Como você imagina que o sistema nervoso se comunica com outros sistemas do corpo?

O sistema nervoso é o sistema responsável por captar, processar e gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos. É devido à presença desse sistema que somos capazes de sentir e reagir a diferentes alterações que ocorrem em nossa volta e mesmo no interior do nosso corpo.

Ele pode ser dividido em duas porções:

•Sistema nervoso central: formado pelo encéfalo e medula espinhal.

•Sistema nervoso periférico: formado pelos nervos, gânglios e terminações nervosas.

Como você imagina que o sistema nervoso se comunica com outros sistemas do corpo?

    O sistema nervoso é composto por um tipo especial de tecido denominado tecido nervoso, o qual possui como tipos celulares os neurôniose as chamadas células da glia.

    Os neurônios são responsáveis pela propagação do impulso nervoso e apresentam como partes básicas o corpo celular, onde está localizado o núcleo, e dois tipos de prolongamentos, os axônios e os dendritos. De acordo com a função desempenhada, os neurônios podem ser classificados em dois grupos básicos: sensitivos ou aferentes (levam impulsos para o sistema nervoso) e motores ou eferentes (levam impulsos para outras partes, como músculos e glândulas).

    Como você imagina que o sistema nervoso se comunica com outros sistemas do corpo?

    Os neurônios garantem a transmissão do impulso nervoso.

    O grupo de células chamado células da glia está relacionado com várias funções, tais como nutrição e regulação do funcionamento dos neurônios. Células ependimárias, astrócitos, oligodendrócitos, microglia e células de Schwann são células da glia.

    Tópicos deste artigo

    • 1 - → Sistema nervoso central
    • 2 - → Sistema nervoso periférico
      • Sistema nervoso autônomo
    • 3 - → Resumo

    → Sistema nervoso central

    Como você imagina que o sistema nervoso se comunica com outros sistemas do corpo?

    O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal.

    O sistema nervoso central é a parte do sistema nervoso que garante a recepção e a interpretação dos estímulos, podendo ser considerado o centro de processamento de informações do nosso corpo. Os constituintes do sistema nervoso central são a medula espinhal e o encéfalo.

    No sistema nervoso central observa-se as chamadas substâncias branca e cinzenta. A substância branca corresponde aos axônios dos neurônios, enquanto a substância cinzenta corresponde aos corpos celulares. No encéfalo, de uma maneira geral, com exceção do bulbo, a substância cinzenta localiza-se mais externamente. Na medula, por sua vez, observa-se o contrário, com a substância branca localizada mais externamente.

    O sistema nervoso central é protegido por ossos e membranas. O encéfalo, por exemplo, está protegido pela caixa craniana, enquanto a medula espinhal está protegida pela coluna vertebral. Tanto o encéfalo quanto a medula estão envolvidos por três membranas denominadas de meninges. As meninges são:

    • Dura-máter: mais externa e também a mais fibrosa.

    • Aracnoide: localizada entre a dura-máter e a pia-máter. Ela recebe essa denominação, pois, quando vista ao microscópio, possui a aparência de uma teia de aranha. No espaço subaracnoide, é encontrado líquido cefalorraquidiano, que também apresenta, entre outras funções, a função de proteção.

    • Pia-máter: mais interna e altamente vascularizada.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

    Medula espinhal

    A medula espinhal, também chamada medula espinal, é uma estrutura em formato cilíndrico que está localizada no interior da coluna vertebral. Nessa estrutura, observa-se a substância branca localizada mais externamente e a substância cinzenta central formando a letra H.

    A medula espinhal está relacionada com o ato reflexo, que se caracteriza por ser uma resposta rápida e involuntária diante de algum estímulo, como tirar a mão ao encostar em uma chapa quente. Nesses reflexos o encéfalo não está envolvido, o que significa que a medula espinhal pode atuar de maneira independente. O ato reflexo é constituído basicamente por dois tipos de neurônios, um aferente e um eferente.

    Encéfalo

    O encéfalo está localizado dentro da caixa craniana e apresenta várias partes. A seguir, descreveremos as principais estruturas encefálicase algumas atividades desempenhadas por elas:

    • Tronco encefálico: é formado pelo mesencéfalo, ponte e bulbo. O mesencéfalo está relacionado com audição, reflexos visuais e movimento de tração. A ponte, como o nome sugere, está relacionada com a ligação entre várias partes do cérebro. O bulbo está relacionado com o controle de diversas funções, como batimentos cardíacos, respiração e deglutição.

    • Cerebelo: está relacionado, principalmente, com a coordenação de movimentos e o equilíbrio do nosso corpo.

