O planejamento urbano pode ser definido como análise de projetos de espaços construídos.

ENADE 2016 Adaptada. O plano diretor, previsto no §1º do art. 182 da Constituição Federal de 1988, e regulamentado no art. 40 da Lei n. 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, é o instrumento básico das políticas de desenvolvimento e expansão urbana para a melhoria da qualidade de vida da população. De acordo com o art. 2º do Estatuto da Cidade, “a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, mediante as seguintes diretrizes gerais:

I. garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como o direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações;

II. gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano; (...)”

 As figuras a seguir ilustram duas situações relacionadas à elaboração do plano diretor de uma cidade.

Considerando as informações do texto e as figuras, analise as afirmativas:

I- debates, audiências ou consultas públicas.

II- ouvidorias; fóruns, assembleias, câmaras de discussão, audiências ou reuniões.

III- conselhos municipais; associações de bairro; 

IV- consórcios habitacionais, manifestações de partidos políticos.

Os mecanismos que possibilitam a participação da sociedade na gestão democrática para a construção de uma cidade sustentável estão contidos em:

Análise urbana e elaboração de diagnóstico urbanístico

Diálogo aberto

Desenhar um projeto urbano exige do arquiteto uma análise da cidade para compreender suas necessidades tanto como forma de melhorias para os espaços frágeis como para precaver seu crescimento. A forma de se realizar a leitura urbana é pelo mapeamento da área para apresentar os diagnósticos.

O escritório de urbanismo em que você trabalha está desenvolvendo um projeto de intervenção urbana, na escala de bairro, para uma prefeitura municipal. Você é o coordenador desse projeto e deve finalizar sua primeira etapa com a elaboração do diagnóstico urbanístico. Para embasar o desenvolvimento desse material, já foram levantadas uma série de informações sobre o suporte biofísico, as legislações e o uso e ocupação do solo, da área de projeto e seu entorno, além de serem identificadas as condicionantes socioambientais existentes.

Agora, você deve orientar sua equipe no processo de análise de todas essas informações, além de estruturar a produção do caderno do diagnóstico urbanístico, um material gráfico e textual que reúne os resultados da primeira etapa, e que será apresentado, em reunião, para a prefeitura municipal que os contratou.

A fim de organizar esse trabalho, você se pergunta: qual metodologia pode ser utilizada para essa análise urbana? Quais mapeamentos a equipe pode produzir para o diagnóstico urbanístico? Além dos mapeamentos, quais outras informações devem constar no diagnóstico urbano?

Para lhe ajudar a responder essas questões, estudaremos nesta seção metodologias de análise urbana e elaboração de diagnóstico urbanístico, apresentando exemplos e indicando tipos de mapeamentos, que podem auxiliar a análise tanto do ambiente físico e sistema de espaços livres, como do ambiente construído. A partir do estudo dos conteúdos desta seção você será capaz de compreender melhor a forma de estruturação das cidades, o que irá lhe garantir uma agilidade ao longo das análises urbanas em sua vida profissional. Vamos começar?

O termo diagnóstico, tem origem na palavra grega diagnōstikós, que significa ser ‘capaz de distinguir, de discernir’, e refere-se às terminologias científicas ligadas a biologia e medicina em que assumem, respectivamente, os significados de distinção entre os organismos, e o ato de procurar a natureza e a causa de uma alteração fisiológica (HOUAISS, [s.d.]). Além da aplicação nessas áreas, o termo foi incorporado por outras diversas áreas do conhecimento para definir o processo de identificação, análise e descrição de fenômenos.

A análise urbana tem como objetivo primordial contribuir para a compreensão da cidade atual. Assim, procura construir um conhecimento sobre o espaço urbano a partir da multiplicidade de enfoque e observações, que mescla as investigações sobre os aspectos históricos, geográficos, arquitetônicos, construtivos e o modo de vida das pessoas, os relacionando ao desenho urbano e sua atuação em representar o fenômeno urbano (PANERAI, 2006).

Para Duarte (2012), o diagnóstico é uma das etapas do planejamento urbano e pode ser compreendido como uma análise da uma determinada situação a fim de estabelecer um cenário da realidade existente. Ele é composto por um inventário da região estudada, ou seja, a coleta de dados sobre a área tendo como foco o tema sobre o qual se está tratando, seguido da análise desses dados para identificar as condicionantes, as potencialidades e as deficiências da área visando orientar as propostas. O diagnóstico urbanístico tem o objetivo de caracterizar uma região, cidade ou porção do território, em que se pretende atuar, logo, deve considerar aspectos demográficos, físico-territoriais, legais, sociais e econômicos.

