Como o teatro de animação pode interagir com o uso de tecnologias e recursos digitais durante as encenações?

O teatro é uma prática artística muito antiga, que passou por diversas transformações e foi reinventada ao longo do tempo, além disso, existem muitas vertentes que se desdobram a partir da premissa principal do teatro, contar histórias. Teatro do absurdo, teatro nô, commedia dell’arte, teatro de rua, teatro físico, todos esses exemplos constituem uma forma teatral com suas próprias regras e códigos.

No texto de hoje vamos pensar sobre o teatro de animação! Também chamado de teatro de formas animadas, o diferencial desse estilo é dar vida a objetos inanimados como máscaras, bonecos, sombras e objetos variados.

Tudo aquilo que seria chamado de “morto” em um teatro convencional e utilizado apenas como adereço cênico, no teatro de animação ganha expressão, vitalidade, protagonismo e desenvolve comunicação.

Até os anos 1950 as produções de teatro de animação buscavam esconder a mão do ator condutor, tendendo a criar uma ilusão em torno da figura do boneco, como se ele de fato fosse um ser autônomo, então a partir da década de 50 e 60, tal mecanismo de disfarce deu lugar ao compartilhamento do espaço cênico tanto pela figura do ator quanto pela figura do boneco, que criam juntos o universo teatral.

A prática contemporânea do teatro de animação passa pelo interesse de como os materiais podem adquirir diversos significados poéticos e servir a mais de uma finalidade, além de propor em cena processos de transformação, criação e destruição de imagens.

Também há bastante uso de recursos tecnológicos desde a criação de uma trilha sonora, ambientação, até o jogo de luz e as projeções. Vemos então, uma sequência de modificações, ora por experimentação e desejo estético e ora por necessidade. Atualmente, vivemos um período que exige da classe artística novas formas de olhar e de pensar a produção.

A reinvenção das artes no mundo pandêmico

Como o teatro de animação pode interagir com o uso de tecnologias e recursos digitais durante as encenações?

Com a pandemia de covid-19, o isolamento social e a restrição de circulação, os teatros foram muito impactados. Vários eventos e espetáculos foram adiados, reagendados ou então, realizado de maneira remota e virtual. Assim, uma nova demanda se estabeleceu para os artistas, como criar teatro, que é uma arte baseada na presença e no encontro, em um formato digital?

A questão da tecnologia possui muitos pontos a serem debatidos, mas no nosso caso devemos pensar como ela pode servir ao propósito artístico e cultural, fazendo com que este vença limites e consiga fruir para o público, principalmente em um momento atípico e caótico.

Notando essa dificuldade da linguagem e de um molde mais audiovisual, alguns grupos teatrais começaram a perceber no teatro de animação potencial para adaptação ao universo virtual, já que o foco não são necessariamente os atores e as atrizes, e sim, formas, materiais, objetos, luzes.

Os grupos que estavam fragmentados, com cada integrante em suas respectivas casas, sem poderem se encontrar presencialmente e ensaiar, encontram neste teatro uma maneira de repensar a criação, aderindo outra linguagem que funciona à distância.

Desse modo, os recursos que ganham destaque no teatro de animação também se fortalecem quando enquadrados no digital.

Além de facilitar a linguagem e se abrir como um campo de pesquisa, o online pode reunir interessados na prática artística para trocar experiências e ampliar o conhecimento.

Este é o caso da TV Mamulengo, que através de um canal no YouTube, produz conteúdos relacionados ao universo do teatro de bonecos, com entrevistas, reportagens e também coberturas de eventos que têm como pauta os direitos humanos e ações culturais.

O projeto existe desde 2014, mas foi em 2020, a partir da pandemia, que o canal também se tornou espaço de reunião dos bonequeiros de todo o Brasil.

Um dos desdobramentos das transmissões em vídeo, foi a criação de um grupo de WhatsApp para facilitar ainda mais as conversas e alimentar a aproximação dos profissionais do ramo artístico.

Percebemos, portanto, que a internet e seus múltiplos canais de comunicação têm sido essenciais na caminhada dos artistas, seja por propiciar a continuidade do trabalho, seja por apresentar novas linguagens e modos de fazer, e até conectar pessoas, movimentando assim o networking.

Por definição, o ato teatral envolve a utilização do texto através da encenação e espetáculo, o ato corresponde, ainda, a uma divisão marcada por um tempo, cortado ou não por uma pausa na representação que poderá permitir uma alteração de cenário, a mudança de figurino dos atores ou a entrada e saída de personagens. Ou seja, o teatro que todos já conhecem.

