Como parcelar multas de trânsito em Minas Gerais?

E aí motorista! Tudo joia? O atraso da multa pode ocasionar diversos problemas ao condutor e ao veículo. Por isso, é importante manter o débito em dia. Caso você não tenha o dinheiro para quitar à vista, saiba que o parcelamento de multas vencidas pode ser feito de forma simples. 

Preparamos este conteúdo com informações sobre como parcelar multas vencidas. A seguir, listamos opções para dividir a pendência, além de responder a algumas dúvidas comuns na hora de fazer o parcelamento. 

Respondemos as perguntas:

  • Como parcelar multas vencidas? 
    • Parcele pelo Gringo
    • Como parcelar on-line no Detran? 
    • Parcele presencialmente no Detran 
  • Quais multas não podem ser parceladas? 
  • Dúvidas comuns sobre o parcelamento de multas 
    • É possível parcelar mais de uma multa?
    • Multa vencida tem juros? 
    • Multa vencida impede o licenciamento do veículo?
  • Gringo: resolva os débitos de motorista em um só lugar! 

Como parcelar multas vencidas? 

As multas podem ser parceladas com tranquilidade pelo aplicativo do Gringo, de forma virtual pelo site do Detran de cada estado ou presencialmente na unidade do órgão de cada cidade. A seguir, detalhamos como cada alternativa funciona. 

Parcele pelo Gringo

Afinal, como parcelar multas vencidas? A forma mais prática de dividir o valor da multa é pelo Super App do Gringo. Com ele, é possível fazer o parcelamento com os juros mais baixos do mercado. Atualmente, a vantagem está disponível para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. Veja como fazer:

  • baixe o app do Gringo na Play Store ou na App Store;
  • faça o cadastro com o CPF e a placa do carro;
  • na tela inicial, estão os débitos pendentes e os vencidos;
  • no final da tela, há a opção de pagar as pendências e negociar as parcelas em até 12x; 
  • depois, selecione a multa que você quer pagar. É possível pagar uma ou todas de uma vez;
  • em seguida, é só escolher o número de parcelas e fazer o pagamento.

O melhor é que você não precisa calcular nada, pois já te damos os valores reajustados após o vencimento. Dessa forma, você não perde tempo indo até o banco ou a lotérica para pagar o débito. Caso fique com alguma dúvida, é só chamar o Gringo no WhatsApp para passarmos todas as informações de forma personalizada. 

Como parcelar on-line no Detran? 

Outra forma de fazer o parcelamento de multas vencidas é pelo site do Detran. O processo muda de um estado para outro e ainda não está disponível em todas as regiões do país. Para dividir o valor da pendência pelo órgão, basta: 

  • ir até a consulta de débito no site do órgão, se o serviço estiver disponível no estado;
  • preencher as informações necessárias, caso não tenha o cadastro;
  • ver as autuações que você quer pagar;
  • entrar em contato com as instituições financeiras credenciadas na região para pagamento;
  • negociar a quantidade de parcelas com a instituição escolhida;

Imagem de parcelamento de multas vencidas

Parcele presencialmente no Detran 

Para fazer o pagamento presencial no Detran, é preciso apresentar o número do RENAVAM, o cartão de crédito e o documento com foto para comprovar a titularidade do cartão. Em alguns estados, também podem ser solicitados o CRLV e o licenciamento do ano anterior do veículo. 

Primeiro, consulte a listagem das intuições credenciadas para parcelamento pelo Detran do seu estado no site. Com os documentos em mãos, é preciso ir até uma das unidades. Por lá, basta consultar os débitos em aberto e fazer a negociação da dívida. 

Em São Paulo, o parcelamento também pode ser feito em um dos postos do Departamento de Operações do Sistema Viário (DSV) ou nas subprefeituras que já fazem o processo. Para conferir a listagem de todas as unidades, basta acessar o site do órgão. 

Quais multas não podem ser parceladas? 

Agora que você já sabe como pagar multa de trânsito vencida, é importante entender que a vantagem não está disponível para todas as autuações. Algumas situações em que o parcelamento não se aplica são: 

  • multas inscritas em dívidas ativas;
  • pagamentos inscritos em cobranças administrativas;
  • débitos de veículos registrados em outros estados;
  • multas aplicadas por órgãos que não fazem o parcelamento (no entanto, essa restrição não se aplica ao pagamento com o Gringo). 

Dúvidas comuns sobre o parcelamento de multas 

Como o parcelamento de multas vencidas é um processo pouco conhecido pelos motoristas, solucionamos algumas dúvidas comuns. Dessa forma, você fica por dentro das informações. 

É possível parcelar mais de uma multa?

Sim! Você escolhe se paga uma multa de cada vez ou quita todos os débitos pendentes de uma única vez. Para isso, basta entrar no superapp do Gringo e seguir o passo a passo que citamos anteriormente. 

Multa vencida tem juros? 

Afinal, multa vencida tem juros? Sim, para fazer o parcelamento, é necessário lembrar que as multas vencidas possuem juros que aumentam ao longo do tempo. O valor da autuação é corrigido pela soma da taxa Selic dos meses em atraso mais o percentual de 1,01%. 

Multa vencida impede o licenciamento do veículo?

Sim! No entanto, após o pagamento da primeira parcela da dívida, você já regulariza a situação do seu veículo com IPVA e licenciamento, por exemplo. Além disso, pagando pelo Gringo, a pendência some em um dia útil, mesmo que você parcele em 12x.   

Gringo: resolva os débitos de motorista em um só lugar! 

Faça o parcelamento de multas vencidas pelo Super App do Gringo! Com ele, você ainda paga o licenciamento e o IPVA, além de consultar a placa e a quantidade de pontos na CNH. Fique livre de filas e atividades que levam tempo: resolva tudo em poucos cliques! 

Tem como parcelar multas de trânsito no boleto?

Parcelar multa é possível, mas depende do órgão autuador Essa medida é, hoje, estipulada pela Resolução nº 918/2022 do Contran. No entanto, o parcelamento de multa é uma possibilidade, e não uma imposição. Nesse caso, adotar ou não essa medida é uma opção do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação.

Como parcelar multa de trânsito online?

Para fazer isso on-line, é só acessar o site do Detran. Por lá, você tem acesso aos débitos e às multas disponíveis para pagamento. Em seguida, basta verificar as instituições credenciadas no seu estado para o parcelamento. Também tem como parcelar multa de trânsito presencialmente.

Como fazer o parcelamento de multas?

O parcelamento é feito por empresas credenciadas pelo Denatran e habilitadas pelo Detran/PR. Atenção: essa é uma negociação particular entre o dono do veículo e a empresa autorizada a realizar o parcelamento, não sendo de responsabilidade do Detran.

Tem como parcelar multas de trânsito vencidas?

Como parcelar multas vencidas? As multas podem ser parceladas com tranquilidade pelo aplicativo do Gringo, de forma virtual pelo site do Detran de cada estado ou presencialmente na unidade do órgão de cada cidade. A seguir, detalhamos como cada alternativa funciona.