Rossetto (2003) aponta que as variáveis sociais, econômicas, físico-espaciais e ambientais fazem parte do conjunto de relações e demandas que produzem a cidade, e que por isso precisam ser devidamente consideradas nos processos de planejamento e gestão urbana. Assim, no sistema de planejamento e gestão estratégico proposto pela autora, a análise e o diagnóstico da cidade fazem parte da etapa inicial do processo e abrangem uma breve avaliação do histórico de urbanização, a caracterização da condição atual do entorno e da cidade por meio da análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) e pela formulação do diagnóstico que serve como base para as proposições.

Reflita

A escala pode ser compreendida como um fator central para o processo de análise e diagnóstico urbanístico, uma vez que delimita o nível de abrangência das informações a serem estudadas. No escopo do urbanismo, é possível considerar as três dimensões ou escalas de leitura da cidade propostas por Lamas (2004) - dimensão setorial ou escala da rua, dimensão

urbana ou escala de bairro e dimensão territorial ou escala da cidade – e incluir uma quarta dimensão referente a escala regional e seu planejamento. Assim, essas ferramentas podem ser utilizadas para embasar intervenções no espaço urbano que abrangem desde o projeto arquitetônico e paisagístico ao desenho urbano, bem como o planejamento urbano e regional. Você consegue imaginar questões que seriam pouco debatidas para implantação de um projeto de desenho urbano, mas que seriam relevantes para a discussão de um planejamento regional?

Segundo Lima (2006), a análise urbanística pode ser entendida como uma parte do processo de projeto urbano, uma ferramenta que auxilia no ordenamento e na transformação de uma área. Tem como principal objetivo lidar de modo prático com as problemáticas encontradas, de modo a conectar um conceito e uma finalidade. Logo, o papel do arquiteto urbanista no processo de diagnóstico urbanístico é identificar os padrões e as relações espaciais no tecido urbano, a fim de embasar as intervenções e avaliar as problemáticas buscando solucioná-las. A análise urbanística é composta por um conjunto de estudos temáticos dos padrões morfológicos, onde cada tema representa um fator que caracteriza o espaço e contribui com informações para a síntese de cada dimensão urbanístico-ambiental que está sendo estudada. Os resultados das pesquisas e avaliações de cada uma dessas temáticas podem ser apresentados na forma de mapeamentos e textos de apoio. O processo de diagnóstico urbano deve possibilitar a transição entre uma situação atual e sua perspectiva de alteração em decorrência do projeto urbanístico. Para isso, vale-se das diretrizes de intervenção, estabelecidas a partir das sínteses e da identificação de problemas e potencialidades (LIMA 2006; LIMA; SOMEKH, 2013).

Como já vimos, o processo de leitura urbana e o levantamento de dados para caracterização do espaço urbano compreendem um direcionamento analítico ao propor a delimitação de um corpo de pesquisa. Portanto, a partir das propostas de métodos de leitura e análise urbana de Del Rio (1990), Ferrara (1993), Lamas (2004), Panerai (2006), Carlos (2007) e Barros e Bentley (2012), o ‘Roteiro para leitura do território’ proposto na seção delimita como dimensões de análise: a legislação urbanística, a demografia, a morfologia urbana e as problemáticas e potencialidades.

Esse conjunto de dados podem ser analisados utilizando espacialmente como recurso a elaboração de mapeamentos. Como aponta Nunes (2016), a análise do objeto de estudo do espaço urbano deve ser realizada por meio da representação gráfica, uma vez que as normas urbanísticas, a cartografia e a espacialização das relações sociais se entrelaçam na produção do espaço e da paisagem a ser analisada. Similarmente, Masala e Pensa (2016, p. 35) afirmam que “a representação visual do espaço é, não só uma ferramenta essencial para se descrever a forma

de um território, mas também um método para definir, gerenciar e planejar o desenvolvimento das próprias pessoas”. Assim, a elaboração de mapeamentos pode ser utilizada como uma síntese das análises realizadas ao cruzar os dados base obtidos da leitura urbana de modo a obter um novo agrupamento de informações, em vez de apenas representá-las. Por exemplo, ao relacionar a população residente com a distribuição do sistema de espaços livres públicos e a localização dos equipamentos comunitários (saúde, educação, cultura, esportes e assistência social), é possível estabelecer a cobertura e a facilidade de acesso a esses serviços, conforme exemplificado na Figura 2.5.

Figura 2.5 | Mapeamento de acesso a parques, equipamentos de esporte e cultura, considerando o raio de 1km como parâmetro para raio de atendimento

Fonte: São Paulo (2016, p. 10).

