O que são as transformações químicas e físicas Cite um exemplo de cada?

Todos os dias e em todos os lugares podemos observar transformações nos materiais ao nosso redor e até mesmo dentro de nós. A digestão dos alimentos, o amadurecimento das frutas, o cozimento dos alimentos, o enferrujamento do ferro, a queima de um papel, a efervescência de um antiácido e o derretimento do gelo são apenas alguns exemplos das muitas transformações da matéria que ocorrem o tempo todo.

Essas transformações são chamadas na química de fenômenos e indicam qualquer mudança que ocorrer em um material, não precisa ser algo extraordinário e nem mesmo visível a olho nu, pois podem ocorrer mudanças microscópicas.

As transformações ou fenômenos podem ser classificados em dois tipos:

  • Fenômenos Físicos: Não alteram a constituição da matéria.

É uma transformação passageira e reversível, pois apesar de o material sofrer alterações na sua forma, tamanho, aparência ou estado físico, ele continua sendo constituído das mesmas substâncias químicas.

A maioria dos fenômenos físicos corresponde a mudanças de estado físico. Veja um exemplo e entenda por que a constituição da substância não muda.

O gelo é constituído de moléculas de H2­O com volume e forma constantes. Isso ocorre porque suas moléculas estão em posições fixas, formando um retículo cristalino. Quando o gelo derrete, isto é, sofre uma fusão, muda para o estado líquido, que também é constituído de moléculas de H2­O, sendo, portanto, a mesma substância. Porém, houve uma transformação física, pois agora ela tem volume constante, mas forma variável. Isso se dá porque suas moléculas possuem maior liberdade de movimentação.

O que são as transformações químicas e físicas Cite um exemplo de cada?

Outros exemplos de fenômenos físicos são:

O que são as transformações químicas e físicas Cite um exemplo de cada?

  • Fenômenos Químicos: São aqueles em que a constituição do material muda.

Eles são considerados permanentes e irreversíveis. O material ou os materiais presentes no sistema inicial são transformados em outra substância ou em outras substâncias. Por exemplo, quando fritamos o ovo, a sua aparência, cor, dureza, densidade e outras características que são percebidas a olho nu mudam. Isso é consequência da transformação dos materiais presentes no ovo cru.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Grande parte das transformações químicas pode ser percebida visualmente. A formação de uma nova substância pode ser identificada pelos seguintes fenômenos:

O que são as transformações químicas e físicas Cite um exemplo de cada?

Entretanto, a ausência desses sinais não significa que não ocorreu uma transformação química, pois algumas ocorrem sem que haja mudança perceptível entre o estado inicial e o final. Para se ter certeza de que ocorreu a transformação química é necessário isolar os materiais obtidos e verificar suas propriedades específicas, como densidade, pontos de ebulição e fusão, solubilidade e outras.

Os fenômenos químicos são também denominados de reações químicas, pois as moléculas iniciais, denominadas de reagentes, são quebradas e seus átomos se rearranjam em novas moléculas, que são denominadas de produtos. Veja como isso é diferente do que ocorre nos fenômenos físicos, por meio do exemplo da combustão do carvão:

O carvão (C) reage com o oxigênio do ar (O2) formando gás carbônico (CO2) e liberando calor para o meio:

O que são as transformações químicas e físicas Cite um exemplo de cada?

Observe que as moléculas iniciais foram quebradas e formou-se uma nova molécula. Para entender mais sobre as reações químicas e como representá-las por meio de equações químicas, leia os artigos abaixo:

  • Equações químicas

  • Classificação das Reações Químicas

  • Tipos de Reações Inorgânicas

Aproveite para conferir nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Um aspecto importante da Química é identificar as transformações sofridas pelas substâncias. Tais transformações da matéria são chamadas de fenômenos, e não precisam ser fatos extremamente impressionantes, como ocorre no dia a dia quando usamos essa palavra. Em Química, trata-se apenas de qualquer mudança que ocorra com a matéria.

Considere, por exemplo, que amassemos uma lata de alumínio. Esse é um fenômeno, pois a aparência, tamanho e formato da lata foram modificados. Entretanto, a sua constituição continua sendo a mesma, ou seja, continua sendo formada por uma liga de alumínio.

