Como o sistema cardiovascular funciona durante o exercício físico?

O que é o exercício cardiovascular? – *Por João Paulo Montrose Marques – Educador Físico – Cref 016874-G/SC

Atualmente, encontramos uma população sedentária, de muitas pessoas com sobrepeso e que sofrem com doenças decorrentes de hábitos não saudáveis de vida. Na mídia, muito vem sendo falado sobre os benefícios do exercício cardiovascular para a saúde. Aqui no blog, já falamos sobre o papel da prática de atividade física na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas, afinal, o que é o exercício cardiovascular e como ele auxilia na prevenção de doenças do coração?

Nas academias, vemos modalidades em evidência: a musculação, o aeróbico ou “cardio”, seja ele na esteira, aulas de bike e o famoso treinamento funcional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o recomendado é serem realizados exercícios aeróbicos de intensidade moderada de, no mínimo, 150 minutos por semana – ou 75 minutos com intensidade vigorosa. Para alcançar benefícios adicionais à saúde, esses números são dobrados. Vale lembrar que se trata apenas de uma indicação.

Para colocar em prática a realização de exercícios físicos, devem ser levados em conta diversos fatores, tais como: quantas horas essa pessoa fica inativa, histórico familiar de doenças, histórico de hábitos de vida, dentre outros. De modo geral, o ideal é se movimentar todos os dias, tanto fazendo exercícios de força quanto cardiovasculares.

Afinal, o que é o exercício cardiovascular?

O que é exatamente o exercício cardiovascular ou Cardio? Em termos práticos, pode-se dizer que qualquer exercício físico pode ser considerado um exercício “cardio”. Afinal, todas as formas de exercício demandam energia do sistema cardiovascular. No entanto, tecnicamente, a indústria de fitness geralmente descreve como exercício cardiovascular aquele que aumenta a demanda de oxigênio para os músculos durante um longo período de tempo. O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) descreve o exercício cardio como “exercício que usa grandes grupos musculares e é feito por 30 – 60 minutos.”

No entanto, para começar a obter os benefícios dos exercícios físicos, basta se movimentar. O corpo humano é uma máquina incrível, capaz de se adaptar a diferentes estresses. Os esforços e resultados vão depender do seu objetivo. O importante é manter o corpo em movimento e, preferivelmente, com o acompanhamento de um educador físico para lhe dar as orientações adequadas.

Hoje em dia, o treinamento funcional atinge um maior público comparado a outras modalidades. Pois além de estimular a parte aeróbica do indivíduo, ele também atende as necessidades e as funções dos músculos. Ou seja, um trabalho completo para quem procura maior qualidade de vida!

Exercícios Cardiovasculares x Gasto Calórico

Confira abaixo, uma lista de modalidades de exercícios físicos e o correspondente gasto calórico de cada uma delas. A partir desses dados, podemos concluir que para o melhor funcionamento do corpo, temos que nos movimentar e encontrar algo que nos dê prazer!

Como o sistema cardiovascular funciona durante o exercício físico?

Exercício Cardiovascular x Gasto Calórico – Fonte de dados: (Kenny, Wilmore e Costill, 2011)

Bons treinos!

* João Paulo Montrose Marques (Educador Físico – Cref 016874-G/SC) é um profissional Graduado em Educação Física, com certificações em Avaliação Física Funcional – FMS, Avaliação Física Avançada do Movimento e Treinamento Funcional e Pós-Graduando em Cinesiologia e Biomecânica. Em sua atuação profissional como Personal trainer, tem como objetivo a melhora da função do corpo humano.

Referência de dados de pesquisa: (ACSM – American College of Sports Medicine)

Somos Cirurgiões Cardiovasculares interessados na saúde e no bem-estar de nossos pacientes. Aqui no Blog procuramos levar conhecimento à comunidade, pois acreditamos que a informação auxilia na prevenção, na adesão ao tratamento e na tranquilidade dos pacientes e seus familiares.

Índice:

  1. Quais as alterações no sistema cardiovascular proporcionadas pelos exercícios físicos?
  2. Quais são as alterações cardiovasculares?
  3. Quais as alterações do sistema cardiorrespiratório durante e após o exercício físico?
  4. Quais as alterações sofridas pelo sistema cardiovascular para suprir as demandas aumentadas do corpo quando estamos em atividade física?
  5. Quais são as alterações provocadas pela atividade física regular no sistema locomotor?
  6. Como o exercício físico contribui na prevenção de doenças cardíacas?
  7. Quais são os sinais e sintomas referentes aos distúrbios do aparelho cardiovascular?
  8. Quais as alterações no sistema cardiovascular na gestação?
  9. Como funciona o aparelho cardiorrespiratório durante uma atividade física?
  10. Quais as mudanças consequentes das adaptações crônicas?
  11. Qual a fisiologia do sistema cardiovascular?
  12. Por que as alterações cardiovasculares são inevitáveis?
  13. Qual é o órgão principal do sistema cardiovascular?
  14. Quais doenças podem afetar o sistema cardiovascular?

Quais as alterações no sistema cardiovascular proporcionadas pelos exercícios físicos?

