Como relação à demanda de água Assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade?

 

Como relação à demanda de água Assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade?

11. (UNIFEI) À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas como, por exemplo, no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade.
a) No uso doméstico, pelas atividades cotidianas como as de limpeza e lazer.
b) Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras.
c) Na pecuária, na dessedentação de animais.
d) Na indústria, principalmente nos parques industriais para, por exemplo, mover máquinas, resfriar peças e gerar energia.
 
12. (UCS/RS) Os oceanos são importantes para o desenvolvimento e a manutenção do nosso planeta.
Sobre os oceanos é correto afirmar que
a) apresentam circulação interna de correntes quentes e ausência de correntes frias. 
b) a regulação do clima que executam ocorre nos períodos de equinócio.
c) a regulação do clima que executam ocorre nos períodos de solstício.
d) apresentam movimentos de águas chamadas correntes marítimas.
e) têm sua salinidade determinada pela quantidade de plânctons que possuem.

13. (MACK) Na costa pacífica sul-americana, observamos países, como o Peru, que possuem uma economia fortemente influenciada por intensa piscosidade. Isso se deve à riqueza de nutrientes encontrados no litoral, especialmente o plâncton, que se prolifera por meio do fenômeno da ressurgência. Escolha abaixo a alternativa que revele a corrente marítima que, nessa região, é responsável pelo fenômeno citado.
a) Corrente do Golfo do México.
b) Corrente do Pacífico Norte.
c) Corrente de Humboldt.
d) Corrente de Falklands.
e) Corrente do Pacífico Sul.
 
14 (FUVEST) Grandes lagos artificiais de barragens, como o Nasser, no Rio Nilo, o Three Gorges, na China, e o de Itaipu, no Brasil, resultantes do represamento de rios, estão entre as obras de engenharia espalhadas pelo mundo, com importantes efeitos socioambientais. Acerca dos efeitos socioambientais de grandes lagos de barragens, considere as afirmações abaixo.
I. Enquanto no passado, grandes lagos de barragem restringiam-se a áreas de planície, atualmente, graças a progressos tecnológicos, situam-se, invariavelmente, em regiões planálticas, com significativos desníveis topográficos.
II. A abertura das comportas que represam as águas dos lagos de barragens impede a ocorrência de processos de sedimentação, assim como provoca grandes enchentes a montante.
III. Frequentes desalojamentos de pessoas para a implantação de lagos de barragens levaram ao surgimento, no Brasil, do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB.
IV. Por se constituírem como extensos e, muitas vezes, profundos reservatórios de água, grandes lagos de barragens provocam alterações microclimáticas nas suas proximidades.
Está correto o que se afirma em
a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.
 
15. (PUCSP) A água encontra-se neste início de século em condições que exigem sérios cuidados. Além do volume existente desse recurso, é importante considerar sua distribuição geográfica e suas formas de uso para preservá-lo. Tendo como referência o planeta, pode-se afirmar que
a) o consumo mundial de água doce é maior na agricultura (mais de 70%), mas esse índice tende a cair, pois a agricultura está se concentrando cada vez mais em áreas já úmidas.
b) o maior estoque de água doce é subterrânea, superando o volume de águas em estado sólido (calotas polares, geleiras e neves permanentes), em razão do derretimento provocado pelo efeito estufa.
c) apenas ¼ das águas do planeta não é de água salgada, e esse volume é insuficiente para as necessidades humanas, o que obriga ações de dessalinização das águas oceânicas.
d) existe notória desigualdade na distribuição das águas continentais e, nesse aspecto, a América do Sul é um dos continentes mais abastecidos com esse recurso natural, em especial nas áreas tropicais.
e) embora na área intertropical do planeta haja uma dominância de climas chuvosos, os estoques de água doce não são expressivos nessa área, pois essa também é uma área de grande evaporação.


GABARITO11:B - 12:D - 13:C - 14:D - 15:D

Onde é requerida a maior quantidade de água?

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), a atividade que mais consome água é a agropecuária. Sozinho, esse setor é responsável por 70% da água utilizada pelo ser humano, seguido pela indústria, com 22%, e, por último, o uso doméstico, com 8%.

Qual a relação à demanda mundial de água Assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade?

Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade. a) No uso doméstico, pelas atividades cotidianas, como as de limpeza e lazer. b) Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras. c) Na pecuária, na dessedentação de animais.

É correto afirmar que no Brasil a maior demanda por água é requerida?

É correto afirmar que, no Brasil, a maior demanda por água é requerida: a) pela atividade agrícola, em que a irrigação se tornou essencial nas áreas de produção agroexportadora de grãos e frutas e nas policulturas. b) pela atividade industrial, notadamente naqueles parques voltados para a manufatura de bens de consumo.

Qual é o percentual de consumo de água no Brasil?

No Brasil, o índice de consumo de água nessa atividade chega a 72%, com uma área irrigável de aproximadamente 29,6 milhões de hectares. Já a indústria nacional consome aproximadamente 22% da água, quase o triplo dos 6% de uso exclusivamente humano.