O que pretendiam os artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922?

Entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, o Teatro Municipal de S�o Paulo foi palco da Semana de Arte Moderna, reuni�o da nata dos artistas do pa�s. L� estavam obras de Anita Malfatti, Di Cavalcante, Brecheret, entre outros grandes nomes.

Esses artistas buscaram revolucionar�o que vinha se fazendo at� ent�o, em um dos per�odos de destaque na cena art�stica-cultural�do nosso pa�s. Saiba mais sobre a biografia de cada um desses criadores!

1. Anita Malfatti (1889-1964)

O que pretendiam os artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922?

Anita Malfatti e a sua obra A boba (1916)

Anita Catarina Malfatti, esse era o nome de batismo da artista pl�stica paulista que nasceu no dia 2 de dezembro de 1889.

Anita foi uma brasileira com origens europeias: seu pai (Samuel Malfatti) era um engenheiro italiano e a m�e (Betty Krug) era uma norte-americana com descend�ncia alem�. Foi provavelmente da m�e que Anita herdou o gosto pelas artes, uma vez que�Betty dava aulas de pintura e l�nguas.

Com um hist�rico de depress�es, Anita tentou se suicidar quando tinha apenas treze anos, o�plano foi se colocar debaixo da linha do trem.�

Aos dezenove anos, Anita tornou-se professora e logo depois foi estudar na Alemanha. A jovem tamb�m chegou a estudar em Nova Iorque.

De volta ao Brasil, Anita continuou pintando e, incentivada por alguns amigos, participou da Semana de Arte Moderna de 1922.

A partir de ent�o, a sua carreira decolou de vez, tendo Anita exposto em Berlim, Nova Iorque e Paris. Al�m de ser celebrada no pr�prio pa�s, a artista recebeu�em vida reconhecimento internacional.��

Entre as suas telas mais famosas est�o: A Boba (1916), O Homem Amarelo (1916) e M�rio de Andrade I (1922).

Saiba mais sobre a vida de�Anita Malfatti.

2. M�rio de Andrade (1893-1945)

O que pretendiam os artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922?

M�rio de Andrade foi autor do livro�de poemas Pauliceia Desvairada,�inaugural da primeira fase do Modernismo.

Al�m de escrever fic��o, o intelectual tamb�m foi cr�tico de arte em jornais e revistas. Polivalente, amante da m�sica, M�rio chegou igualmente a dar aulas particulares de piano.�

Em termos liter�rios, a sua maior cria��o foi provavelmente o romance Macuna�ma (1928), que chegou a ser mais tarde adaptado para o cinema.

Nessa produ��o, vemos uma caracter�stica fundamental do autor: M�rio procurava uma linguagem nacional, queria conhecer a fundo a cultura de cada regi�o do pa�s e valorizar a nossa terra.

N�o � toa, ele empreendeu uma s�rie de viagens pelo Brasil, a investiga��o fazia parte do seu projeto nacionalista.�Um dos maiores articuladores do Modernismo, M�rio�participou�ativamente da Semana de Arte Moderna.�

Conhe�a a hist�ria de M�rio de Andrade.

3.�Oswald de Andrade (1890-1954)

O que pretendiam os artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922?

Oswald de Andrade foi militante pol�tico, ajudou a criar manifestos, vivia cercado de amigos, tinha uma personalidade divertida e ir�nica.

Filho �nico, desde cedo�soube que seria escritor porque um professor do Gin�sio de S�o Bento assim o disse.

Entrou no jornalismo�escrevendo no�Di�rio Popular, em 1909.�Depois virou cr�tico teatral e fundou uma revista. Em 1912, a vida do escritor mudou depois de uma ida � Europa.

Entusiasmado com o que viu, Oswald trouxe deias que vieram a tomar corpo em�seus Manifestos. Entre os seus trabalhos, o mais famoso certamente foi o�Manifesto Pau-Brasil (1924).�

Muito pr�ximo de diversos artistas, Oswald foi um dos agitadores que esteve a frente da organiza��o da Semana de Arte Moderna.

O autor foi casado com Tarsila do Amaral, importante artista do modernismo, mas que n�o esteve presente na Semana de 22 pois estava na Europa.�O�casamento, realizado em 1926, durou cerca de tr�s anos.�

Saiba mais sobre a trajet�ria pessoal e profissional de�Oswald de Andrade.

4. Gra�a Aranha (1868-1931)

O que pretendiam os artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922?

Gra�a Aranha foi o respons�vel pelo discurso inaugural da Semana de Arte Moderna. J� consagrado, especialmente pela publica��o do seu romance Cana� (1902), esse nome hoje em dia praticamente desconhecido do grande p�blico era bastante reconhecido naquela �poca.