Diante das dimensões e variáveis estabelecidas pelo ‘Roteiro para leitura do território’ da disciplina, os mapeamentos gerados devem subsidiar a análise espacial do suporte físico e do sistema de espaços livres, bem como a análise do ambiente construído e as correlações possíveis para melhor compreensão da área. Entre os mapeamentos possíveis a partir dos dados coletados, destacamos aqueles que embasam as análises de morfologia urbana, que compreende as temáticas de suporte físico e pode ser caracterizada pelo mapa de fisiografia, que reúne dados geográficos sobre relevo, hidrografia, solo e vegetação, podendo incorporar as condicionantes

socioambientais pela demarcação de áreas de preservação permanente e demais unidades de conservação, bem como a indicação de áreas de risco geológico e de inundação; e também pelo mapeamento da distribuição dos espaços livres públicos e sua classificação, conforme definido por Custódio et. al. (2011). A temática de uso e ocupação do solo compõe a análise do ambiente construído por meio do mapeamento de elementos parcelares e edílicos, bem como a relação entre eles, por exemplo o mapa de cheios e vazios, que permite a identificação de padrões de tecido urbano e ou o mapeamento de uso e ocupação do solo, que pode reunir as classificações de uso, os gabaritos e a indicação de edificações relevantes como equipamentos públicos e patrimoniais.

Enquanto a temática do sistema viário, se articula com aos elementos anteriores, ou seja, seu traçado também auxilia a identificação de padrões morfológicos a partir dos mapas de hierarquia viária e conectividade da malha. Outra dimensão que pode ser analisada a partir dos dados coletados na leitura do sistema viário é a dinâmica da área de estudo quanto aos fluxos e condições de acesso, conforme apresentado na Figura 2.6.

Em relação à análise dos aspectos legais, o principal mapeamento a ser considerado é o mapa de zoneamento da área de intervenção, que permite a projeção de cenários futuros e regula os parâmetros do projeto de desenho urbano. Quanto à análise demográfica, os mapeamentos podem representar a população residente, a densidade demográfica ou habitacional e a renda média, por caracterizarem parte do aspecto social da área, esses dados podem ser relacionados aos demais, a fim de entender a relação entre sociedade e forma urbana. Uma das possibilidades de síntese das informações levantadas na leitura urbana é a análise das problemáticas e potencialidades do território, que podem ser espacializadas em um mapeamento de pontos

fortes e fracos.

O planejamento urbano pode ser definido como análise de projetos de espaços construídos.

Fonte: Hulsmeyer (2014, p. 242).

Saiba mais

O artigo ‘Recursos para representação e análise da paisagem’, de Pippi, Limberger e Lazarotto (2008), utiliza o exame da paisagem urbana como referência para apresentar recursos gráficos de representação que podem ser utilizados como instrumentos de análise e interpretação da paisagem. Sugerimos a leitura das páginas 108 a 115; 118 a 120 e 123 a 124. PIPPI, Luis Guilherme; LIMBERGER, Lucienne Rossi Lopes; LAZAROTTO, Gerusa. Recursos para representação e análise da paisagem. Paisagem e Ambiente, n. 25, p. 107-124, 11.

Outro método de síntese da leitura urbana é a definição de unidades de paisagem, entendidas como um recorte territorial que apresenta homogeneidade de configuração, determinada pela similaridade de características morfológicas, sobretudo na relação sistêmica de transformação do espaço físico pela ação antrópica. Considerando a utilização desse método no espaço urbano, é necessária uma adaptação à escala de abordagem a fim de identificar as especificidades que permitem a identificação de padrões da forma urbana. Desse modo, os elementos analisados compreendem o suporte físico, considerando a topografia, o sistema hídrico e a vegetação, o traçado viário, a forma de parcelamento, o sistema de espaços livres e os tipos de uso e ocupação (SILVA, 2012). A definição da abrangência das unidades de paisagem exige o conhecimento da

organização e o funcionamento da área estudada, por isso se baseia em análises e mapeamentos prévios que visam o entendimento da forma urbana. Logo, a delimitação dessas regiões homogêneas irá considerar diferentes aspectos de acordo com o contexto social, geográfico, político e econômico em que se insere. Após essa identificação, a análise das unidades de paisagem segue para uma pesquisa mais detalhada buscando descrever os padrões encontrados (AMORIM; COCOZZA, 2016; SILVA, 2012).

Assimile

De acordo com Lynch (1997), o conceito de unidade de paisagem pode ser relacionado aos estudos de percepção da imagem da cidade, onde a legibilidade é definida como a facilidade com que as partes são reconhecidas e organizadas num esquema lógico, criando espaços com características próprias, reconhecíveis e que apresentam identidade. O autor entende que a percepção ambiental pode ser decomposta em: identidade - entendida como resultado da identificação de um objeto, o que se refere a sua distinção em relação a outras coisas e o seu consequente reconhecimento como entidade separável; estrutura - que remete a relação ou padrão espacial entre o objeto e o observador e também entre o objeto e os demais objetos; significado - relação de conexão emocional ou prática almejada entre o objeto e o observado. Dentre os elementos que conformam a imagem urbana, a definição de “bairro”, dada pelo autor, é similar ao conceito de unidade de paisagem por caracterizar uma porção da cidade percebida pelo usuário de forma homogênea e por apresentar características comuns que o diferenciam do tecido urbano restante.

