Como podemos classificar os seres vivos de acordo com sua forma de alimentação?

Cada grupo de animais possui sua própria dieta alimentar. Alguns comem frutas, outros comem apenas carne e outros comem qualquer coisa que encontrarem pela frente. Algumas vezes, um animal alimenta-se exatamente da mesma coisa que outra espécie, causando uma relação ecológica conhecida como competição.

Você já deve ter percebido, por exemplo, que após um período muito longo sem comida, ficamos fracos, tontos e algumas vezes até desmaiamos. Isso acontece porque é dos alimentos que nós e todos os outros animais retiramos a energia necessária para realizar nossas atividades e para que nosso corpo continue funcionando normalmente. Sem alimento, ficamos sem energia.

Os animais podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento que ingerem em:

  • herbívoros,
  • carnívoros e
  • onívoros.

Leia também: Qual a diferença entre cadeia e teia alimentar?

Animais herbívoros

Os animais herbívoros são aqueles que se alimentam apenas de vegetais. Alguns desses animais comem toda a planta, outros possuem preferência por partes específicas, como os frutos, as raízes, o néctar ou as folhas. Os animais que se alimentam apenas:

  • de frutos são chamados de frugívoros, e
  • de sementes são chamados de granívoros.

Os animais herbívoros são considerados os consumidores primários em uma cadeia alimentar, uma vez que se alimentam dos produtores (vegetais). A relação ecológica em que um animal come um vegetal é chamada de herbivoria.

Como exemplos de animais herbívoros, podemos citar

  • o boi,
  • o veado,
  • o gafanhoto,
  • a borboleta,
  • a zebra,
  • o elefante,
  • a girafa, entre outros.

Para saber mais detalhes sobre esse tipo de alimentação, leia o texto: animais herbívoros.​

Como podemos classificar os seres vivos de acordo com sua forma de alimentação?
As girafas e as zebras são herbívoros, pois se alimentam apenas de vegetais.

Animais carnívoros

Os animais carnívoros são aqueles que só se alimentam de outros animais. Dependendo do animal que uma espécie come, ela pode receber uma denominação especial. Por exemplo, se um animal alimenta-se:

  • de peixes, ele é chamado de piscívoro;
  • de insetos, é chamado de insetívoro;
  • de animais já mortos (cadáveres), dizemos que ele é necrófago.

Predação é o nome da relação ecológica em que um animal alimenta-se de outro animal. Quando eles se alimentam da mesma espécie, dizemos que ocorre canibalismo. Como exemplos de animais carnívoros, podemos citar:

  • o leão,
  • o tigre,
  • o tubarão,
  • a onça,
  • a serpente,
  • o louva-a-deus, entre outros. 

Como podemos classificar os seres vivos de acordo com sua forma de alimentação?
As onças são animais carnívoros, pois se alimentam apenas de outros animais.

Animais onívoros

Os animais onívoros são animais que se alimentam de tudo, comem vegetais e também outros animais. Esse tipo de alimentação lhe parece familiar? Isso mesmo! Nós somos animais onívoros, assim como:

  • o porco,
  • o lobo-guará,
  • o jabuti,
  • o suricato, entre outros.

Saiba mais informações acerca desse tipo de animal lendo o texto: animais onívoros.

Como podemos classificar os seres vivos de acordo com sua forma de alimentação?
Como o porco alimenta-se de vegetais e animais, ele é considerado um animal onívoro.

Adaptações dos animais às diferentes dietas

Cada animal possui um sistema digestório que se difere de acordo com o tipo de alimento que ingere. Alguns carnívoros, como o leão, possuem dentes pontiagudos, chamados de caninos, que são usados para rasgar a carne de sua vítima. Alguns herbívoros, como o boi, possuem um sistema digestório que permite a quebra da celulose, dando maior eficiência ao processo de digestão.

