Como parar de pensar na hora de dormir?

Tem dias em que, por mais que o cansaço bata forte, deitamos na cama e não conseguimos pregar o olho. Assim que colocamos a cabeça no travesseiro, pipocam pensamentos sobre o trabalho, as contas, a tarefas do dia seguinte, os conflitos... Por que será que a ansiedade bate justo quando queremos dormir?

Quando encerramos o expediente, o cérebro fica sem nada para se entreter. Essa pausa para dormir força uma parada de suas atividades, mas essa transição não é nada fácil, aponta um artigo da NBC News (conteúdo aqui, em inglês). “A ansiedade se acumula à noite porque a preocupação ansiosa é evitável quando estamos ativamente usando o cérebro e o corpo”, explica a psicóloga Kate Cummins.

“Durante o dia, quando temos o que fazer, o pensamento se estrutura em direção ao córtex pré-frontal do cérebro, onde estão as áreas de julgamento, planejamento e razão. Quando o córtex relaxa, ele se direciona às emoções. Os pensamentos se conectam à parte emocional das funções cognitivas, e os pensamentos de ansiedade que estavam dormentes durante o dia dominam os padrões.”

Existem algumas maneiras de não se deixar levar pela ansiedade e ter um sono tranquilo –veja abaixo como vencer esse duelo e relaxar no final do dia.

Exponha a ansiedade

Quando os pensamentos ansiosos invadirem sua mente, identifique a raiz da ansiedade e fale sobre ela em voz alta. "Primeiro decida o que especificamente está causando essa ansiedade. Se for algo que ainda não aconteceu, expresse essa preocupação em voz alta e comece a substitui-la por pensamentos alternativos e positivos --ou por uma solução para esse problema”, diz Cummins.

Visualize coisas boas

A imaginação pode ser uma boa aliada nessa hora. "Visualizar momentos e relações positivas em sua vida aumenta a conexão com as emoções boas, mas é preciso trabalhar ativamente para isso quando a ansiedade já estiver em campo", explica a psicóloga.

Relaxe o corpo todo

Acalmar o corpo é uma tática eficiente para desacelerar a mente. A coach Joy Rains, especialista em meditação, dá uma dica para fazer isso. "Deite com a barriga para cima e atraia toda a sua atenção para o seu corpo. Comece a contrair e relaxar suavemente cada grupo de músculos, começando pelos pés. Segure cada músculo por cinco segundos, solte e veja se você consegue perceber a diferença entre o músculo relaxado e o contraído." Quando a mente vagar, volte calmamente a prestar atenção nos músculos.

Aceite a incerteza

A ansiedade em geral está ligada a um problema que estamos tentando resolver. Mas é preciso largar o osso na hora de dormir. "Repita a frase 'eu aceito a incerteza por ora; vou agir quando for possível'", sugere o psicólogo Paul Coleman. "Teimar contra a incerteza só vai gerar mais tensão."

Escreva os problemas

Antes de deitar, escreva o que você está pensando e quais são os seus problemas. "Há uma boa chance de essas preocupações não infiltrarem em sua mente na hora de dormir", diz a psicóloga Whitney Roban.

Leia um pouco

Pegar um livro (não o telefone ou o tablet) e uma maneira de acalmar a mente e se distrair. Afinal, quando você se engaja em uma história, seus pensamentos se fixam no momento, e não no futuro.

  • Capa
  • Vida e Estilo
  • Saúde
  • Bem-estar

O excesso de atividade mental pode atrapalhar o sono, mas com algumas técnicas simples é possível reverter o problema

24 abr 2014 - 19h58

(atualizado às 20h00)

Como parar de pensar na hora de dormir?

