Como ocorre o encontro entre os gametas masculinos e femininos na fecundação anfíbios?

Na natureza, a reprodução nos anfíbios Anura (rãs, sapos e pererecas) é precedida por uma vocalização do macho para atrair a fêmea. O acasalamento ocorre na água, com fecundação externa. “O macho abraça o dorso da fêmea, e simultaneamente ocorre a liberação dos gametas e, em consequência, a fecundação.

Consulte Mais informação

Também se pode perguntar quais são as principais características dos artrópodes?

Eles apresentam simetria bilateral, o corpo é segmentado, as suas extremidades são articuladas, além de contarem com um exoesqueleto quitinoso e resistente, que lhes confere proteção. Esses animais estão classificados em cinco grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, diplópodes e quilópodes. Então, qual é o tipo de reprodução dos insetos? Os insetos são organismos que possuem sexos separados, reproduzindo-se de forma sexuada com fecundação interna através de gametas.

Em relação a isto, qual a diferença entre reprodução sexuada interna e externa?

A fecundação pode ser interna ou externa:

A união entre os gametas ocorre no ambiente. A fecundação externa ocorre em sapos e peixes. No caso da fecundação interna, o encontro entre os gametas ocorre dentro do organismo. Os gametas masculinos são colocados no interior do organismo feminino.

Qual é a diferença entre o desenvolvimento direto e indireto? No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies. Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo.

Em relação a isto, o que significa fecundação externa?

Fecundação externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo, no ambiente. Esse é o caso, por exemplo, dos sapos. Nesses animais, o macho e a fêmea unem-se, o macho abraça a fêmea e ambos liberam os gametas juntos. Os espermatozoides, então, fecundam os ovos, que se desenvolvem no ambiente. É possível comer sanguessuga? Pode até ser, mas, após cair no ostracismo no século 20, a sanguessuga, acreditem ou não, tem sido “receitada” novamente por vários médicos.

Por conseguinte, tem sanguessuga no brasil?

Segundo o biólogo Márcio Meiken, esse tipo de sanguessuga encontrada na cachoeira é comum no Brasil, principalmente nessa época do ano, quando as águas ficam mais quentes. "Aqui são encontradas as menores, por volta de um centímetro. Quando ficam cheias de sangue, elas ficam inchadas, mas ainda assim pequenas. Onde vive a sanguessuga? As sanguessugas (anelídeos) são animais invertebrados e hermafroditas que têm uma enorme diversidade morfológica. Existem mais de 600 espécies diferentes, entre elas há as terrestres, marinhas e de água doce. São parasitas temporários que se alimentam de sangue.

E outra pergunta, como é que a lagarta nasce?

Ela nasce de um ovinho e vira uma lagarta. A lagarta quando sai do ovo, come a casca do ovo e também muitas folhinhas verdes. Alguns dias depois, a lagarta fica parada e forma um casulo ou pupa.

Fecundação: o que é, como funciona o processo e mais!

  • O que é fecundação? 
  • Fecundação interna
  • Fecundação externa 
  • Fecundação cruzada 
  • Fecundação in vitro
  • Fases da fecundação
  • Onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do feto? 
  • Fecundação: exercícios

Como ocorre o encontro entre os gametas masculinos e femininos na fecundação anfíbios?

De onde viemos? Para onde vamos? Qual é o sentido da vida? Essas perguntas permeiam a humanidade há milhares de anos. Algumas delas ainda não foram respondidas e são objeto de estudo de áreas como a Filosofia. Outras, por sua vez, têm evidências científicas e soluções já estabelecidas a partir da Biologia.

A origem da vida ainda é, de certa forma, um mistério. Mas os processos que nos levam a nascer fazem parte de uma disciplina conhecida como fecundação, que estuda os fenômenos da formação de zigotos e do estabelecimento de embriões nas mais diferentes espécies de seres vivos.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, continue a leitura e aprenda os principais conceitos sobre fecundação, a fim de guiar o começo de seus estudos e ajudá-lo na compreensão de uma das matérias essenciais para o vestibular. Vamos lá!

É uma palavra utilizada para designar o processo de união entre os gametas (feminino e masculino), em uma reprodução sexuada, e a consequente formação do embrião.

Nessa matéria, estudamos o comecinho da formação da vida, ou seja:

  • como se dá a união entre os gametas;
  • o que acontece após eles se encontrarem;
  • quais são as condições necessárias para que isso ocorra;
  • os tipos de fecundação existentes e os grupos de seres vivos em que cada um deles ocorre;
  • o início da formação do embrião.

O processo de desenvolvimento do embrião, por sua vez, é objeto de estudo da embriologia. Por isso, compreenda primeiro os tópicos mencionados acima e apenas depois passe para a próxima fase de seus estudos, ok?

Fecundação interna

Nesse tipo de fecundação, a união entre os gametas feminino e masculino acontece no interior do organismo da fêmea daquela espécie.

Essa é uma fecundação com uma série de vantagens. A mais importante é a proteção do embrião, que ficará “escondido” durante todo o seu desenvolvimento no organismo de sua mãe. No caso dos ovíparos, o embrião ficará dentro de um ovo fora do corpo da mãe, mas que também garantirá a sua segurança.

Outro destaque se dá na nutrição do embrião, já que ele se alimentará a partir dos nutrientes maternos ao longo de todo o seu processo de crescimento. São vantagens evolutivas que garantem o sucesso das espécies envolvidas.

