Como o horário de verão poderia favorecer a redução de consumo de energia elétrica?

Um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entregue em setembro ao Ministério de Minas e Energia comprova que o horário de verão – revogado desde 25 de abril de 2019 –  tem potencial para reduzir a demanda de energia no período noturno, das 18h às 21h, de outubro de 2021 à fevereiro de 2022, caso voltasse a ser adotado.

O órgão conclui ainda que o retorno do horário de verão já conseguiria mostrar resultados a partir de novembro e evitaria que as hidrelétricas precisem ter que usar a reserva operativa, uma espécie de margem de segurança para evitar apagões. Para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o mais crítico no momento, a medida traria um alívio de cerca de 4,4%.

A CNN questionou o Ministério de Minas e Energia sobre a estudo do ONS e aguarda o retorno da pasta.

Apesar do levantamento do ONS, o governo federal ainda não sinalizou com a retomada do horário de verão. O estudo foi divulgado pelo site Poder 360 nesta sexta-feira. O veículo teve acesso ao levantamento via Lei de Acesso à Informação.  O documento foi feito a pedido do Ministério, para avaliar o impacto da medida no consumo de energia das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A conclusão é que a redução média esperada seja em torno de 4,4% nos meses de outubro a fevereiro, nas regiões Sudeste/Centro-oeste, e de 4,7% na região Sul.

Além do alívio na crise energética, como revela o levantamento do ONS, a volta do horário de verão também poderia ter outro impacto positivo: o econômico. A medida já havia sido solicitada ao governo federal por entidades do setor de bares e restaurantes, principalmente de locais turísticos como Rio de Janeiro e cidades da região Nordeste.

Os empresários alegam que o horário favorece a permanência por mais tempo dos clientes nos estabelecimentos. Mesmo após o estudo, os representantes afirmam que não tiveram, até o momento, retorno do governo sobre o pedido.

O presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (Sindrio), Fernando Blower, afirmou à CNN que “esse é um pleito que não prejudica ninguém e que ajudaria muitos os donos bares e restaurantes a recuperar o faturamento e a retomar com empregos. Segundo ele, “esse é o setor que mais sofreu ao longo da pandemia e qualquer ajuda nesse momento, de fomento, é muito bem-vinda.”

No fim do mês de setembro, entidades empresariais pressionavam o governo federal pela volta do adiantamento em uma hora dos relógios como uma forma de enfrentar a atual crise hídrica. Segundo relatos feitos à CNN Brasil, na ocasião, para dois ministros, no entanto, o presidente já indicou que não pretende retomar o horário de verão por considerar que teria efeito limitado na diminuição do consumo de energia.

Bloco Associe-se

Ar-condicionado eficiente, lâmpadas econômicas e geladeira bem localizada são algumas das mudanças que podem reduzir os seus gastos com a conta de luz

separador

Atualizado: 

Desde a década de 30, o horário de verão é adotado no Brasil e em 2018 não será diferente: ele começará à meia-noite de 4 de novembro e encerrará em 16 de fevereiro de 2019. A mudança no horário vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Mas você sabe o motivo do ajuste?

O horário de verão é uma forma que o governo encontrou de economizar energia e  evitar sobrecarga do sistema de distribuição, como nas hidrelétricas. O principal objetivo é reduzir o uso de eletricidade no fim da tarde, horário de pico de consumo de energia elétrica – quando boa parte da população chega do trabalho e liga o chuveiro ou ar-condicionado, por exemplo.

Para economizar energia no verão ou em outras épocas do ano, é necessário que haja uma mudança de hábitos do consumidor. Por isso, selecionamos estas dicas para te ajudar a reduzir os gastos com a conta de luz. Confira!

Ar-condicionados

  • Verifique se o ar condicionado é classe A no selo de eficiência energética Procel e se possui uma potência de acordo com o tamanho do ambiente que será refrigerado
  • Feche todas as portas e janelas do ambiente ao iniciar o seu uso
  • Ajuste a temperatura para o seu conforto para que, dessa forma, quando ambiente atingir a temperatura escolhida, o ar condicionado desligue automaticamente
  • Mantenha o filtro do aparelho sempre limpo para que não haja esforço extra e proteja a parte externa da incidência do sol

Lâmpadas

  • Aproveite a luz natural do dia, ao invés de acender lâmpadas para iluminar ambientes durante o dia
  • Instale janelas, claraboias ou prateleiras de luz, que favorecem a entrada de luz natural
  • Pinte os ambientes com cores claras, para que possam ser iluminados com lâmpadas mais econômicas
  • Substitua as lâmpadas incandescentes de casa ou do escritório por lâmpadas fluorescentes e modelos LED, que geram um consumo bem menor de eletricidade
  • Apague as luzes ao sair de cada cômodo