No contexto da disciplina de Urbanismo II, o diagnóstico urbano pode ser definido como uma síntese da análise das informações pesquisadas e dos dados levantados sobre o histórico do processo de urbanização da cidade e do entorno da área de intervenção, os aspectos econômicos municipais, os aspectos demográficos que caracterizam a população residente, a legislação urbana que incide sobre a área, a morfologia urbana e as características do ambiente natural e do ambiente construído, os condicionantes socioambientais ao projeto de intervenção, as problemáticas e potencialidades da área, bem como as unidades de paisagem delimitadas na área e em seu entorno. Essas oito temáticas se relacionam aos conteúdos e aos estudos já explanados nesta disciplina e devem orientar a elaboração do caderno do diagnóstico urbanístico, um material gráfico e textual que reúne os resultados da primeira etapa do projeto de intervenção urbana.

Exemplificando

Os concursos de arquitetura e urbanismo são boas fontes para verificação de exemplos de representações gráficas e apresentação de ideias de modo sintético e direto. A fim de inspirá-lo, apresentamos a prancha de diagnóstico urbano elaborado pela equipe do Centro universitário UNIVATES em Lajeado – RS, que obteve o 1º lugar do Concurso Universitário de Urbanismo URBAN21 em 2015, conforme Anexo 2.2. O restante do material pode ser acessado por meio do link a seguir: <http:// arcoweb.s3.amazonaws.com/docs/urban21/finalistas/distrito-em-cena. pdf>. Acesso em: 16 jan. 2019.

Anexo 2.2 | Prancha de diagnóstico urbanístico proposta Distrito em Cena – 1º lugar do concurso URBAN21

O planejamento urbano pode ser definido como análise de projetos de espaços construídos.

Fonte: Höllermann, et al. (2015).

Vamos praticar um pouco mais aplicando os conceitos vistos até o momento numa situação real? Você já tem condições de indicar uma metodologia mais adequada para ser utilizada numa análise urbana. Preparado?

Sem medo de errar

Você trabalha em um escritório de planejamento e desenho urbano e está coordenando a equipe responsável por desenvolver um projeto de intervenção urbana, na escala de bairro, para uma prefeitura municipal. Seguindo o cronograma estabelecido, a equipe deve finalizar a primeira etapa desse projeto e apresentar o diagnóstico urbanístico. Para isso, você tem que orientar o processo de análise das informações levantadas e organizar a produção do material gráfico que será entregue e apresentado aos contratantes. Assim, você se pergunta: qual metodologia pode ser utilizada para essa análise urbana? Quais mapeamentos a equipe pode produzir para o

diagnóstico urbanístico? Além dos mapeamentos, quais outras informações devem constar no diagnóstico urbano?

O processo de leitura urbana estabelece um direcionamento analítico, uma vez que seleciona as variáveis que serão coletadas. Para esse trabalho, optou-se, em função da escala e premissa do projeto, por dar maior enfoque à análise morfológica durante a etapa de leitura da cidade. Assim, as principais análises a serem realizadas tem caráter espacial e se baseiam na elaboração de mapeamentos como forma de representação e síntese das informações. Tendo como referência os dados levantados durante a visita de campo e a partir do levantamento remoto realizado pela equipe no escritório, sobretudo os referentes ao suporte físico, o uso e ocupação do solo, o sistema viário, aspectos demográficos e legais, você estabelece um conjunto básico de mapas que deve ser elaborado pela equipe e que se inter-relacionam em cada uma das temáticas estabelecidas. São eles: mapa de fisiografia; mapa de distribuição e classificação do sistema espaços livres; mapa de cheio e vazios; mapa de uso e ocupação do solo (classificação de usos e gabarito); mapa de distribuição de equipamentos públicos e edificações relevantes; mapa de hierarquia viária e conectividade da malha; mapa de fluxos principais (veículos, pedestres e ciclistas); mapa de condições de acesso através de transporte público e modais ativos; mapa de zoneamento; mapa de população residente; mapa de densidade e mapa de renda média.

Na Figura 2.7 você pode visualizar um mapa que mostra a análise do fluxo de pedestres.

Figura 2.7 | Mapa de fluxo de pedestres

O planejamento urbano pode ser definido como análise de projetos de espaços construídos.