Alguns insetos possuem um aparelho bucal especializado em cortar, sugar ou esmagar. Percebe-se, portanto, que cada animal está perfeitamente adaptado ao seu modo de alimentação.

A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, agrupa os seres vivos nos reinos Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia.

Classificar os seres vivos não é uma tarefa fácil, uma vez que pode ser complicado escolher um parâmetro que permita relacioná-los todos a grupos distintos. Diversas foram as formas já criadas para fazer esse tipo de classificação, e, hoje, a mais difundida é a que foi proposta por Whittaker.

→ Classificação de Robert Whittaker

O sistema de classificação proposto por Whittaker, em 1969, separa os seres vivos em cinco reinos. Para classificar os organismos dessa forma, Whittaker analisou critérios como a organização celular, ou seja, se os organismos eram procariontes ou eucariontes, e verificou o número de células (formados por uma ou mais células) e a forma de nutrição.

Segundo Whittaker, os organismos são classificados em:

  • Reino Monera: Nesse reino, encontramos os organismos unicelulares, formados por uma única célula, e os procariontes, ou seja, que não possuem material genético contido por um envoltório nuclear. Esses organismos podem ser coloniais ou não, e autotróficos ou heterotróficos. Autotróficos são aqueles organismos capazes de produzir seu próprio alimento, e heterotróficos são aqueles que necessitam ingerir matéria orgânica do meio externo e não são, portanto, capazes de realizar sua produção. Como exemplo de organismos do Reino Monera, temos as bactérias e cianobactérias.

Como podemos classificar os seres vivos de acordo com sua forma de alimentação?

As bactérias estão agrupadas no Reino Monera

  • Reino Protista: Nesse reino, estão agrupados os organismos que são formados por uma única célula e que podem ou não ser coloniais. Além disso, esses seres são eucariontes e apresentam diferentes formas de nutrição, tais como a absorção e a fotossíntese. Como exemplo de representantes do Reino Protista, temos as algas e os protozoários.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Como podemos classificar os seres vivos de acordo com sua forma de alimentação?

As algas estão agrupadas no Reino Protista

  • Reino Fungi: No Reino Fungi, encontramos organismos eucariontes, os quais podem ser uni ou multicelulares. Todos os organismos desse reino são heterotróficos, logo, sua nutrição é realizada por meio de absorção. Como exemplo de organismos desse reino, temos todos os fungos, como a orelha-de-pau e Saccharomyces cerevisiae. Este último é utilizado na fabricação de cerveja.

    Como podemos classificar os seres vivos de acordo com sua forma de alimentação?

Os fungos estão agrupados no Reino Fungi

  • Reino Plantae: Nesse reino, são encontrados organismos multicelulares, eucariontes e autotróficos. Todos os vegetaisfazem parte desse grupo de seres vivos.

    Como podemos classificar os seres vivos de acordo com sua forma de alimentação?

Todos os vegetais estão agrupados no Reino Plantae

  • Reino Animalia: O Reino Animalia engloba organismos multicelulares, eucariontes e heterotróficos. Nesse grupo, são encontradas várias espécies de organismos distintos, desde invertebrados, como as esponjas, até vertebrados como os seres humanos.

Atenção: O sistema de classificação em cinco reinos apresenta muitas falhas, entretanto, ainda é muito aceito e utilizado, principalmente em razão de sua facilidade didática.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Como são classificados os seres vivos de acordo com sua forma de alimentação?

Os animais podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento que ingerem em: herbívoros, carnívoros e. onívoros.

Como podem ser classificados os seres vivos?

Os seres vivos se dividem em cinco reinos: animal, vegetal, fungi, protista e monera.

Quais são os alimentos dos seres vivos?

Os animais não produzem seus alimentos Por isso são chamados de seres heterotróficos. Alguns só comem plantas (folhas, sementes, etc); são chamados os animais herbívoros. Outros só comem carne; são os carnívoros. Outros ainda nutrem-se de plantas e de outros animais; são os onívoros.