Críticas da Teoria das Relações Humanas

Monografias: Críticas à Teoria Das Relações Humanas. Pesquise 842.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  7.324 Visualizações

Página 1 de 2

As principais críticas a essa escola são:

Ela apresenta uma visão inadequada dos problemas de relações industriais - em alguns aspectos a experiência de Hawthorne foi insegura e artificial e mesmo tendenciosa; alguns estudiosos acreditam que a origem esteja no fato de ser a teoria das relações humanas em produto da ética e do princípio democrático então existente nos Estados Unidos.

Apesar de os Industriais tenderem a julgar sempre as conclusões de Mayo verdadeiras, estes as consideravam inaplicáveis, como citado por um "Tudo isto é muito interessante, mas o que psicólogos e teóricos em geral parecem esquecer é que tenho que obter lucro e produzir bens. O bem-estar é muito justo no devido lugar, mas é, no final das contas, um problema secundário na indústria e não a sua função principal.".1

Uma crítica feita pelos psicólogos é que as conclusões de Mayo são óbvias, porém Mayo sem dúvida tem seu mérito por tirar este conceito das ciências e aplicá-lo às práticas administrativas.

Oposição cerrada à teoria clássica - Tudo aquilo que esta preconizava, a teoria das relações humanas negava.

Limitação no campo experimental, sua principal crítica é a de natureza analítica. Suas pesquisas concentram-se em campos muito pequenos de variáveis e ao estudá-las não levar em conta as demais. Isto levou com o tempo a um certo descrédito de sua teoria.

A concessão ingênua e romântica do operário - as pessoas que seguiram demonstraram que nem sempre isto ocorreu.

A ênfase exagerada nos grupos informais colaborou rapidamente para que esta teoria fosse repensada.

O seu enfoque manipulativo e certamente demagogo não deixou de ser descoberto e identificado pelos operários e seus sindicatos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

1 - LIMITAÇÃO EXAGERADA NA AMPLITUDE DE ANÁLISE.

2 - EXCESSO DE IMPORTÂNCIA PARA A ATUAÇÃO DAS EQUIPES.

3 - O DEBATE E O CONFLITO ERAM CONSIDERADOS NOCIVOS.

4 - NÃO ESTABELECEU A RELAÇÃO DE CAUSA VERSUS EFEITO NOS CONFLITOS.

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • Behaviorismo e a critica a teoria das relações humanas.

    559 palavras | 3 páginas

    vista da Teoria Geral da Admnistracao existe uma conclusão que o estudo do comportamento na escola behaviorista pode ser bastante objetivo para a realidade social, mas seus estudiosos afirmam que ela se da quando há um encontro direto ou indireto ao atendimento dos objetivos do sujeito. Bergamini, Cecilia Whitaker – Psicologia Aplicada a Administração de empresas. 3ª ed. - São Paulo – Editora Atlas, 1982 Críticas à teoria das relações humanas Ela apresenta uma visão inadequada dos problemas de relações industriais - em alguns aspectos a experiência de Hawthorne foi insegura e artificial e mesmo tendenciosa; alguns estudiosos acreditam que a origem esteja no fato de ser a teoria das relações humanas em produto da ética e do princípio democrático então existente nos Estados Unidos. Apesar de os Industriais tenderem a julgar sempre as conclusões de Mayo verdadeiras, estes as consideravam inaplicáveis, como citado por um "Tudo isto é muito interessante, mas o que psicólogos e teóricos em geral parecem esquecer é que tenho que obter lucro e produzir bens. O bem-estar é muito justo no devido lugar, mas é, no final das contas, um problema secundário na indústria e não a sua função principal. Uma crítica feita pelos psicólogos é que as conclusões de Mayo são óbvias, porém Mayo sem dúvida tem seu mérito por tirar este conceito das ciências e aplicá-lo às práticas administrativas. Oposição cerrada à teoria clássica - Tudo aquilo que esta preconizava, a teoria das…

  • introdução a Administração

    957 palavras | 4 páginas

    APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TEORIA ESTRUTURALISTA Convergência de várias abordagens: integra as teorias Clássica, das Relações Humanas e Burocracia, ampliando seus conceitos; Ampliação da abordagem: a ênfase desloca-se totalmente para a organização; Dupla tendência teórica: a integrativa, cuja preocupação é juntar e cujo objeto de análise é a organização como um todo, e a do conflito, cuja preocupação é mostrar a dinâmica e cujo objeto de análise são os conflitos (que não são…

