Como o programa Jovem Aprendiz pode ajudar você no mercado de trabalho?

O Programa Jovem Aprendiz foi criado para incentivar e inserir os jovens no mercado de trabalho, contribuindo para uma boa formação profissional e experiência. Atualmente, este programa é lei e as empresas devem, sim, incentivá-lo.

E os benefícios não são apenas para os jovens, que já ingressam no mercado de trabalho cedo. Há também diversas vantagens para as empresas contratantes.

Segundo um estudo realizado pela CNN Brasil, a oferta de vagas do Programa Jovem Aprendiz aumentou 225% no ano de 2021 em relação à 2020.

Pensando nisso, selecionamos as 4 principais vantagens do Programa Jovem Aprendiz para as empresas, que você confere a seguir!

Boa leitura!

Novas oportunidades para a empresa

O Programa Jovem Aprendiz é responsável por diversas vantagens de longo prazo à empresa, já que o jovem contratado poderá, consequentemente, ser adequado ao perfil da empresa e contratado futuramente.

Isso permite uma melhor análise de contratação, já que estes jovens poderão se tornar veteranos lá dentro, alinhando-se cada vez mais com a cultura organizacional e podendo ser promovidos de acordo com o rendimento.

Dessa forma, é muito vantajoso contratar um jovem que, futuramente, poderá ser promovido e poderá crescer dentro da empresa. Além disso, a imagem social da marca será notada consideravelmente.

Isso porque, com um Programa Jovem Aprendiz regularmente incentivado, novas oportunidades de contratação aumentarão o alcance da empresa, assim como a imagem da marca.

Outro ponto importante a destacar é a aprendizagem oferecida ao jovem; e, sim, ela não traz benefícios apenas ao aprendiz.

Com um jovem contratado logo cedo, como um de seus primeiros empregos, se não o primeiro, este seguirá mais fácil e corretamente as normas da empresa, além de compreender rapidamente a necessidade de seu trabalho.

Por isso, um treino bem executado pode motivar e incentivar os aprendizes a serem melhores no trabalho e a executarem tarefas de acordo com as normas da empresa, sendo vistos como produtivos e eficientes.

Redução de gastos e taxas

Além dos benefícios a longo prazo, vale destacar a importância da redução de gastos e taxas resultantes de algumas normas previstas em lei.

Mas antes de entendermos essa importância, é importante verificar se a sua empresa tem a obrigação de incentivar o programa. Caso seja e não esteja sendo realizado, você pode estar sujeito à multa. Portanto, empresas que possuam mais de sete funcionários atuando devem ter na equipe 5% no setor de aprendizagem.

O Programa Jovem Aprendiz é repleto de incentivos fiscais. Vejamos:

– Redução do FGTS: o pagamento do FGTS no Programa Jovem Aprendiz é bem menor, tendo como valor 2% do salário;

– Ausência do pagamento de multa rescisória;

– Não é necessário aviso prévio remunerado.

Depois de analisar todas essas vantagens, ficou claro que a contratação de aprendizes é, sim, vantajosa para a empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

A contratação permite alinhar futuros funcionários à cultura da empresa, além de reduzir taxas, evitar pagamento de multa por descumprimento da lei e, é claro, contribuir com a cultura da marca.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo sobre rotinas trabalhistas, gestão de funcionários e muito mais.

Como o programa Jovem Aprendiz pode ajudar você no mercado de trabalho?

Como me destacar no mercado de trabalho e conseguir uma vaga de jovem aprendiz? Para entender sobre esse tema, é necessário entender como o programa funciona. O programa Jovem Aprendiz tem como público-alvo jovens de 14 a 24 anos que estejam matriculados em uma instituição de ensino e que procuram uma primeira oportunidade de emprego.

Além de ajudar jovens na complicada inserção no mercado de trabalho, o programa Jovem Aprendiz auxilia no desenvolvimento pessoal e profissional de milhares de indivíduos. Quer aprender mais sobre esse tema e conquistar sua vaga? No texto de hoje, selecionamos algumas dicas para você se preparar.

O que é o programa Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz, também conhecido como Lei do Aprendizagem, é o programa que regulariza a contratação de jovens em empresas de médio e grande porte. Criada originalmente em 2000, a Lei nº 10.097 determina que tais empresas devem contratar aprendizes dentro do percentual de 5% a 15%.

Dentro do programa, os jovens podem desenvolver atividades práticas e teóricas que irão auxiliar em sua formação. Além disso, o programa promove a primeira experiência com o mercado de trabalho e integra o aprendiz dentro da cultura organizacional de uma empresa.

Quais os requisitos para um jovem aprendiz?