Filho de uma fam�lia abastada, o rapaz se formou em Direito,�foi juiz e diplomata. O escritor tamb�m foi logo cedo eleito membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira n�mero 38.��

Devido a sua carreira no Itamaraty, Gra�a Aranha viveu em uma s�rie de pa�ses como It�lia, Fran�a, Holanda, Su��a e Inglaterra. Somente em 1920 regressou ao Brasil, justo a tempo de participar do movimento art�stico que culminou na Semana de Arte Moderna.

Descubra detalhes sobre a vida e a obra de Gra�a Aranha.

5.�Victor Brecheret (1894-1955)

O que pretendiam os artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922?

Victor Brecheret e o Monumento �s Bandeiras, de sua autoria

Victor Brecheret foi um escultor nascido na It�lia e um dos respons�veis�pela introdu��o da arte moderna na escultura brasileira.

�rf�o de m�e aos dez anos de idade, o garoto foi criado pelo tio Enrico Nanni, que migrou para o Brasil e trouxe o sobrinho com ele.

Aos 18 anos, entrou no Liceu de Artes e Of�cio. Encantado com a�escultura, no ano a seguir foi para Roma aprofundar as t�cnicas. L� esteve durante cinco anos, at� 1919, quando retornou ao Brasil e montou o seu pr�prio ateli�.

Muito amigo de Di Cavalcanti, M�rio de Andrade, Menotti Del Picchia e Oswald de Andrade, Victor participou da Semana de Arte Moderna mesmo estando fisicamente�distante.

Na ocasi�o do evento, o escultor estava vivendo em Paris, mas ainda assim, fascinado com o projeto dos amigos, decidiu participar enviando�vinte esculturas�que foram dispostas no sagu�o e nos corredores do Teatro Municipal de S�o Paulo.

Um dos seus mais famosos trabalhos foi o Monumentos �s Bandeiras, situado no Parque do Ibirapuera (S�o Paulo).

Conhe�a a trajet�ria de�Victor Brecheret.

6. Pl�nio Salgado�(1895-1975)�

O que pretendiam os artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922?

Al�m de escritor, Pl�nio Salgado foi tamb�m jornalista e sobretudo pol�tico.

Seu nome � mais famoso no universo da pol�tica porque Pl�nio fundou, em 1932, um movimento inspirado no fascismo italiano (tratava-se da A��o Integralista Brasileira). O lema do grupo era "Deus, P�tria e Fam�lia". A heran�a militar possivelmente veio de fam�lia, uma vez que o seu pai, Francisco das Chagas Salgado, era coronel.

Ao longo da sua carreira, Pl�nio escreveu uma s�rie de reportagens sobre o governo (por vezes a favor, por vezes contra)�e usava o ve�culo do jornal para se manifestar politicamente.�

A improv�vel rela��o com o grupo criador da Semana de Arte Moderna surgiu a partir do contato que Pl�nio teve com Menotti del Picchia. Em 1920,�Pl�nio come�ou a trabalhar no jornal Correio Paulistano, que naquela �poca tinha Menotti como redator-chefe.�

A sua participa��o na Semana de Arte Moderna foi bastante discreta. Dois anos mais tarde, o pol�tico veio a aderir ao Movimento Verde-Amarelo, que era veemente contra o Movimento Pau-Brasil.

Saiba mais sobre a biografia de Pl�nio Salgado.

7.�Menotti Del Picchia (1892-1988)�

O que pretendiam os artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922?

Menotti Del Picchia foi filho de imigrantes italianos, mas nasceu aqui, em S�o Paulo. Escritor,�jornalista, advogado, tabeli�o e pol�tico, Menotti ficou famoso especialmente pelas inova��es que promoveu nos seus trabalhos a n�vel da linguagem.

Um dos respons�veis pela Semana de Arte Moderna, o intelectual abriu a segunda noite do evento. Dois anos mais tarde, ao lado de Pl�nio Salgado, Guilherme de Almeida e Cassiano Ricardo, o grupo criou o Movimento Verde e Amarelo como uma resposta a postura nacionalista propagada principalmente pelo intelectual�Oswald de Andrade. O movimento tinha fortes inclina��es nazifascistas.

Menotti ocupou a partir de 1943 a cadeira n�mero 28 da Academia Brasileira de Letras. Seu trabalho mais famoso provavelmente foi�Juca Mulato (1917).

Saiba mais sobre a biografia de Menotti Del Picchia.

8.�Guilherme de Almeida (1890-1969)�

O que pretendiam os artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922?

Poeta, jornalista, tradutor e advogado -�esse foi Guilherme de Almeida. O interesse pelas leis�foi transmitido pelo pai, que era jurista e professor de Direito.