Aliado a essas análises espaciais da morfologia, você propõe duas pesquisas adicionais que procuram correlacionar as temáticas estudas a fim de estabelecer diretrizes e ações de intervenção sobre a paisagem e área de projeto, são elas a análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) e a análise das unidades de paisagem, dando origem aos mapeamentos síntese: mapa de pontos fortes e fracos e mapa de unidades de paisagem.

Para a produção do caderno de diagnósticos, você define que os dados levantados na leitura urbana sobre as temáticas da legislação urbanística, demografia, morfologia urbana e problemáticas e potencialidades, devem ser complementados por informações sobre o histórico do processo de urbanização da cidade e do entorno da área de intervenção, os aspectos econômicos municipais e os condicionantes socioambientais ao projeto de intervenção, bem como a análise das unidades de paisagem. Após participar de todas as fases do projeto, você pode conhecer e aplicar os métodos para levantamento e leitura urbana que possibilitam a identificação das aptidões e condicionantes locais, aplicando-os na análise urbana e na elaboração de diagnóstico urbanístico. Dessa forma, você pode aprender a realizar uma leitura urbana da área de intervenção e identificar as condicionantes socioambientais existentes, de forma a embasar as análises urbanas e a elaboração do diagnóstico urbanístico da área.

Avançando na prática

Apoio à elaboração de Plano Diretor Municipal

Descrição da situação-problema

Você trabalha em uma consultoria de planejamento urbano que costuma elaborar diagnósticos urbanísticos para subsidiar a revisão de instrumentos de planejamento municipal, como Planos Diretores, Planos de Mobilidade e Planos de Habitação. Recentemente, a empresa foi contratada para elaborar um diagnóstico urbano de um município de pequeno porte que iniciou um processo participativo de elaboração de seu Plano Diretor Municipal. Considerando que a cidade apresenta poucos conflitos em relação à mobilidade urbana, ocupações irregulares e assentamentos em áreas de risco e tem como principal característica o grande vínculo com a produção rural, sua consultoria deverá definir questões centrais que precisam ser consideradas para o diagnóstico do município. Quais dimensões precisam ser consideradas? Quais particularidades podem ser englobadas?

Resolução da situação-problema

O diagnóstico urbano deve promover uma leitura ampla da cidade, a fim de caracterizá-la e orientar a definição de diretrizes para o planejamento urbano. Os aspectos básicos que precisam ser tratados, em um estudo como esse de uma forma geral, englobam aspectos geográficos, sociais, econômicos, ambientais, legislativos e demográficos. Frente a relação próxima entre o espaço urbano e rural, é essencial considerar a totalidade do território nas análises, identificando as áreas produtivas, o limite do perímetro urbano, a evolução da ocupação e seus vetores de crescimento. As questões ambientais também tendem a ser mais sensíveis em áreas com grande relação com o espaço rural, assim, a delimitação das áreas de preservação e seu papel enquanto condicionante à ocupação deve ser considerada. A caracterização do sistema de espaços livres também assume uma grande importância em cidades de menor porte, pela potencialidade de articulação do sistema à conservação ambiental e também pela abundância desses espaços na esfera privada, em função da presença, por exemplo, de quintais, jardins e terrenos produtivos dentro do espaço urbano. Em relação ao traçado do sistema viário e o parcelamento, podem ser mantidas análises básicas, como a hierarquia viária e o uso e ocupação do solo, sendo também importante identificar as centralidades e sua relação com a dinâmica da cidade. Por fim, o contexto regional pode ser de grande importância para cidades localizadas em uma rede urbana distante de grandes centros, uma vez que se distribuem fluxos e funções entre vários centros.

Faça valer a pena

1. “(...) para fazer o inventário de uma realidade, não partimos da coleta de dados, mas sempre da pergunta transversal ao planejamento: para quê? E, quando respondemos a essa pergunta (...), já lançamos as bases analíticas que devem ser utilizadas” (DUARTE, 2012, p. 30). Analise as afirmações: ( ) O diagnóstico urbano pode ser dividido nas etapas de inventário e análise. ( ) O diagnóstico é a análise de uma situação, compondo um cenário da realidade existente. ( ) As análises desenvolvidas no diagnóstico urbano não dependem dos dados coletados. ( ) Ao final do diagnóstico devemos conhecer com segurança a situação atual da cidade e como ela chegou até este ponto.

A partir do texto anterior e dos conceitos apontados por Duarte, assinale V para verdadeiro e F para Falso:

a) V – V – V – V. b) V – V – F – V. c) V – F – F – V. d) F – V – F –V. e) F – V – V – F.