    • Diencéfalo: é constituído pelo tálamo, hipotálamo e epitálamo. O tálamo é responsável por garantir que impulsos sensitivos cheguem ao cérebro. O hipotálamo, por sua vez, está relacionado com várias funções, como regulação de água, temperatura do corpo, controle da fome, entre outras. Essa porção do encéfalo também atua produzindo hormônios. O epitálamo inclui a glândula pineal, a qual é responsável por produzir melatonina.

    • Cérebro: é a porção mais desenvolvida do nosso encéfalo e é dividida em duas porções: os hemisférios esquerdo e direito. Esses dois hemisférios estão unidos pelo chamado corpo caloso. O nosso cérebro é responsável por garantir atividades motoras, memória, inteligência, emoção e razão.

    Leia também: Usos da melatonina

    → Sistema nervoso periférico

    Como você imagina que o sistema nervoso se comunica com outros sistemas do corpo?

    O sistema nervoso periférico é constituído por nervos, gânglios e terminações nervosas.

    O sistema nervoso periférico garante a transmissão das informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso e deste para os músculos, as glândulas e as células endócrinas.Os neurônios responsáveis por levar informação ao sistema nervoso central são chamados aferentes, e aqueles que levam as instruções às estruturas, após o processamento do estímulo no sistema nervoso central, são chamados eferentes.

    O sistema nervoso periférico é constituído pelos nervos, gânglios e terminações nervosas. Os nervos são fibras nervosas agrupadas em feixes, enquanto os gânglios são acúmulos de neurônios que estão fora do sistema nervoso central.

    Os nervos podem projetar-se da medula ou então originar-se do encéfalo. Os nervos espinhais são aqueles que se projetam da medula, enquanto os nervos cranianos inervam-se do encéfalo. Existem 31 pares de nervos espinhais e 12 pares de nervos cranianos.

    Lei também: 12 pares de nervos cranianos

    Sistema nervoso autônomo

    O sistema nervoso autônomo é um componente do sistema nervoso periférico que atua regulando algumas funções involuntárias do nosso corpo, tais como ações desempenhadas pelos sistemas respiratório, digestório, endócrino e cardiovascular.

    Nele há as divisões simpática e parassimpática, as quais geralmente apresentam ações antagônicas. A divisão simpática garante, por exemplo, que o coração bata mais rápido em alguma situação de estresse, enquanto a parassimpática faz com que o corpo relaxe após essa situação.

    Como você imagina que o sistema nervoso se comunica com outros sistemas do corpo?

    Observe algumas das ações realizadas pela divisão parassimpática e pela divisão simpática.

    Saiba mais: Riscos das drogas sintéticas, entenda como elas atuam no sistema nervoso

    → Resumo

    • O sistema nervoso garante que os estímulos sejam captados e interpretados, e que respostas a esses estímulos sejam geradas.

    • O sistema nervoso é constituído por tecido nervoso.

    • O sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

    • O sistema nervoso central é constituído pelo encéfalo e medula espinhal.

    • O sistema nervoso periférico é formado pelos gânglios e nervos.

    • O sistema nervoso autônomo apresenta duas divisões, a parassimpática e a simpática.

    Por Ma. Vanessa Santos

    Como você imagina que o sistema nervoso se comunica com outro sistema do corpo?

    Resposta. Resposta: Os neurônios se comunicam entre si por um processo chamado sinapse, em que, processos eletroquímicos são transmitidos de um para o outro. A partir disto, esses processos físicos e químicos desencadeiam respostas musculares e glandulares em todo nosso corpo.

    Como o sistema nervoso se relaciona com os outros sistemas do corpo humano?

    Uma rede de nervos liga vários órgãos do corpo ao cérebro. São esses nervos que enviam os estímulos ao cérebro, que interpreta a informação e produz uma resposta. Por exemplo, ao machucar uma parte do corpo, é o sistema nervoso que envia essa informação ao cérebro, que responde com a sensação de dor.

    Qual é a relação que existe entre o sistema nervoso e os órgãos dos sentidos?

    Os órgãos sensoriais e os componentes do sistema nervoso periférico e central associados ao processo de análise e interpretação do estímulos formam o Sistema Sensorial. Graças a esse sistema, o nosso corpo monitora as variações ambientais e o sistema de controle pode realizar os ajustes necessários.

    Que outros sistemas do organismo interagem com o sistema nervoso?

    Resposta. o cerebelo e o cérebro são os principais responsáveis por controlar o equilíbrio do corpo e a coordenação dos movimentos. o sistema sensorial às sensações.