Nesse caso, temos, portanto, um fenômeno físico, que pode ser definido da seguinte forma:

Fenômeno físico é toda alteração na estrutura física da matéria, tais como forma, tamanho, aparência e estado físico, mas que não gere alteração em sua natureza, isto é, na sua composição.

Veja mais exemplos de fenômenos físicos:

  • Amassar um papel;
  • Quebrar um copo de vidro;
  • Ferver a água;
  • Produção de joias, em que se transforma, por exemplo, uma barra de cobre em fios;
  • Dissolução do açúcar em água;
  • Congelamento da água;
  • Transformação de tecido em roupas;
  • Triturar o carvão para obter o carvão ativo;
  • Aquecer uma panela de alumínio.

O que são as transformações químicas e físicas Cite um exemplo de cada?

As mudanças de estados físicos da água são fenômenos físicos

Fenômenos químicos ocorrem quando há alteração da natureza da matéria, isto é, da sua composição.

Dizemos que ocorreu uma reação química, pois novas substâncias foram originadas.

Por exemplo, considere uma lata de ferro que é deixada por alguns dias ao ar livre. Com o tempo, ela começa a enferrujar. Nesse caso, não foram alteradas apenas as características físicas do material, mas sim as químicas, pois a ferrugem é uma nova substância que foi formada em uma reação de oxidação e que possui propriedades bem diferentes das do ferro que constituía originalmente a lata.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são as transformações químicas e físicas Cite um exemplo de cada?

Lata enferrujada – um fenômeno químico

As substâncias iniciais são chamadas de reagentes, e as finais são os produtos.

Outros exemplos de fenômenos químicos ou reações químicas são:

  • Queima de papel;
  • Alimento decompondo-se no lixo;
  • Queima do carvão;
  • Produção de queijo a partir do leite;
  • Queima de combustíveis no motor dos automóveis;
  • Fotossíntese realizada pelas plantas;
  • Azedamento do leite.

Esses fenômenos químicos podem ser identificados por uma ou mais de uma das manifestações a seguir:

  • Liberação de energia na forma de calor, luz etc. – Como ocorre quando queimamos o álcool;

O que são as transformações químicas e físicas Cite um exemplo de cada?

Álcool queimando – liberação de luz e calor

  • Liberação de gases: Como quando colocamos um comprimido antiácido na água e ocorre a sua efervescência;

O que são as transformações químicas e físicas Cite um exemplo de cada?

Antiácido efervescente – fenômeno químico

  • Mudança de cor: Como ocorre na queima do papel;

O que são as transformações químicas e físicas Cite um exemplo de cada?

Papel queimado - houve mudança de cor e é um fenômeno químico

  • Formação de um sólido: Por exemplo, quando misturamos nitrato de chumbo e iodeto de potássio, ocorre a formação de um precipitado amarelo, o iodeto de chumbo.

O que são as transformações químicas e físicas Cite um exemplo de cada?

Formação de precipitado de iodeto de chumbo

O que e transformação química e física dê exemplos?

Por exemplo, o derretimento do gelo é um fenômeno físico, pois embora tenha mudado de estado a matéria continua sendo água. A queima da madeira é um fenômeno químico, que ocorre por meio de uma reação de combustão enquanto a madeira (combustível) inflama.

O que e uma transformação física Cite um exemplo?

As mudanças de estado físico (fusão, vaporização, sublimação, solidificação e condensação) são exemplos de transformações físicas pois não há formação de novas substâncias.

O que e uma transformação química exemplos?

Transformações químicas são ações que resultam na formação de novas substâncias. Além da mudança de estado, as variações de cheiro, de cor, de densidade e de temperatura podem ser evidências de transformações químicas. Nelas podem acontecer explosão e liberação de gases.

Como são as transformações físicas?

As transformações físicas são aquelas que ocorrem sem que se formem novas substâncias. Os seja, as substâncias continuam a ser as mesmas, poderão apenas estar mais divididas, por exemplo, ou mudarem de estado físico. Exemplos de transformações físicas: Um papel que se rasga.