Como os indígenas reagiram ao processo de colonização?

postado em 22/12/2015 06:00

Como os indígenas reagiram ao processo de colonização?

Quando os europeus tomaram conhecimento dos territórios americanos, a Igreja Católica logo chegou a uma conclusão: com a cristianização do Velho Continente, o diabo havia se refugiado no Novo Mundo, e, por isso, era preciso combater Satã, convertendo as almas ingênuas dos indígenas. A tarefa coube aos jesuítas, membros da ordem religiosa Companhia de Jesus admirados na época por sua capacidade ;civilizadora;.

Durante muito tempo, historiadores enxergaram a catequização indígena como uma mera imposição, na qual o cristianismo era forçado na cultura nativa. Essa visão, contudo, passou, nos últimos anos, por um aprimoramento, e, atualmente, sabe-se que os índios foram capazes de, em certa medida, adaptar a religião europeia à própria cultura, em um esforço de ;diálogo intercultural;. Buscando desvendar como aconteceu esse contato de valores e crenças, o historiador Francismar Alex Lopes de Carvalho, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), estuda desde 2013 as missões Maynas e Mojos, criadas nos atuais territórios do Equador e da Bolívia, respectivamente, a serviço da Espanha.

A partir de documentos inéditos, obtidos em arquivos e bibliotecas de Espanha, Itália, Portugal e Estados Unidos, o pesquisador descreveu e analisou como povos da floresta amazônia absorveram a cultura ocidental. O trabalho resultou nos artigos Imagens do demônio nas missões jesuíticas da Amazônia espanhola, publicado na revista Varia Historia, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Estrategias de conversión y modos indígenas de apropiación del cristianismo en las misiones jesuíticas de Maynas, aceito no Anuario de Estudios Americanos, de Sevilha (Espanha).

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Como os indígenas reagiram ao processo de colonização?

Como os portugueses reagiram ao ver os indígenas?

Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras. Esse comportamento violento seguiu-se por séculos, resultando no pequeno número de índios de hoje.

Como seria a chegada dos portugueses do ponto de vista dos indígenas?

Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.

Como você imagina que os colonizadores reagiram ao ver os indígenas pela primeira vez e os indígenas em sua opinião qual foi a reação deles ao encontrar os portugueses?

os indígenas (ou, melhor dizendo, povos nativos) provavelmente se espantaram mais ainda com os colonizadores, pois não só usavam vestimentas estranhas (e inadequadas para o clima), como possuíam uma série de objetos que eles jamais haviam visto, falavam uma língua incompreensível e tinham a pele muito clara.

Como foi a colonização do Brasil?

  • Colonização do Brasil História do Brasil A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras.

Será que a colonização portuguesa foi uma conquista?

  • Ou o processo de colonização portuguesa foi uma conquista? A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que os termos civilizar, explorar, exterminar, conquistar e dominar estão diretamente ligados às relações de poder de uma determinada ...

Quais as principais características da colonização portuguesa no Brasil?

  • A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar. Sabemos que os termos civilizar, explorar, exterminar ...

Quais são os impactos da colonização europeia?

  • Os indígenas e os impactos da colonização europeia. ... Ou seja, de cinco milhões, no século 16, temos hoje apenas 450 mil pessoas indígenas, conforme a Funai.

Como os indígenas reagiram a colonização?

O apoio indígena foi decisivo para o triunfo da colonização portuguesa. Com este apoio, entretanto, as lideranças indígenas tinham seus próprios objetivos: lutar contra seus inimigos tradicionais, que, por sua vez, também se aliavam aos inimigos dos portugueses (franceses e holandeses) por idênticas razões.

Como era a situação dos povos indígenas durante o período colonial?

No início da colonização, a mão de obra indígena era utilizada na extração do pau-brasil. Era recompensada pelo escambo de alguns objetos, tais como facões e espelhos ou até aguardente. Posteriormente, os índios passaram a ser capturados e empregados em pequenas lavouras ou na coleta de “drogas do sertão”.

Qual foi a reação dos índios com a chegada dos portugueses?

Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras.

Como alguns povos indígenas reagiram à presença portuguesa em suas terras?

Resposta: Com intensa violência, até matando as pessoas que queriam ocupar as suas terras, além disso, alguns ocupantes morreram só pelo simples fato de adentrar nessas terras, por consequência das doenças que ali ocorriam.