2. Uma cidade com imaginabilidade (aparente, legível ou visível), nesse sentido, pareceria bem formada, distinta, memorável; convidaria os olhos e ouvidos a uma maior atenção e participação. (Adaptado de Lynch, 1997). Sobre os conceitos principais estabelecidos por Lynch, é possível afirmar: I. O conceito de legibilidade pode ser entendido como a facilidade com que cada uma das partes da cidade pode ser reconhecida e organizada em um padrão coerente. II. A percepção ambiental pode ser analisada segundo três componentes: estrutura, identidade e imaginabilidade. III. O conceito de estrutura aponta que a imagem da cidade deve incluir o padrão espacial ou a relação do objeto com o observador e também entre o objeto e os demais objetos. IV. O conceito de identidade se refere à qualidade de um objeto físico que lhe dá uma alta probabilidade de evocar uma imagem forte em qualquer observador.

Assinale a alternativa que apresenta as sentenças corretas: a) I, II, III, IV. b) II e IV. c) I e III. d) I, II e IV. e) I e II.

3. A Unidade de paisagem pode ser definida como um recorte territorial que apresenta homogeneidade de configuração, caracterizada pela disposição e dimensão similares dos elementos definidores da paisagem: o suporte físico, a estrutura e o padrão de drenagem, a cobertura vegetal e a forma de ocupação. (Adaptado de Silva, 2012). Considerando os conceitos relacionados as Unidade de Paisagem e a imagem a seguir, analise as seguintes proposições: I. A partir da imagem é possível definir três unidades de paisagem: montanhas, mancha urbanizada e área verticalizada. II. A partir da imagem é possível definir quatro unidades de paisagem. III. A partir da imagem é possível definir cinco unidades de paisagem.

IV. As imagens aéreas e vistas panorâmicas permitem uma visão abrangente das diferentes paisagens e sua dinâmica, o que permite a percepção de elementos físicos e transformações antrópicas e a definição de unidades de paisagens. V. As unidades de paisagem devem considerar todo o meio urbano como uma mancha homogênea.

O planejamento urbano pode ser definido como análise de projetos de espaços construídos.

Fonte: iStock.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas.

a) III e IV. b) I e V. c) II e IV. d) I, IV e V. e) Apenas III.

ALVIM, Angélica Benatti. Direito à cidade e ao ambiente na metrópole contemporânea. O projeto “Cantinho do Céu” na represa Billings, São Paulo. Arquitextos, São Paulo, ano 12, n. 135.03, Vitruvius, jul. 2011 http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/12.135/4015. Acesso em: 15 jan. 2019.

AMORIM, Nayara; COCOZZA, Glauco. As unidades de paisagem enquanto ferramenta de diagnóstico urbano ambiental e zoneamento da paisagem. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, v. 23, n. 33, 2º sem., p. 132-153, 2016. Disponível em http://periodicos.pucminas.br/ index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/15695. Acesso em: 16 jan. 2019.

ARAÚJO, Suely Mara Vaz Guimarães de; GANEM, Roseli Senna. A nova lei florestal e a questão urbana. In: SILVA, Ana Paula Moreira da; MARQUES, Henrique Rodrigues; SAMBUICHI; Regina Helena Rosa (Org.). Mudanças no código florestal brasileiro: desafios para a implementação da nova lei. Rio de Janeiro: Ipea, 2016. p. 107-124.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.

AZEVEDO Ruy Emmanuel Silva de; OLIVEIRA, Vládia Pinto Vidal de. Reflexos do novo Código Florestal nas Áreas de Preservação Permanente urbanas. Desenvolvimento e Meio ambiente, v. 29, p. 71-91, abr. 2014. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/made/article/ viewFile/32381/22438. Acesso em: 15 jan. 2019.

BARROS, Paula; BENTLEY, Ian. Questões globais, respostas locais: projeto colaborativo em Betim Global issues, local responses: Collaborative design in Betim. Betim: IPPUB, 2012. 71 p.

BITAR, Omar Yazbek; FREITAS, Carlos Geraldo Luz de; MACEDO, Eduardo Soares de. Guia Cartas geotécnicas: orientações básicas aos municípios. São Paulo: IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, 2015. [Livro eletrônico]. Disponível em: http://www.ipt. br/guia_cartas_geotecnicas.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019.

BRASIL. Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965. Institui o novo Código Florestal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 set. 1965. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/ fed/lei/1960-1969/lei-4771-15-setembro-1965-369026-publicacaooriginal-1-pl.html Acesso em: 15 jan. 2019.

BRASIL. Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979. Dispõe sobre o Parcelamento do Solo Urbano e dá outras Providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 1979. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6766.htm. Acesso em: 15 jan. 2019.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 15 jan. 2019.

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 jul. 2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/ LEIS_2001/L10257.htm. Acesso em: 15 jan. 2019.

BRASIL. Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nos 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de

22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nos 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória no 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 mai. 2012a. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm. Acesso em: 15 jan. 2019.

