Qual a diferença do açucar de confeiteiro para o refinado

As diferenças entre os tipos de açúcar são notáveis no gosto, na cor e também na composição nutricional de cada tipo. Quanto mais escuro o tipo do açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem.

No açúcar refinado os graus são finos e ele é fácil de diluir e misturar.

No açúcar confeiteiro os grãos são ultrafinos e com isso ainda mais fáceis de diluir e misturar. Por ter os grãos mais finos, esse açúcar se torna mais indicado para várias receitas.

  • Diferença entre açúcar refinado e cristal
  • Diferença entre menu e cardápio
  • Diferença entre trattoria e ristorante
  • Diferença entre lanchonete e cantina
  • Diferença entre lanche e merenda

Skip to content

  • Panificadora
  • Coffee Break
  • Contato
  • Blog
  • Delivery

Home/Blog/Qual é a diferença entre o açúcar de confeiteiro e o açúcar refinado?

Qual é a diferença entre o açúcar de confeiteiro e o açúcar refinado?

Está tentando preparar uma sobremesa e não sabe exatamente que diferença existe entre o açúcar de confeiteiro e o açúcar refinado?

Não se preocupe, trata-se de uma dúvida comum e cotidiana, já que existem vários tipos de açúcar e nem todos são iguais. Por isso, em umComo queremos dar uma mão e explicar a você com detalhes qual é a diferença entre o açúcar de confeiteiro e o açúcar refinado.

Açúcar de confeiteiro

O açúcar de confeiteiro é um tipo de açúcar pulverizado que se usa normalmente na preparação de sobremesas e na confeitaria em geral. Este tipo de açúcar passou por um processo de moagem que dá como resultado um açúcar em pó muito fino, por isso costuma se usar como decoração e não tanto para adoçar.

O nome de açúcar de confeiteiro foi tomado da expressão francesa “sucre glace” que se pronuncia /glas/, ainda vale destacar que também recebe outros nomes como: açúcar glacê, açúcar pulverizado, açúcar impalpável, açúcar flor, açúcar nevado ou glaçúcar.

Além de comprá-lo já preparado, é possível fazer açúcar de confeiteiro caseiro de forma rápida e simples.

Açúcar refinado

O açúcar refinado, também chamado de açúcar branco, açúcar comum, açúcar de mesa, trata-se de sacarose que se obtém da cana doce, da beterraba ou outros vegetais. O resultado do processo de refinamento são pequenos grãos de cor branca em seu estado puro e seu sabor é muito doce.

Apesar de ser granulado, dissolve-se em líquidos assim como ao usá-lo na preparação de sobremesas e outras receitas. Além disso, caso o açúcar não tenha sido refinado, se tratará de açúcar mascavo;

Quais são as propriedades do açúcar mascavo ?

Entre as propriedades do açúcar mascavo encontram-se minerais como o potássio, o ferro, o magnésio e o cálcio. Isto se deve ao melaço (mel de cana) que contém o açúcar mascavo, e segundo os experientes se situa entre 5 e 10%. No entanto, as quantidades destes minerais são tão pequenas, que não podemos considerar o açúcar mascavo como um alimento completo, já que nosso organismo precisa de muitos mais minerais.

Outras propriedades do açúcar mascavo são a vitamina A, B, C, D e E. Como dissemos antes, as vitaminas que este alimento contém são muito baixas e em nenhum caso são suficientes para cobrir as necessidades de nosso organismo. Para ter uma ideia, o açúcar mascavo tem, por exemplo, 0,01 mg. de vitamina B1. Isto são muito poucas vitaminas!

Certamente que você também se surpreende ao descobrir que o açúcar mascavo contém fibra e aminoácidos. Propriedades do açúcar mascavo que o convertem em uma opção bem mais saudável que o açúcar branco.

E saiba também que este tipo de açúcar contém carboidratos, ainda que em poucas quantidades. Esquecemos de mencionar algo importante? Nesse caso, não se esqueça de comentar em nosso artigo, quais outras propriedades do açúcar mascavo você conhece?

Fonte: comida.umcomo.com.br

A confeitaria especializou-se tanto que, ao longo dos tempos, criou novos produtos.

Cozinhar é uma ciência. Quem gosta de fazer esse tipo de coisa, precisa conhecer bem os tipos de produtos que o mercado oferece. Isso ajuda a não errar nas receitas. O açúcar é um ingrediente vital na produção de doces. Do processo de fabricação do açúcar, origina-se vários tipos de açúcar.

Vários termos realmente geram dúvidas, especialmente, por que a própria indústria, muitas vezes, usa de maneira equivocada e confunde o próprio consumidor. Esse é o caso dos tipos de açúcar que existem no mercado.