Quanto aos principais efeitos do condicionamento físico no sistema cardiovascular, pode-se dizer que ele aumenta o volume sistólico máximo, o débito cardíaco máximo, o volume diastólico final e a massa ventricular e diminui a freqüência cardíaca de repouso e de exercício submáximo, a pressão arterial de indivíduos ...

Quais são as alterações cardiovasculares?

Doença cardiovascular é um termo genérico que designa todas as alterações patológicas que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos. No termo inclui-se a doença cardíaca coronária (doença que afeta os vasos sanguíneos que irrigam o coração), a hipertensão e a arteriosclerose.

Quais as alterações do sistema cardiorrespiratório durante e após o exercício físico?

Após um treinamento de resistência cardiorrespiratória, o volume sistólico aumenta em repouso, assim como ao realizar exercícios de nível submáximo ou máximo de intensidade. Durante o treinamento aeróbio, ocorre um aumento do volume diastólico final, causado principalmente pelo aumento do volume plasmático.

Quais as alterações sofridas pelo sistema cardiovascular para suprir as demandas aumentadas do corpo quando estamos em atividade física?

A atividade física aumenta, de forma aguda, a demanda de O2, tendo como consequência, no sistema cardiovascular, o aumento do débito cardíaco (Q) e a diferença arteriovenosa (A-V) de O2. O débito cardíaco, como já sabemos, é aumentado pelo produto da frequência cardíaca (FC) e do Volume Sistólico (VS).

Quais são as alterações provocadas pela atividade física regular no sistema locomotor?

Por outro lado, o exercício físico aumenta a potência, o volume, a elasticidade e a resistência muscular, proporcionando um desenvolvimento harmonioso do aparelho locomotor e prevenindo os problemas provocados pela inactividade.

Como o exercício físico contribui na prevenção de doenças cardíacas?

A prática regular de exercícios pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e AVCs, fortalecendo o músculo cardíaco, além de reduzir a pressão arterial e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), diminuindo os níveis de LDL (colesterol ruim) e a melhora na circulação sanguínea.

Quais são os sinais e sintomas referentes aos distúrbios do aparelho cardiovascular?

No entanto, os sintomas mais típicos de um problema cardiovascular incluem dor ou pressão no peito (o que pode indicar angina de peito ); dor ou desconforto nos braços, no ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou nas costas ; dispneia (falta de ar); náusea e fadiga ; tonteira; fraqueza e suor frio.

Quais as alterações no sistema cardiovascular na gestação?

O sistema cardiovascular sofre mudanças progressivas durante a gestação e o parto, resultando em alterações hemodinâmicas características destes períodos. As mudanças principais envolvem o aumento da volemia e do débito cardíaco e a diminuição da resistência vascular sistêmica e da reatividade vascular.

Como funciona o aparelho cardiorrespiratório durante uma atividade física?

Exercício físico. O sistema cardiovascular é uma conexão direta entre uma bomba, um circuito que gera alta pressão com canais de trocas de nutrientes e um sistema de coleta e retorno que exerce baixa pressão sobre o organismo (McARDLE; KATCH e KATCH, 2003).

Quais as mudanças consequentes das adaptações crônicas?

Os efeitos crônicos resultam da exposição regular ao exercício físico, e apresentam a hipertrofia muscular, hipertrofia ventricular esquerda e a elevação do máximo consumo de oxigênio (ARAUJO, 2001).

Qual a fisiologia do sistema cardiovascular?

  • Fisiologia do sistema cardiovascular. O sistema cardiovascular pode ser dividido em duas partes principais: a circulação pulmonar (pequena circulação), que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração e a circulação sistêmica (grande circulação), que leva o sangue do coração para todos os tecidos do ...

Por que as alterações cardiovasculares são inevitáveis?

  • De acordo com o avanço da idade, as alterações cardiovasculares são inevitáveis, em que a aorta e as grandes artérias apresentam paredes muito elásticas que se distendem com a sístole e impulsionam o sangue para as artérias, artériolos, capilares e veias, fenômeno que se dá durante a sístole ventricular e continua durante a diástole ventricular.

Qual é o órgão principal do sistema cardiovascular?

  • O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelo conjunto de vasos sanguíneos. O coração é o órgão principal do sistema circulatório. É um órgão formado por tecido muscular, que fica localizado no centro da caixa torácica e tem a função de enviar sangue para o corpo.

Quais doenças podem afetar o sistema cardiovascular?

  • Existem diversas doenças que podem afetar o sistema cardiovascular. As mais comuns incluem: Infarto : dor intensa no peito causada pela falta de sangue no coração, que pode levar a morte.

O que acontece com o sistema cardiovascular durante o exercício físico?

A atividade física aumenta, de forma aguda, a demanda de O2, tendo como consequência, no sistema cardiovascular, o aumento do débito cardíaco (Q) e a diferença arteriovenosa (A-V) de O2. O débito cardíaco, como já sabemos, é aumentado pelo produto da frequência cardíaca (FC) e do Volume Sistólico (VS).

Quais são as principais adaptações cardiovasculares durante o exercício físico?

Assim, as principais adaptações cardíacas fisiológicas induzidas pelo exercício predominantemente de força no coração do atleta amador encontradas nos estudos revisados são: aumento da resistência vascular sistêmica e da PA sistólica, principalmente nos momentos pós-exercício, além do aumento da espessura do VE e do ...