BRASIL. Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - PNPDEC; dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil - SINPDEC e o Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil - CONPDEC; autoriza a criação de sistema de informações e monitoramento de desastres; altera as Leis nos 12.340, de 1º de dezembro de 2010, 10.257, de 10 de julho de 2001, 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.239, de 4 de outubro de 1991, e 9.394, de 20 de dezembro de 1996; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 abr. 2012b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20112014/2012/Lei/L12608.htm. Acesso em: 15 jan. 2019.

BRASIL. Lei nº 10.932, de 3 de agosto de 2004. Altera o art. 4º da Lei nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 ago. 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.932.htm. Acesso em: 15 jan. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.465, de 11 de julho de 2017. Dispõe sobre a regularização fundiária rural e urbana, sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária e sobre a regularização fundiária no âmbito da Amazônia Legal; institui mecanismos para aprimorar a eficiência dos procedimentos de alienação de imóveis da União; e altera Leis. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 jul. 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato20152018/2017/Lei/L13465.htm. Acesso em: 15 jan. 2019.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Labur Edições, 2007.

CUSTÓDIO, Vanderli et. al. Espaços livres públicos nas cidades brasileiras. Revista Geográfica de América Central, v. 2, n. 47E, 2011. Disponível em: http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/ geografica/article/view/2201/0. Acesso em: 16 jan. 2019.

DEL RIO, Vicente. Introdução ao desenho urbano no processo de planejamento. São Paulo: Pini, 1990.

DUARTE, Fabio. Planejamento urbano. Curitiba: InterSaberes, 2012. (Série Gestão Pública).

FERRARA, Lucrécia D’Aléssio. Leitura sem palavras. 3. ed. São Paulo: Ática, 1993.

GREENBERG, Fernando Guajará; OLIVEIRA, Roberto de; LOCH, Carlos. Avaliação temporal da Legislação cadastral brasileira. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO. Anais... Florianópolis. Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.

GORSKI, Maria Cecília Barbieri. Rios e cidades: rupturas e reconciliações. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017. [Senac Editora Digital]. Disponível em: http://cdn-html5.s3.amazonaws. com/new-client/senac/index.html?#biblioteca/users/115334. Acesso em: 25 out. 2018.

HÖLLERMANN, Alexandre Engel Budiner; et al. Distrito em cena, 1º lugar Concurso Universitário de Urbanismo URBAN21. 2015. Disponível em: https://www.arcoweb.com.br/ projetodesign/arquitetura/urban-21-primeiro-lugar-distrito-em-cena. Acesso em: 16 jan. 2019.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, [s.d.]. Disponível em: https://houaiss.uol.com.br. Acesso em: 16 jan. 2019.

HULSMEYER, Alexander F. A cidade através dos seus sistemas de espaços livres: estrutura e configuração da paisagem urbana: um estudo de caso em Umuarama-PR. 2014. 323 f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/ disponiveis/16/16135/tde-28072014-161251/pt-br.php. Acesso em: 16 jan. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Atlas Digital - Brasil 1 por 1. 2018a. Disponível em: http://mapasinterativos.ibge.gov.br/atlas_ge/brasil1por1.html. Acesso em: 15 jan. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA – IBGE. Sinopse por setores – Censo 2010. 2018b. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/sinopseporsetores. Acesso em: 15 jan. 2019.

LAMAS, José Manuel Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

LEONELLI, Gisele Cunha Viana. A Construção da Lei Federal de Parcelamento do Solo Urbano 6.766: debates e propostas do início do séc. XX a 1979. 2010. 294 f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo. Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos, 2010.

LIMA, Maria Lucia Cavendish Cavalcanti. Uma questão de método: análise urbanística e diagnóstico integrado de assentamentos precários. 2006. 163 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo. 2006.

LIMA, Maria Lucia Cavendish Cavalcanti; SOMEKH, Nadia. Análise urbanística e diagnóstico de assentamentos precários: um roteiro metodológico. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 13, n. 1, p. 109-127, jan./mar. 2013.

LOCH, Carlos; ERBA, Diego Alfonso. Cadastro técnico multifinalitário: rural e urbano. Cambridge: Lincoln Institute of Land Policy, 2007.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MARICATO, Ermínia. O impasse da política urbana no Brasil. Petrópolis: Vozes, 3. ed. 2014.

MASALA, Elena; PENSA, Stefano. O papel da visualização no planejamento urbano: uma abordagem a partir dos conceitos por trás da imagem espacial. In: MOURA, Ana Clara Mourão (Org.). Tecnologia de Geinformação para representar e planejar o território urbano. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2016. p. 35-60.

MAZIERO, Lucia Teresinha Peixe; BONAMETTI, João Henrique. Comunicação do espaço urbano. Signos da paisagem. Arquitextos, São Paulo, ano 16, n. 186.01, Vitruvius, nov. 2015. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/16.186/5831. Acesso em: 15 jan. 2019.

