Consulta debitos veiculos são paulo

O que é despachante?

É comum que proprietários de automóveis tenham dúvidas quando o assunto é despachante de trânsito. Todo condutor já deve ter notado e vivenciado as burocracias que envolvem a emissão de documentos e o pagamento de débitos veiculares. Para facilitar e agilizar os processos, existem profissionais que realizam esses serviços.

Sendo assim, os despachantes são essenciais para que o motorista possa transferir a responsabilidade de manter o veículo em dia para outra pessoa, a qual enfrentará as burocracias necessárias para regularizar as taxas do automóvel, incluindo licenciamento, IPVA, seguro DPVAT, multas de trânsito, entre outros.

Com isso, ao contratar os serviços de um despachante de trânsito, o proprietário do veículo não precisa se deslocar até uma sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para regularizar a situação do automóvel. No mais, se a empresa for online, todas as taxas podem ser pagas no conforto de casa.

Despachante Detran

No entanto, tornar-se um despachante cadastrado no Sistema Nacional de Trânsito (Senatran) e habilitado pelo Detran não é tão simples quanto parece, visto que alguns processos devem ser seguidos para realizar os procedimentos legais e administrativos relacionados a automóveis.

Antes de tudo, o interessado deve passar pelo processo seletivo do Detran e fazer os cursos ofertados. Para isso, é preciso ter concluído o ensino médio. Vale destacar que, em alguns municípios, o concurso é oferecido uma vez por ano. Então, além de estudar bastante, também é preciso estar atento ao prazo.

Se interessou pelo assunto e quer saber todos os detalhes sobre como um despachante funciona? Para entender mais sobre todos os processos, acompanhe este conteúdo até o fim. Se preferir, clique nos botões abaixo para ir até o trecho desejado.

Não se pode falar em despachante de trânsito sem citar o DOK, o primeiro do Brasil a oferecer a consulta gratuita de débitos veiculares pela placa do veículo. No entanto, o que poucos sabem, é que a empresa começou de forma presencial e está desde 2006 no mercado.

Com o objetivo de facilitar a vida dos condutores brasileiros, o DOK atende o estado de São Paulo e Paraná. Entretanto, a empresa pretende expandir seus serviços para outras unidades federativas. Assim, todos os motoristas do país terão como pagar as taxas do veículo de forma prática e totalmente segura.

Além disso, a empresa busca sempre inovar para facilitar cada vez mais o cotidiano dos condutores. Dessa forma, o DOK Despachante disponibiliza ferramentas gratuitas que podem ser usadas por todos com acesso à internet, são elas: consulta de débitos veiculares, calculadora de IPVA, tabela Fipe e consulta de multas.

Despachante online

Os despachantes online, assim como o DOK, oferecem ainda mais praticidade ao cliente, pois todos os serviços podem ser contratados no conforto de casa, basta ter acesso à internet e um computador ou dispositivo móvel em mãos.

Ao invés de ter que ir até o Detran para conferir a situação completa de seu veículo, você pode utilizar a plataforma de consulta de débitos do DOK Despachante para ver se existem pendências. Para isso, basta informar a placa do automóvel e um e-mail válido.

Siga o tutorial abaixo para fazer uma consulta de débitos gratuita com o DOK:

  1. Vá até o formulário de consulta disponível no topo desta página e preencha os campos em branco com a placa ou Renavam do automóvel desejado, informe um e-mail válido e clique em “Consulte Grátis”;
  2. Em seguida, todas as pendências do veículo serão mostradas na tela seguinte. Viu como o procedimento é fácil e rápido?

Além de prática, a verificação de débitos veiculares pode ser feita quantas vezes for necessário e sem qualquer preocupação, pois todos os dados informados são mantidos em sigilo.

Pagar licenciamento no despachante

A regularização do licenciamento é um dos principais motivos pelos quais as pessoas costumam buscar os serviços de um despachante, visto que o não pagamento da taxa pode causar diversos problemas ao condutor, como multa gravíssima (R$ 293,47), acréscimo de sete pontos na CNH e apreensão do veículo do pátio do Detran.

Contudo, muitos acabam esquecendo que os despachantes também exercem diversos outros serviços, incluindo regularização de IPVA, transferência, pagamento de multas de trânsito e emissão de segunda via de documentos veiculares.

Pagamento de débitos despachante

Pagar os débitos do veículo em um despachante é uma “mão na roda” para os condutores, ainda mais se o procedimento for feito pela internet. No DOK, por exemplo, são oferecidas diversas formas de pagamento facilitadas. Confira, a seguir, cada uma delas:

  • Pix: à vista;
  • Boleto bancário: à vista;
  • Cartão de crédito: parcelamento em até 12 vezes com seis bandeiras diferentes;
  • Boleto bancário + cartão de crédito: entrada no boleto e parcelamento do restante do valor no crédito.

Serviço de despachante

Conforme mencionado, um despachante não é responsável por oferecer apenas um serviço, mas diversos procedimentos relacionados à emissão de documentos e pagamentos de débitos veiculares, funcionando como intermediário entre os condutores e os órgãos de trânsito. Para entender melhor, confira as atividades realizada pelo profissional:

Licenciamento

O licenciamento é um procedimento que deve ser feito anualmente por todos os proprietários de veículos. A taxa é de responsabilidade do Detran, com isso, cada estado apresenta preços e prazos diferentes para licenciar o automóvel.

No entanto, é preciso estar com todos os débitos do veículo em dia para que o documento de licenciamento (CRLV) seja emitido. Caso contrário, o certificado não poderá ser gerado e o automóvel ficará impedido de circular pelas vias públicas brasileiras até que a taxa seja regularizada.

