Como vivem duas espécies de mesmo nicho ecológico num mesmo habitat?

Conceito de habitat:
            O habitat de um organismo pode ser conceituado como o local em que ele vive (ou o local onde ele pode ser encontrado). Então, por exemplo, o habitat do lambari (peixe ósseo de água doce) é a região mais superficial de rios, córregos e lagos e mais próximas das margens. Já a distribuição geográfica de uma espécie refere-se a todas as regiões do planeta em que a espécie pode ser encontrada.

Conceito de nicho ecológico:

O nicho ecológico corresponde ao conjunto de atividades que a espécie desempenha no ecossistema. Dessa forma, o nicho ecológico descreve o papel funcional da espécie na comunidade. Ao se descrever o nicho ecológico de uma espécie, leva-se em conta tudo o que ela faz: o que come, horário do dia em que se alimenta, local em que captura o alimento, como reproduz (faz ninho, tem larva, cava buracos no solo…). Espécies que apresentam mesmo nicho ecológico em diferentes regiões geográficas recebem o nome de equivalentes ecológicos.

Princípio da exclusão competitiva de Gause:

Quando duas espécies de uma comunidade exploram nichos ecológicos semelhantes, ocorre uma competição entre elas (há competição por alimento, espaço, água…). Diz-se que quanto mais semelhantes forem os nichos de duas espécies (maior sobreposição de nichos), maior a competição entre elas. Essa competição pode resultar em 3 situações: uma das populações entra em extinção; uma das espécies migra para outro local; uma das espécies altera o seu nicho.

O pesquisador Georgy Gause (1910-1986) demonstrou, usando 2 espécies de paramécios (Paramecium caudatum e Paramecium aurelia), que a competição pode eliminar uma espécie.
No caso de seu experimento, quando as duas espécies supracitadas foram cultivadas em frascos isolados, as duas sobreviveram. Quando foram cultivadas no mesmo frasco, somente a espécie Paramecium aurelia sobreviveu.
O gráfico abaixo mostra o resultado desse experimento.

Como vivem duas espécies de mesmo nicho ecológico num mesmo habitat?

Extraído de: https://interna.coceducacao.com.br/ebook/pages/1959.htm

Como vivem duas espécies de mesmo nicho ecológico num mesmo habitat?

Por que duas espécies do mesmo habitat não podem ter o mesmo nicho por muito tempo?

Princípio de exclusão competitiva O princípio da exclusão competitiva afirma que duas espécies não podem ter exatamente o mesmo nicho em um habitat e coexistir estavelmente. Isso ocorre porque espécies com nichos idênticos também têm necessidades idênticas, ou seja, elas competiriam exatamente pelos mesmos recursos.

Como ocorre a competição no nicho ecológico e qual é a sua principal consequência?

Como consequência da competição, o nicho que uma espécie de fato ocupa não necessariamente reflete todas as condições e recursos que permitiriam sua sobrevivência, pois ele também é limitado pela presença de outras espécies.

Quais são os fatores permitem que duas espécies competidoras coexistam?

O “princípio de exclusão competitiva” considera que se duas espécies competidoras coexistem num ambiente estável, elas o fazem como um resultado da diferenciação de nichos, isto é, diferenciação de seus nichos realizados (Townsend et al., 2006).

O que diz o princípio de exclusão de Gause?

A escassez de recursos leva uma das espécies à extinção (daí a expressão princípio de exclusão competitiva). ... Uma das espécies é expulsa daquele habitat e migra para outro território em busca de recursos que garantam sua sobrevivência.

Porque duas populações que exploram o mesmo nicho?

Duas populações distintas, mas que exploram o mesmo nicho ecológico não irão conseguir conviver em um mesmo ecossistema, isso ocorre devido a competição pelos recursos de um mesmo nicho.

O que configura o nicho ecológico de um organismo?

O nicho ecológico é o conjunto de condições e recursos que permitem a uma espécie sobreviver no ambiente. ... O nicho ecológico descreve como um organismo vive em um ecossistema. Isso inclui as relações ecológicas que mantém, como escapam de predadores, do que e como se alimentam e a forma de reprodução.

O que é um nicho ecológico?

Quando falamos em nicho ecológico, estamos descrevendo o modo de vida de um ser vivo, suas relações com o ambiente, sua alimentação, seu tipo de reprodução, seus hábitos, seus predadores naturais, suas estratégias para sobrevivência, sua forma de predar etc.

O que são interações bióticas?

As interações bióticas interespecíficas, referem-se a interações entre espécies diferentes, dentro destas podemos encontrar a simbiose, mutualismo, comensalismo, parasitismo, predação e competição.

O que significa nichos diferentes?

Diferenciação de nicho (também chamada de segregação, separação ou particionamento de nicho) é um termo usado na Ecologia e refere-se ao processo no qual espécies que competem entre si passam a usar o ambiente de formas diferentes, de modo que possam coexistir.

Quais espécies possuem o mesmo nicho ecológico?

  • Algumas espécies apresentam o mesmo nicho ecológico e, portanto, competem entre si. Essa competição pode levar uma espécie a migrar para outra área ou até mesmo pode levar uma espécie à extinção. Existem ainda algumas espécies que, apesar de possuírem mesmo nicho, conseguem coexistir na mesma área.

Qual o nicho ecológico de um organismo vivo?

  • Enquanto o habitat diz respeito ao local onde um organismo vive, o nicho ecológico relaciona-se com o modo de vida dessa espécie no ecossistema. Ao estudarmos um ser vivo, sempre nos preocupamos em conhecer seu habitat e seu nicho ecológico.

Qual a diferença entre habitat e nicho ecológico?

  • O habitat seria o endereço de um ser vivo na natureza, e o nicho ecológico seria o seu trabalho em um determinado ecossistema. * Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui! Agora que você já sabe a diferença entre habitat e nicho ecológico, vamos utilizar outro exemplo para fixar o que foi aprendido. Leia o trecho a seguir:

Quais espécies conseguem coexistir na mesma área?

  • Existem ainda algumas espécies que, apesar de possuírem mesmo nicho, conseguem coexistir na mesma área. O papagaio-da-cara-roxa ( Amazona brasiliensis ), por exemplo, é uma espécie encontrada na Mata Atlântica, sendo, portanto, esse o seu habitat.

O que acontece quando duas espécies têm o mesmo nicho ecológico?

Como veremos, dois organismos com o mesmo nicho não podem sobreviver no mesmo habitat (pois eles competem exatamente pelos mesmos recursos, assim, um levará o outro à extinção). Por outro lado, espécies que possuem nichos que se sobrepõem apenas parcialmente, podem coexistir.

Por que duas espécies no mesmo habitat não podem ter o mesmo nicho por muito tempo?

Cada espécie ocupa um lugar no espaço. Esse espaço pode ser o espaço físico (dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo), porém existem outras dimensões deste espaço. O espaço ocupado no que se refere a exploração preferencial de um recurso, por exemplo.

E possível 2 espécies diferentes ocuparem o mesmo habitat e o nicho ecológico?

(Cesgranrio- RJ) Se duas espécies diferentes ocuparem num mesmo ecossistema o mesmo nicho ecológico, é provável que: a) se estabeleça entre elas uma relação harmônica.

Qual a relação entre nicho ecológico e habitat?

O habitat é o local onde uma espécie vive, e o nicho ecológico são suas interações. Sabemos que cada ser vivo está bem adaptado ao local em que vive.