Leia também

  • Como fazer cupcake sem grudar na forma?
  • Forma de silicone: guia de como usar

Entender os termos da gastronomia, faz com que possamos usar os ingredientes sem medo. E, muitas vezes, até descobrimos que pode não fazer tanta diferença em usar um ou outro tipo de açúcar para determinadas receitas, por exemplo.

Qual a diferença do açucar de confeiteiro para o refinado

O açúcar de confeiteiro e o açúcar impalpável são dois dos açúcares usados por confeiteiros e, principalmente, por aqueles que gostam de fazer belos e saborosos cupcakes. (Foto: Cook Think)

Qual a diferença entre o açúcar de confeiteiro e o açúcar impalpável?

O açúcar de confeiteiro e o açúcar impalpável diferem-se no tamanho do grânulo de açúcar (cristal) e na composição.

O açúcar de confeiteiro é um tipo utilizado em padarias, confeitarias (e afins). Esse açúcar é caracterizado por possuir textura ultra-fina, muito branco e macio. Possui grau de granulação de pó, lembra talco. Dissolve-se muito rapidamente e não dá “pedras” de açúcar. Na prática, não vejo muita diferença na definição desse tipo de açúcar para o refinado. Concorda?

O açúcar impalpável possui até 3% de amido de milho em sua composição (tem pacote que 1%, outros 2%, depente do fabricante). Esse amido já vem misturado no pacote pela empresa fabricante. Esse açúcar também é muito usado em padarias, confeitarias e afins. O amido ajuda a tirar a umidade do açúcar e não deixa esse açúcar ficar unido. Há quem diga que ele é mais fino que o açúcar de confeiteiro, o que propicia uma mistura mais homogênea ainda. Com isso, ele não absorve a gordura do doce. Por isso, ele é ideal para jogar em cima de doces, coberturas (inclusive cobertura de cupcakes), glacês.

Qual a diferença do açucar de confeiteiro para o refinado

Açúcar impalpável polvilhado. Veja como ele dá uma textura única à cobertura, tornando ela ainda mais perfeita. (Foto: Wikimedia Commons)

No exterior, o termo açúcar de confeiteiro é o que é usado no lugar de açúcar impalpável. Ou seja, pelas bandas de lá, confeiteiro ou impalpável quer dizer um mesmo tipo de açúcar. E o confeiteiro é o que tem amido também.

A indústria alimentícia no Brasil tem usado muito a definição açúcar de confeiteiro para designar o açúcar impalpável. Já vi isso em vários sacos de açúcar. Na prática, só é preciso olhar se a composição possui amido de milho. Geralmente, se tiver, é impalpável.

Conseguimos até uma receita de açúcar impalpável. Veja abaixo:

Usar açúcar de confeiteiro ou impalpável?

A distinção entre o açúcar refinado e o açúcar de confeiteiro não é nítida mesmo no mercado e gera muitas confusões. Eu fico confusa várias vezes. Os consumidores se irritam com essa falta de clareza.

Quando uma receita pedir o impalpável, considere sempre que você deve escolher o que possui amido de milho na composição e que isso é um importante fator na receita.

Agora, em muitos casos, no meio de uma massa de cupcake, dá para usar esse, o de confeiteiro e o refinado… Vamos testar e experimentar, meu povo! Cozinha é pesquisa!

Quero saber o que você pensa! O que acha sobre essas definições? Possui alguma dica para definir melhor esses termos? Conte-me!

Assuntos

  • Diferença entre açúcar confeiteiro açúcar impalpável
  • Usar açúcar de confeiteiro ou impalpável

Pode substituir o açúcar de confeiteiro pelo o refinado?

Açúcar de Confeiteiro: Também é ótimo para a substituição, porém deve ser usado 1 e 3/4 de açúcar de confeiteiro para cada 1 xícara de açúcar comum.

Qual é a diferença entre açúcar refinado e açúcar de confeiteiro?

A principal diferença do açúcar de confeiteiro para o refinado é que ele tem uma textura ainda mais fina, é bem branquinho (semelhante ao talco) e se dissolve ainda mais facilmente no preparo de receitas.

Pode usar açúcar de confeiteiro para adoçar?

O açúcar de confeiteiro é um tipo de açúcar pulverizado que se usa normalmente na preparação de sobremesas e na confeitaria em geral. Este tipo de açúcar passou por um processo de moagem que dá como resultado um açúcar em pó muito fino, por isso costuma se usar como decoração e não tanto para adoçar.

O que significa açúcar confeiteiro?

Muito parecido com o açúcar refinado. É caracterizado pela granulação muito pequena dos grãos, muito fino, branco e macio. Dissolve-se bem fácil e não deixa “pedras”, e por isso é excelente para algumas receitas.