de tudo, com produtos simples que provavelmente você deve ter em casa.

Para recuperar o brilho da prata basta cortar um limão pela metade e aplicar o sal. A composição dos dois fará com que sua joia volte a ser como antes. Em seguida, esfregue o limão por toda a superfície da peça e lave com água corrente.

Casca de banana

Acredite se quiser, ou melhor, faça o teste! A casca de banana pode ser muito útil na hora de limpar prata. E o melhor de tudo é que o processo é bem simples e rápido.

Basta polir a joia com a parte interna da casca no lugar de flanela. Esfregue bem por toda  a superfície. Em seguida, use um paninho somente para retirar algum resíduo da casca.

Flanela mágica

Algumas joias de prata precisam apenas de um bom polimento. Ou seja, é dispensável o uso de quaisquer misturas ou produtos mais potentes na hora da limpeza.

E a maneira mais fácil e eficaz de trazer de volta a cor e o brilho é usando a boa flanela mágica. Basta esfregar o tecido macio por toda a peça por alguns minutos e a mágica irá acontecer bem diante dos seus olhos.

Na verdade, o indicado é polir a prata rotineiramente com a flanela, seja aquele acessório que você não tira do corpo ou aqueles que ficam guardados.

Como limpar prata pasta de dente
Flanela Mágica

Cuidados necessários ao limpar joias de prata

A prata é um dos metais mais utilizados pela sociedade desde a sua descoberta. Joias incríveis são criadas a partir desse metal tão precioso. O brilho que possuem os utensílios em prata é único.

Porém, mesmo com as inúmeras vantagens, as joias podem escurecer com o tempo. Pode ser por conta do próprio suor do corpo, no caso dos colares são os que mais sofrem com isso, ou até mesmo o fato de se utilizar um perfume ou mexer com produtos químicos, como já mencionamos acima.

Um dos maiores vilões da prata são os produtos de limpeza. Nesse caso, as alianças e anéis são os que mais sofrem, pois, dificilmente tiramos esses acessórios para realizar uma limpeza em casa. Mas calma! Como você viu, tudo tem uma solução! 

Uma dica importante na hora de limpar sua prata com alguma mistura é tomar muito cuidado com a temperatura da água. Sempre que possível utilize água em temperatura ambiente ou mona. Nunca fervente ou quente, principalmente, joias que possuem pedraria. A alta temperatura pode soltar as pedras ou danificá-las de forma definitiva. Cristais, esmeraldas e algumas outras não suportam o calor e trincam.

Lembre-se sempre de lavar bem com água corrente seus acessórios após submetê-los a receitas caseiras ou mesmo ao Monzi. É importante que não reste nenhum resíduo químico, mesmo que natural, antes de guardá-las ou colocá-las de volta ao uso.

Limão, vinagre e até o bicarbonato podem se não removidos no tempo certo, podem queimar a joia. Ou seja, trazer um resultado oposto ao desejado, certo?

Gostou das dicas de como limpar prata? Não deixe de compor looks incríveis com os acessórios limpinhos e com cara de novos. E na hora de comprar prata para revender, aposte em um fornecedor que garanta produtos de qualidade. A Aquila Jóias oferece todo o suporte para você conquistar e fidelizar clientes.

Faz mal limpar prata com pasta de dente?

O creme dental contém partículas abrasivas que podem polir a joia e remover o deslustre. No entanto, essas mesmas partículas também podem riscar a prata. Em particular, você deve evitar a aplicação de creme dental em prata esterlina, prata altamente polida ou qualquer peça banhada a prata.

Como limpar prata pasta dente?

Como limpar prata com pasta de dente.
Colocar um pouco de pasta de dente branca no pano de algodão;.
Começar a polir suas peças de prata com esse pano;.
Enxaguar as peças com água morna e secar bem..

Quantos minutos deixar a prata na pasta de dente?

Misture um pouco de creme dental ao bicarbonato e passe a mistura por toda superfície de sua joia. Deixe em descanso por 15 minutos. Após isso retire a composição com um tecido macio para não danificar a peça. E pronto, sua prata estará brilhando novamente!

Pode limpar prata com pasta?

Como limpar prata com pasta de dente O creme dental pode ser uma solução para trazer de volta o brilho das suas pratas.