NUNES, Mônica Balestrin. Cartografia e paisagem: o mapa como objeto de estudo. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 65, p. 96-119, dez. 2016.

PANERAI, Philippe. Análise Urbana. Brasília: Editora Universidade de Brasília. 2006. (Coleção arquitetura e urbanismo).

PIPPI, Luis Guilherme; LIMBERGER, Lucienne Rossi Lopes; LAZAROTTO, Gerusa. Recursos para representação e análise da paisagem. Paisagem Ambiente: ensaios, São Paulo, n. 25, p. 105 – 126, 2008. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/paam/article/view/105782. Acesso em: 16 jan. 2019.

ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei - legislação, política urbana e territórios na Cidade de São Paulo. São Paulo: Studio Nobel: Fapesp, 1997.

ROSSETTO, Adriana Marques. Proposta de um sistema integrado de gestão do ambiente urbano (SIGAU) para o desenvolvimento sustentável de cidades. 2003. 413 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003. Disponível em: http://www.grupoge.ufsc.br/publica/ adriana.pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.

SABOYA, Renato T. Analisando os usos do solo. Urbanidades. 19 ago. 2007. Disponível em: https://urbanidades.arq.br/2007/08/analisando-os-usos-do-solo/. Acesso em: 14 jan. 2019.

SABOYA, Renato T. Planejamento estratégico de cidades – parte 1, parte 2 e parte 3. Urbanidades. 29 maio 2008, 5 jun. 2008, 12 jun. 2008. Disponível em: http://urbanidades.arq.br/?s=Planeja0 mento+estrat%C3%A9gico+de+cidades+%E2%80%93+parte+2. Aceso em: 15 jan. 2019.

SÃO PAULO. Prefeitura do Município. Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Caderno de propostas dos planos regionais das subprefeituras: quadro analítico – Mooca. São Paulo: PMSP/SMDU, 2016. Disponível em: https://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/ uploads/2018/02/QA-MO.pdf. Acesso em: 16 jan. 2019.

SARAIVA, André Filipe Pereira. A análise morfológica como suporte ao planeamento urbano. O caso de estudo da Porta de Cascais. Dissertação (Mestrado) - Instituto Superior Técnico de Lisboa. Lisboa, Portugal. 2015.

SEPE, Patricia Marra; PEREIRA, Hélia Maria Santa Bárbara; BELLENZANI, Maria Lucia. O novo Código Florestal e sua aplicação em áreas urbanas: uma tentativa de superação de conflitos? In: III SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O TRATAMENTO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM MEIO URBANO E RESTRIÇÕES AMBIENTAIS AO PARCELAMENTO DO SOLO. Anais... Belém: ANPUR/UFPA, 2014. Disponível em: http://anpur.org.br/app-urD bana-2014/anais/ARQUIVOS/GT2-243-120-20140710190757.pdf. 15 jan. 2019.

SILVA, Jonathas Magalhães Pereira da. Unidade de paisagem e o estudo da forma urbana: reflexões sobre suas contribuições para o campo disciplinar da arquitetura e urbanismo. In: VII COLÓQUIO QUAPÁ-SEL, 2012, Campo Grande - MS. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2012. Disponível em: http://quapa.fau.usp.br/wordpress/vii-coloquio-quapa-sel-campo-grandems-2012/. Acesso em: 16 jan. 2019.

SOUZA, Conrado Blanco de; MACEDO, Silvio Soares. APPs Fluviais Urbanas e Sistemas de Espaços Livres: O papel da legislação ambiental na configuração do espaço urbano à beira d’água. In: III SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE O TRATAMENTO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE EM MEIO URBANO E RESTRIÇÕES AMBIENTAIS AO PARCELAMENTO DO SOLO. Anais... Belém: ANPUR/UFPA, 2014. Disponível em: http://anpur.org.br/app-uri bana-2014/anais/ARQUIVOS/GT3-267-109-20140530181926.pdf. Acesso em: 15 jan. 2019.

Como pode ser definido o planejamento urbano?

O que é planejamento urbano? Na teoria, o planejamento urbano é um processo de elaboração de soluções que visam tanto melhorar ou requalificar uma área urbana já existente, como também criar uma nova urbanização em determinada região.

Quais as 4 etapas do planejamento urbano?

Definição de alternativas (cursos de ação) Avaliação das alternativas. Seleção das alternativas. Implementação.

Qual a principal ferramenta do planejamento urbano?

Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano: o Instrumento Básico da Política Urbana.

O que é uma análise urbana?

A análise urbanística é composta por um conjunto de estudos temáticos dos padrões morfológicos, onde cada tema representa um fator que caracteriza o espaço e contribui com informações para a síntese de cada dimensão urbanístico-ambiental que está sendo estudada.