Dessa forma, contratar os serviços de um despachante é a maneira ideal de regularizar o débito sem enfrentar filas e burocracia, ainda mais se o automóvel estiver com outras pendências que precisam ser quitadas.

IPVA

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não é uma taxa de responsabilidade da Secretaria da Fazenda, mas também pode ser paga em despachantes credenciados ao Detran.

Por se tratar de um tributo com valor bastante alto, fazer o pagamento por meio de despachantes pode ser a melhor alternativa, visto que é possível parcelar o imposto em diversas vezes, mesmo se estiver em atraso ou inscrito na dívida ativa.

Aqui no DOK, você pode pagar o tributo em até 12 vezes e com seis cartões diferentes, o que pode ser a melhor alternativa, pois a maioria dos estados oferece poucas formas de parcelamento. Em São Paulo, por exemplo, o valor só pode ser dividido em até cinco vezes.

Transferência

A transferência é um procedimento que deve ser feito quando o proprietário do veículo mudar de endereço de residência ou transferir a posse do automóvel para uma nova pessoa. Em ambos os casos, o condutor pode contar com o auxílio de despachantes credenciados para facilitar o processo.

Em ambos os casos, a transferência pode ser um procedimento complicado, pois envolve cartório e vistoria. No entanto, apesar da demora, é preciso transferir o automóvel em até 30 dias após a compra. Caso contrário, poderá haver penalidade de multa média no valor de R$ 130,16.

Por ser um processo bastante burocrático, contratar os serviços de um despachante é a melhor opção para quem não tem tempo hábil para fazer a transferência ou que nunca realizou esse procedimento antes. Porém, antes de tudo, lembre-se de procurar um escritório confiável.

Segunda via CRV

Mesmo com a digitalização do Certificado de Registro do Veículo (CRV), ainda há muitos condutores que têm o documento impresso em papel-moeda, pois ele não apresenta prazo de validade.

Entretanto, a segunda via do certificado deve ser solicitada quando o proprietário do automóvel, por algum motivo, perder ou danificar CRV físico. A partir daí, será emitido o documento digital, que poderá ser utilizado em dispositivos móveis, incluindo smartphones e tablets ou impresso em folha sulfite comum (A4).

Vale destacar que o CRV e o CRLV foram unificados, tornando-se o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos em meio eletrônico (CRLV-e), o qual pode ser encontrado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Consulta de situação do veículo

Por meio da consulta de débitos veiculares, é possível identificar se o automóvel informado possui alguma pendência. No passado, era preciso ir até um posto de atendimento do Detran ou um escritório de despachante para puxar o extrato do veículo.

Contudo, agora os condutores podem consultar a situação completa do veículo no site de despachantes online. Ao utilizar a plataforma gratuita do DOK, você pode verificar se existe taxa de licenciamento, IPVA, seguro DPVAT e possíveis multas em aberto.

Como contratar um despachante de veículos?

Antes de contratar um despachante, tenha certeza de que o profissional ou a empresa é confiável. Para isso, busque a opinião de conhecidos e confira a avaliação de clientes na internet.

Após escolher o despachante de sua preferência, confira as formas de pagamento e o prazo para a entrega de documentos. Por fim, consulte também o honorário para saber se o valor está dentro do seu orçamento.

Aqui no DOK, basta informar a placa do veículo e inserir um e-mail válido no formulário de consulta para quitar todas as taxas desejadas. Ao informar todos os dados solicitados pelo sistema, finalizar e pagar o pedido, você terá contratado nossos serviços e poderá acompanhar os detalhes do pedido em “Minha conta”.

Vale a pena contratar um despachante credenciado?

Se você é uma pessoa sem tempo e que não tem como enfrentar filas, a contratação dos serviços de um despachante pode ser a melhor alternativa. Se essa empresa for online, a economia de tempo pode ser muito maior.

Com os despachantes, além de evitar filas, você também não precisará fazer agendamento para ser atendido em um posto do Detran. No mais, você conta com a comodidade de poder pagar os débitos e documentações pela internet.

Além disso, os despachantes costumam oferecer formas facilitadas de pagamento, permitindo que você parcele débitos que não podem ser divididos nos bancos conveniados ao Detran ou em lotéricas. Portanto, a contratação pode ser muito vantajosa.

Honorário de despachante

O honorário diz respeito ao valor cobrado pelo despachante para a execução de determinado serviço. No entanto, os preços variam de acordo com cada procedimento e também diferem em cada escritório.

Por exemplo, ao fazer o licenciamento com o DOK Despachante, você pagará o honorário de apenas R$ 29,70, ou seja, será preciso desembolsar menos de R$ 30,00 para transferir toda a burocracia a um profissional. Viu como compensa?

Como consultar débitos e restrições do veículo?

Abra o app e clique na aba “Serviços”. Depois, clique em “Infrações e Multas de Trânsito” e, após, em “Pesquisa de Débitos e Restrições de Veículos Próprios”. Para finalizar, insira os dados da placa, o número do RENAVAM e clique em avançar. Pronto!

Como consultar débito de veículo do estado de São Paulo?

Identificando a baixa, basta acessar o App da Receita Federal: Carteira Digital de Trânsito, fazer o cadastro, caso ainda não tenha e emitir o documento eletrônico.

Como consultar débitos de veículos só com a placa?

Para fazer a consulta do RENAVAM utilizando somente a placa do veículo é necessário que o usuário entre no site do DETRAN do seu estado, em seguida digite a placa e as letras da imagem embaixo e clique em Consultar.

Como saber se o veículo está em débito?

Para ter acesso aos débitos e restrições de veículos de terceiros, é preciso entrar no link do Detran de seu estado, disponível abaixo, preencher a placa e o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do automóvel.