A tecnologia digital chega aos palcos para tornar possível o antigo sonho de vários artistas, transcender o corpo humano. A cultura digital não significa mais uma tecnologia de reprodução, mas a produção imediata entre o material e o virtual.

O teatro virtual consiste na utilização de recursos técnicos digitais na ampliação da capacidade de expressão artística nas várias dimensões em que consiste uma peça como voz, corpo, luz, cenário, texto e  atores.  Os papéis  do autor, ator e platéia se misturam, mostrando a interatividade desse novo conceito da arte.

A chegada de novas tecnologias sempre causa polêmica quanto ao término de um ciclo,no teatro muito já se especulou sobre seu fim, com a popularização do rádio, da televisão e do cinema, hoje com a tendência do teatro digital com sua interatividade, portabilidade e fácil acesso na internet, se discute sobre a interferência da tecnologia no futuro do movimento artistico. O diretor, ator e coordenador do núcleo de artes cênicas da Fundec de Sorocaba, Mario Persico, não teme mudanças no teatro influenciadas pelas  tecnologias. “Acho que o teatro sempre será artesanal. Porem será o teatro de seu tempo e como tal vai incorporando as novas tendências muito mais que tecnologias. O teatro pós moderno se utiliza de projeções nos espetáculos, as vezes dialogando com a encenação, as vezes simplesmente criando um estranhamento”.

Como o teatro de animação pode interagir com o uso de tecnologias e recursos digitais durante as encenações?

Atores no teatro digital podem interagir com tempos e lugares diferentes ao mesmo tempo, as ações de dois atores em lugares e tempos diferentes correspondem com infinitos tempos e espaços virtuais, criados na internet e que em cena real, talvez não pudessem ser criados. Na visão de Persico, esses elementos não são diferenciais que deixam um espaço grande entre os “teatros”. “Acho que tudo depende de como esses elementos são incorporados à cena pelo encenador/diretor. Além da projeção, não vejo muitos artifícios assim incorporados à cena atual”. Ainda para o diretor, o uso de recursos tecnológicos não são fatores determinantes para atrair o público aos teatros. “Acho que estimula um pouco a curiosidade, talvez, mas não é fator determinante”.

Além de um exercício de conectividade, o uso de tecnologias muda, interfere e auxilia outras especialidades, como a dramaturgia, iluminação, direção, sonorização e, claro, ação cênica. Mais do que encenar junto à projeções online e offline, ou mesmo entregar-se a handhelds, smartphones e notebooks durante a ação, os atores lidam ainda, com mais um horizonte que se abre para a dramaturgia: o hiperdrama. O conceito alimenta a idéia da qualidade nas montagens teatrais em que espaço, atores e espectadores caminham juntos no andamento do espetáculo.

Novo conceito, o teatro digital chega para dividir espaço e não para roubar a cena do antigo teatro. “Sempre haverá lugar para um palco vazio e apenas um ator em cena. Mesmo no cinema Chaplin continuou fazendo filmes mudos e resistindo ao advento da voz por décadas e com o mesmo sucesso. Não podemos esquecer O ARTISTA, um filme mudo  em preto e branco que ganhou os maiores prêmios do cinema. Então sendo bom, há espaço pra tudo”, ressalta Persico.
Virtual e digital, embora não palpáveis, figuram como novos horizontes para que o teatro redescubra e renove a sua função social, bem como desperte no público uma nova opção de cultura e lazer.

Como o teatro de animação pode interagir com o uso de tecnologias e recursos digitais durante as encenações?

Como o teatro de animação pode interagir com o uso de tecnologias recursos digitais As encenações?

Além disso, como teatro de animação pode interagir com o uso de tecnologias e recursos digitais durante as encenações? Resposta: O teatro possui sua própria linguagem, ela não é intocável. Portanto, precisamos criar uma outra relação com ele, menos sagrada e mais palpável.

O que a tecnologia digital trouxe para o teatro?

Além de um exercício de conectividade, o uso de tecnologias muda, interfere e auxilia outras especialidades, como a dramaturgia, iluminação, direção, sonorização e, claro, ação cênica.

Qual é a importância das tecnologias e recursos digitais na elaboração e apresentação de produções teatrais?

Na elaboração e apresentação de produções teatrais, a tecnologia e demais recursos digitais são importantes por oferecem uma somatória de efeitos que culminam em um momento final muito mais dinâmico para os atores que atuam e para o público que assiste, que tem a possibilidade de interagir e perceber a arte de outra ...

Qual é a finalidade da utilização da tecnologia no teatro?

As novas tecnologias revolucionaram o teatro tendo como um dos suportes a projeção de luzes, reformulando imagens próprias do palco e as possibilidades do espaço representado em cena.