Alguns exemplos de seres que fazem fecundação interna são as aves e os mamíferos, além de alguns tipos de répteis.

Fecundação externa 

A fecundação externa, por sua vez, acontece fora do organismo da fêmea. Os gametas femininos e masculinos se encontram no ambiente externo. Para que esse tipo de fecundação ocorra, é fundamental a presença da água.

Essa fecundação é comum em plantas, insetos, anfíbios e alguns peixes.

Fecundação cruzada 

O evento conhecido como fecundação cruzada envolve a fecundação simultânea de dois seres vivos. Essa é uma estratégia muito importante para a manutenção da vida e a diversificação das espécies, já que acontece uma grande recombinação genética no processo.

A fecundação cruzada é comum em vegetais, a partir da troca de pólen, e em seres do filo annelida. Esses realizam também a autofecundação, processo em que o próprio animal — que é hermafrodita — se fecunda.

Fecundação in vitro

A fecundação in vitro é um tipo de fecundação realizado em laboratório. Aqui, as condições laboratoriais imitam o que acontece dentro do organismo das fêmeas da espécie, garantindo que o embrião se desenvolva e possa ser, posteriormente, implantado em um organismo adulto e reprodutivamente viável.

Outra técnica parecida é a inseminação artificial, que permite que o embrião se desenvolva. A diferença é que, neste caso, a fecundação acontece no corpo da mãe, e não em um ambiente criado no laboratório.

Como ocorre o encontro entre os gametas masculinos e femininos na fecundação anfíbios?

Fases da fecundação

As fases da fecundação humana são:

  • primeira fase: penetração do espermatozoide na chamada corona radiata, estrutura mais externa do ovócito;
  • segunda fase: continuação do avanço do espermatozoide, que dessa vez passa pela camada conhecida como zona pelúcida;
  • terceira fase: mistura das estruturas do espermatozoide com as do ovócito, gerando o que é conhecido como zigoto.

As próximas fases são estudadas na embriologia. A partir daqui, o zigoto começa a se desenvolver em repetidas meioses, gerando o que virá a ser o embrião.

O processo de fecundação varia de acordo com as diferentes espécies. Por isso, é interessante que você aprofunde os seus estudos nas seguintes espécies:

  • pteridófitas e briófitas;
  • gimnospermas e angiospermas;
  • anelídeos.

Não deixe, também, de estudar mais sobre o processo de fecundação em mamíferos. Esse é o tipo mais cobrado em todos os vestibulares!

Onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do feto? 

A fecundação, nos humanos, acontece em um lugar conhecido como trompas de Falópio ou tubas uterinas. Nelas, o ovócito se encontrará com o espermatozoide. Após esse encontro, o zigoto vai se dirigir ao útero da mulher, onde se fixará e começará a se desenvolver.

Para entender melhor esses termos e conceitos, sugerimos que você dê uma olhada nos artigos sobre o sistema genital feminino e, claro, sobre o sistema reprodutor dos seres humanos. A partir daí, você conseguirá visualizar melhor as estruturas e poderá compreender toda a matéria!

Fecundação: exercícios

Você já está familiarizado com alguns dos principais conceitos que envolvem a fecundação. Agora é hora de conferir como esse tipo de assunto é cobrado nos vestibulares. Vamos lá?

(Fuvest 2003) Qual dos seguintes eventos ocorre no ciclo de vida de toda espécie com reprodução sexuada?

a) Diferenciação celular durante o desenvolvimento embrionário.

b) Formação de células reprodutivas dotadas de flagelos.

c) Formação de testículos e de ovários.

d) Fusão de núcleos celulares haploides.

e) Cópula entre macho e fêmea.

Resposta: D

Lembrando que, caso você não tenha conseguido responder, não se preocupe. O aprendizado se dá a partir dos erros, e você está começando a sua caminhada nesse conteúdo. Ainda há muito o que aprender!

Gostou de entender mais sobre o conceito de fecundação? Esse é um assunto indispensável para os vestibulares, por isso é chegada a hora de aprofundar os seus conhecimentos sobre o tema! Dê uma olhadinha no Plano de Estudos do Stoodi e veja como os nossos professores podem ajudá-lo nesse processo. Até a próxima!

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Como ocorre o encontro entre os gametas masculino e feminino na fecundação dos anfíbios?

Tipos de Fecundação: Nesse tipo de fecundação, as fêmeas depositam seus óvulos em ambiente aquático e o macho lança os seus espermatozoides. A união entre os gametas ocorre no ambiente. A fecundação externa ocorre em sapos e peixes. Fecundação externa em anuros (sapos, pererecas e rãs).

Como ocorre o processo de fecundação dos anfíbios?

Reprodução dos Anfíbios A reprodução é sexuada, geralmente com fecundação externa, onde a fêmea elimina os óvulos na água e o macho despeja os espermatozoides sobre eles. Os embriões se desenvolvem em forma de larvas, que passam pela metamorfose, originando os adultos.

Qual caminho o gameta masculino percorre até se encontrar com o gameta feminino?

Para penetrar no ovócito, o espermatozoide tem que passar pela corona radiada, zona pelúcida e membrana plasmática dessa célula.

Onde ocorre o encontro e a união dos gametas masculino e feminino?

A fecundação humana, que ocorre normalmente na tuba uterina, acontece quando o espermatozoide (gameta masculino) funde-se ao ovócito secundário (gameta feminino).