As exigências sociais ficam maiores a cada ano e é comum as pessoas estarem ligadas 24 horas por dia, sete dias por semana. O resultado disso é o aumento das taxas de insônia, com muita gente tendo dificuldade de desligar o cérebro à noite. O excesso de atividade mental é um problema para muita gente, mas existem algumas técnicas que podem ser úteis na hora de acalmar os ânimos. O site do jornal Huffington Post relacinou 4 delas. Confira:

1. Relaxe a mente antes de se deitar

Estamos tão ocupados ultimamente que não há horas suficientes no dia para se fazer tudo. O resultado disso é que muita gente se mantém ativa – com serviços domésticos, relacionados ao trabalho ou às contas – até a hora de ir para a cama. Mas, como não existe um botão “liga-desliga” na hora de dormir, é necessário acalmar a mente e preparar o terreno para o sono.Permita-se pelo menos uma hora de relaxamento antes de ir para a cama. Isso deve ser feito fora do quarto. Escureça as luzes e evite usar qualquer objeto com tela (tablets, celulares, computadores e TV). Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas.   

2. Não se preocupe na cama

Deitar-se com a mente ativa só serve para ensinar o corpo que a cama é um lugar para continuar acordado e pensativo. Saia da cama se ainda estiver muito agitado. Não espere mais do que 20 minutos para fazer isso e evite ficar olhando para o relógio. Ao perceber que não vai conseguir dormir, levante-se, vá para um outro ambiente com luz fraca, sente-se e faça algo calmo e relaxante. O simples ato de se levantar e sair da cama – independentemente da hora – pode ser realmente útil para diminuir a velocidade do pensamento.

3. Concentre-se em imagens mentais

Acredite se quiser, mas contar carneirinhos pode mesmo ser uma alternativa eficaz. Quando estamos na cama com a mente hiperativa, é difícil se concentrar. Além disso, quanto mais você tenta não pensar em muitas coisas, mais pensa. Tente pensar em algo que exija um pouco mais de esforço para se concentrar. Por exemplo, pense no mapa do Brasil ou conte de trás para frente a partir do número 100. Escolha uma palavra e repita na mente, para verificar como as letras e os sons se transformam. Este tipo de repetição pode ser útil para que você consiga manter a vibração mental.

4. Separe a preocupação produtiva da improdutiva

A preocupação nos motiva a fazer certas coisas. A preocupação produtiva é adaptável – quando nos sentimos ansiosos sobre alguma coisa, pensamos nos passos para resolver isso. Já a preocupação improdutiva tem a ver com o estresse sobre as mesmas coisas que preocuparam ao longo do dia mais não levam à nenhuma solução. Listas de tarefas são muito úteis para tirar estas coisas da mente. Em um pedaço de papel, desenhe duas colunas: uma para tarefas, outra para preocupações. Anote também as soluções por ordem de prioridade. Por exemplo, se uma das suas preocupações é achar um emprego, a próxima solução será “buscar anúncios online”, ou “mandar meu currículo para cinco pessoas”. Quebrar o objetivo em tarefas menores pode ser algo útil. Mantenha o papel ao lado da cama e, se voltar a ter atividade mental muito acelerada, lembre-se que você já anotou tudo o que precisa e que nada mais pode ser feito durante a noite.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/saude/infograficos/disturbios-do-sono/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/saude/infograficos/disturbios-do-sono/iframe.htm">veja o infográfico</a>

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Terra

Como desligar o cérebro na hora de dormir?

8 dicas para esvaziar a sua mente antes de dormir.
Diminua o ritmo das atividades ao anoitecer. ... .
Evite a exposição a aparelhos eletrônicos antes de dormir. ... .
Anote as suas preocupações para o dia seguinte. ... .
Dê preferência a alimentos leves no jantar. ... .
Faça um alongamento relaxante..

Porque não consigo parar de pensar quando vou dormir?

Esses sintomas de muitos pensamentos ao deitar geralmente estão associados ao transtorno de ansiedade. O pensamento está diretamente ligado a emoção e consequentemente ao comportamento.

É normal pensar muito antes de dormir?

Esses fatores aparecem porque a ansiedade impossibilita que o cérebro se desconecte durante a noite. Assim, ao tentar dormir, a mente fica em estado de alerta, focada nos medos e estresse. Essa condição impede que o organismo inicie as fases do sono ou as atrapalha.

O que pensar para conseguir dormir?

É interessante ler algo que vá tirar o foco de sua mente do que o está preocupando, mas deve ser algo que não seja muito estimulante, para não o deixar preocupado com outra coisa. Se dormir não costuma ser um grande problema para você, ler na cama por 20 a 30 minutos também pode fazer bem.