Geladeiras

  • Atente-se aos selos de eficiência dos freezer e refrigeradores que orientam o consumidor para fazer uma escolha consciente
  • Evite colocar os aparelhos próximos da parede ou fogão, abrir as portas e guardar alimentos quentes, pois o motor do equipamento precisará trabalhar por mais horas e, consequentemente, os gastos com energia aumentam
  • Regule o termostato (sistema que regula a temperatura da geladeira) sempre que possível para evitar que se forme muito gelo e assim, diminuir seu consumo de energia

Aparelhos em stand-by

  • Desligue o modo standy-by de equipamentos eletrônicos, como TV, microondas ou carregadores de celulares, que ficam com uma luzinha acesa mesmo quando desligados; essa medida pode gerar uma economia de cerca de 15% nas contas de energia elétrica, segundo uma pesquisa realizada pelo Idec em 2008
  • Ligue o aparelho em um estabilizador e sempre que precisar, poderá desligá-lo sem comprometer a vida útil do seu aparelho eletrônico
  • Evite usar extensões e benjamins, que desperdiçam energia

Chuveiro

  • Sempre que possível, use os chuveiros e boilers elétricos na opção verão nos dias quentes da estação para economizar até 30%
  • Limite o seu tempo de banho para reduzir gastos e ajudar o planeta
  • Feche a torneira quando estiver ensaboando, para economizar energia e água
  • Não tente aproveitar uma resistência queimada, pois isso acarretará em aumento do consumo, além de ser perigoso

Ferro de passar 

  • Recolha as roupas do varal com cuidado para não amassar muito e depois dobre, para facilitar na hora de passar e reduzir o tempo de uso do ferro.
  • Junte a maior quantidade de roupas possível para passá-las de uma só vez
  • Separe as peças por tipo de tecido – os mais delicados dos mais pesados – e aproveite o momento em que o ferro está esfriando para as peças que precisam de menos calor serem passadas

LEIA TAMBÉM

Saiba como economizar energia elétrica

Saiba como economizar nas contas de água e luz

Como o horário de verão poderia favorecer a redução de consumo de energia elétrica?

Receba semanalmente em seu e-mail dicas para fazer as melhores escolhas e evitar abusos, além de acompanhar nossas lutas por direitos em diversas áreas.

RECEBA SEMANALMENTE EM SEU E-MAIL DICAS PARA FAZER AS MELHORES ESCOLHAS E EVITAR ABUSOS, ALÉM DE ACOMPANHAR NOSSAS LUTAS POR DIREITOS EM DIVERSAS ÁREAS.

Talvez também te interesse:

Receba nossa newsletter

Como o horário de verão pode favorecer a economia de energia elétrica?

O propósito para essa mudança na verdade é bem simples, quando mudamos o horário, consequentemente conseguimos aproveitar mais da luz solar e o gasto que temos com a luz artificial pode diminuir um pouco mais.

O que podemos fazer para economizar energia elétrica no verão?

Como economizar energia no verão?.
Tenha cuidado com o uso excessivo de eletrodomésticos. Sabemos que alguns eletrodomésticos precisam ser mantidos ligados diariamente. ... .
Substitua o ar-condicionado pelo ventilador. Devido ao calor, o uso de ar-condicionado nessa época do ano é muito grande. ... .
Utilize a luz natural..

Quando se aplica o horário de verão Espera

O principal objetivo da adoção do horário de verão é, segundo o Ministério de Minas e Energia, garantir o melhor aproveitamento da energia solar em relação à energia elétrica, ou seja, estendendo-se o período em que há luz natural, espera-se que haja diminuição no consumo de energia entre 18 horas e 21 horas.

O que podemos fazer para economizar energia elétrica tanto no verão quanto no inverno?

5 Dicas para economizar energia elétrica no inverno. O consumo de energia aumenta demasiadamente nos períodos de diminuição da temperatura. ... .
Atenção às luzes. ... .
Evite banhos longos. ... .
Fiscalize a sua geladeira. ... .
Desplugue os equipamentos das tomadas. ... .
Lavar e passar roupa..

Qual é o principal objetivo do horário de verão?

O principal objetivo do Horário de Verão era o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, adiantando-se os relógios em uma hora, de forma a reduzir a concentração de consumo no horário entre 18h e 21h.