J� depois de formado, no entanto, Guilherme enveredou pelo jornalismo liter�rio,�sendo redator do Estado de S�o Paulo e do Di�rio de S�o Paulo. Ele tamb�m chegou a dirigir a Folha da Manh� e da Noite.�

Lan�ado em 1917, N�s foi o seu primeiro livro de poesia. Apesar de ter integrado o grupo que participou da Semana de Arte Moderna, Guilherme n�o era propriamente um entusiasta do modernismo.

Devido aos seus ideais pol�ticos (Guilherme participou da Revolu��o Constitucionalista de S�o Paulo), viu-se obrigado a sair do pa�s e esteve longos anos exilado na Europa.�

Guilherme ocupou a cadeira n�mero 15 da Academia Brasileira de Letras (ali�s, foi o primeiro modernista a frequentar propriamente a Academia).

O pensador era tido como um grande tradutor e dominava grego e latim, para al�m de conhecer profundamente a cultura renascentista.

Investigue a biografia de Guilherme de Almeida.

9.�Heitor Villa-Lobos (1887-1959)�

O que pretendiam os artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922?

�nico nome dessa lista representante do universo da m�sica, Heitor Villa-Lobos � talvez o maior maestro e compositor erudito que o nosso pa�s j� teve.

Carioca, Heitor nasceu filho de um m�sico amador e foi desde cedo estimulado a tocar. Apesar de ter sido autodidata ao longo da vida, foi com o pai que Heitor aprendeu a dominar viol�o e violoncelo.��

Depois veio o clarinete, o saxofone e o piano. Heitor experimentou de tudo e come�ou a compor quando tinha apenas seis anos. Foi em 1907, aos vinte, que criou Os Cantos Sertanejos, uma composi��o para uma pequena orquestra.

Villa-Lobos se sustentava tocando em teatros e cinemas no Rio de Janeiro, tendo mais tarde vindo a realizar alguns recitais apenas com obras de sua autoria.�

Quando se apresentou na Semana de Arte Moderna (de casaca e chinelo), o compositor foi vaiado porque apresentou uma composi��o que mesclava ritmos folcl�ricos com m�sica erudita.

Apesar de ter sido�constrangedor, a verdade � que a apresenta��o ajudou a projetar Heitor internacionalmente. O pr�prio compositor achava que era mais reconhecido fora do pa�s.

Heitor Villa-Lobos recebeu o t�tulo de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Nova Iorque. Foi tamb�m o fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de M�sica.

Descubra mais sobre a biografia de Heitor Villa-Lobos.

10.�Di Cavalcanti (1897-1976)�

O que pretendiam os artistas que realizaram a Semana de Arte Moderna de 1922?

Di Cavalcanti foi o autor da capa do cat�logo da Semana de Arte Moderna

Um dos grandes pintores do pa�s, Di Cavalcanti (que nasceu Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque) gostava de representar temas que ele considerava tipicamente brasileiros como as mulheres, as favelas, o samba e o carnaval.�

Muito pr�ximo de Manuel Bandeira, em 1919 Di Cavalcanti ilustrou o seu livro Carnaval. Mais tarde tamb�m ilustrou algumas obras de Vinicius de Moraes e Jorge Amado.�

Na Semana de Arte Moderna, al�m de apresentar onze telas no hall do Teatro, Di Cavalcanti foi respons�vel por criar a capa do cat�logo.

Tamb�m fundou, em 1932, o clube dos Artistas Modernos ao lado dos amigos Ant�nio Gomide, Carlos Prado e Fl�vio de Carvalho.

Em termos pol�ticos, foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro e, devido � sua ideologia, foi perseguido pelo governo Vargas, tendo se mudado para a Europa. Di Cavalcanti apresentou as suas telas em Paris, Londres, Bruxelas e Amsterdam.

Descubra mais sobre a vida do pintor Di Cavalcanti.

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O que pretendiam os artistas com a Semana de Arte Moderna?

Os artistas envolvidos na Semana de Arte Moderna tinham como principal objetivo revolucionar a arte brasileira. Para isso, eles buscaram chocar o público que ainda estava envolvido com o conservadorismo da arte e que seguia padrões tradicionais europeus.

O que pretendiam os artistas que idealizaram a Semana de Arte Moderna de 1922 Qual foi a reação do público na Semana de 1922?

A Semana de 1922 surge deste contexto. As ideias buscavam se tornar livres dos padrões tradicionais vindos da Europa, buscavam construir uma identidade própria. Os artistas pretendiam fazer uma arte de caráter nacionalista e com maior liberdade de expressão.

Qual foi o objetivo da Semana de Arte Moderna de 1922?

Sendo assim, o objetivo da Semana de Arte Moderna era inserir essas novas tendências de arte no cenário brasileiro, assim como romper com os modelos antigos. Para isso, o evento reuniu artistas de diferentes vertentes – desde a literatura até as artes plásticas – para apresentar suas obras.

O que queriam os modernistas brasileiros?

O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.