Para se candidatar a uma vaga, o jovem aprendiz deve ter 14 a 24 anos incompletos (ao completar 24 anos o contrato se encerra, independente da data pré estabelecida no contrato. Dessa forma, em geral, as empresas contratam até 22 anos para não correrem o risco de terminar o contrato de forma antecipada), ele deve estar matriculado em uma instituição de ensino na idade do ensino regular. Após conclusão do Ensino Médio não há essa obrigatoriedade. Para pessoas com deficiência, não existe um limite de idade.

Quais os direitos de um jovem aprendiz?

Assim que contratado, o jovem aprendiz tem direito a vale-transporte e a um salário mínimo proporcional ao número de horas trabalhadas. O jovem aprendiz também tem o direito de receber o décimo-terceiro salário e tirar férias, que podem ser pagas ao final do contrato.

O horário de trabalho de um jovem aprendiz não pode ser compensado ou estendido. Para jovens que ainda estão no ensino médio, a carga horária é de até seis horas diárias. Para pessoas que já concluíram o ensino médio, a carga horária também admite 2 horas de capacitação teórica.

Quais os deveres de um jovem aprendiz?

Para se manter em uma vaga, o jovem aprendiz deve ter frequência regular na instituição de ensino que participa. Além disso, ele deve ser pontual e ter um rendimento satisfatório dentro da empresa e da Instituição Capacitadora.

Qual a importância de ser um jovem aprendiz?

Em um mercado extremamente competitivo, se candidatar para uma vaga de jovem aprendiz é uma das alternativas mais viáveis para conseguir o primeiro emprego. A experiência adquirida é valiosa dentro do currículo e pode até resultar em uma futura efetivação.

Se tornar um jovem aprendiz é uma ótima forma de iniciar uma carreira. A qualificação profissional adquirida é fundamental para a formação profissional do indivíduo, e o programa de aprendizagem pode ser a porta de entrada para um futuro profissional de sucesso.

Como se destacar em um processo seletivo sem ter experiência profissional?

Para se destacar dentro de um processo seletivo, é muito importante começar pela aprimoração de seu currículo. Ter atividades extracurriculares e praticar outras línguas são partes importantes dentro de um currículo, principalmente se você ainda não tem experiência profissional.

Um bom currículo deve ser claro e objetivo. Nada de textos longos: ele deve mostrar, em poucas palavras, quem você é e o que pode oferecer. Revise a ortografia de todo documento e se prepare para as entrevistas!

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Para conseguir se destacar em uma entrevista de emprego, é importante se preparar previamente. Praticar as perguntas mais frequentes em uma entrevista com um amigo ou na frente do espelho pode te fazer ganhar autoconfiança. E para saber responder as perguntas é muito importante autoconhecimento para que saiba "vender seu peixe".

Na entrevista, é fundamental ser pontual. Cuidar da aparência e estar vestido de acordo com o código de vestimenta do local também é crucial para uma boa primeira impressão.

Conhecer um pouco sobre a empresa em que se está candidatando é indispensável. Cada empresa tem sua própria cultura e história, e conhecer um pouco sobre esses valores pode te destacar dos outros candidatos.

Também vale reunir as principais informações sobre sua vida escolar ou acadêmica. Em uma entrevista de jovem aprendiz, você pode falar sobre a sua participação em atividades extracurriculares, como oficinas, palestras e trabalhos voluntários.

Onde me cadastrar para uma vaga de jovem aprendiz?

Se interessou em participar de um programa de Jovem Aprendiz? O GAMT pode te ajudar! Para se cadastrar, é só visitar o site oficial e se inscrever no processo em www.gamt.org.br/aprendiz.

Ao se cadastrar, o candidato participa de alguns ciclos de desenvolvimento e é submetido a algumas avaliações de tecnologia, comunicação escrita e comportamento. Após esse ciclo, o GAMT encaminha o perfil dos candidatos para os processos seletivos.

Qual a importância de um jovem aprendiz para o mercado de trabalho?

A aprendizagem cria oportunidades tanto para o aprendiz quanto para a empresa, pois dá preparação ao iniciante para desempenhar atividades profissionais e ter capacidade de discernimento para lidar com diferentes situações no mundo corporativo.

Como o jovem aprendiz pode ajudar?

O programa tem como objetivo a inclusão social de jovens no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento de competências teóricas e práticas que auxiliem na preparação para o mundo do trabalho. Esse projeto beneficia tanto quem quer conquistar o primeiro emprego quanto as empresas.

Como o programa Jovem Aprendiz pode influenciar na sua vida?

Promove o combate à evasão escolar, ao desemprego e até mesmo à criminalidade, dando oportunidades para jovens em condição de vulnerabilidade social e estimulando-os na construção de seus direitos, desenvolvendo autonomia e cidadania!

Como um jovem aprendiz pode contribuir para a empresa?

Para evitar problemas ele precisa ser acompanhado de perto até incorporar às práticas do dia a dia. Por outro lado, o investimento em jovens traz um retorno imensurável para a empresa, pois permite encontrar pessoas dispostas a contribuir, aprender e incorporar a cultura organizacional.