  • 4148 palavras | 17 páginas

    Teoria das Relações Humanas Polianna da Costa Barbalho RESUMO Este presente estudo propõe-se apresentar a Teoria das Relações Humanas descrevendo suas principais fases e conclusões dela obtidas. E abordado também as criticas por ela sofrida e finalmente na conclusão é abordado às contribuições que a mesma deu para a criação da Escola Humanística da Administração. PALAVRAS CHAVE: Relações Humanas, grupo formal e informal INTRODUÇÃO A Teoria das Relações Humanas, segundo…

  • TEORIA DAS RELA ES HUMANAS

    2177 palavras | 9 páginas

    “ TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS” Humanizando a Empresa Teoria das Relações Humanas OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: Mostrar a preocupação psicológica e sociológica quanto à influência massificante da civilização industrial sobre o ser humano e o papel da Administração nesse contexto. Identificar a concepção da Administração a partir de uma concepção da natureza do ser humano, o “Homem Social”. Identificar as origens e o contexto no qual surgiu a T. das Relações…

  • Criticas a teoria da administração

    1253 palavras | 6 páginas

    TRABALHO DO PROFESSOR JOÃO CARLOS ALUNO: JONHYS WILLNISON CRÍTICAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO CRÍTICAS À TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CINETÍFICA Taylor encontrou um ambiente totalmente desorganizado, desestruturado e tentou por uma certa ordem na casa. Foi a primeira tentativa da Teoria da Administração. Foi um progresso... Entretanto, inúmeras críticas podem ser feitas à Administração Cientifica: o mecanismo de sua abordagem, que lhe garante o nome de teoria da…

  • Teoria estruturalista

    875 palavras | 4 páginas

    Teoria Estruturalista 1 Introdução da Teoria Estruturalista 3 Origens da Teoria Estruturalista 4 Homem Organizacional 5 …

  • Teoria das relaçoes humanas

    1138 palavras | 5 páginas

    ..................................................................5 2. Desenvolvimento................................................................................................6 2.1 Teoria das Relações Humanas..........................................................................6 2.1.1 Precursores.....................................................................................................6 2.1.2 Idéias…

  • Teoria administrativa

    2341 palavras | 10 páginas

    A Teoria Estruturalista surge próximo a 1950, trazendo uma metodologia de análise para o âmbito da Administração. Ela recebeu a influência do sociólogo alemão Amitai Etzioni, que se tornou o maior expoente na Teoria da Administração, mediante uma abordagem denominada de “crítica estruturalista”. Amitai Etzioni publicou em um de seus livros, “Organizações Modernas”, críticas severas às teorias Clássica e de Relações Humanas. Desta forma, podemos afirmar que a Teoria…

  • Critica a teoria cientifica

    1683 palavras | 7 páginas

    Crítica da Teoria Científica O modelo da administração científica, mesmo oferecendo muitas vantagens, apresentava algumas críticas. Primeiramente, o modelo ignorava as necessidades dos trabalhadores, além do contexto social, gerando muitas vezes conflitos e choques, em algumas ocasiões violentos, entre administradores e trabalhadores. Como consequência disso, os trabalhadores geralmente se sentiam explorados, uma vez que sentiam que esse tipo de administração nada mais era do que uma…

  • Documento

    1119 palavras | 5 páginas

    DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Várzea Grande Março – 2012 ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: Antonia Roseli da silva Siqueira Elieder Tiago Gonçalves de Oliveira Silvana Leite Gonçalves Lurdes Rosangela Alves Pereira Batista Lidiane Bezerra Reis Jussara P. de Oliveira Rosalina Lemes de Almeida TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Trabalho referente a disciplina de Introdução a administração do 5º…

Quais as principais críticas feitas a Teoria das Relações Humanas?

As principais críticas a essa Teoria foram: a oposição cerrada à Teoria Clássica; inadequada visualização dos problemas das relações industriais; concepção ingênua e romântica do trabalhador; limitação do campo experimental; parcialidade das conclusões; ênfase nos grupos informais e enfoque manipulativo das relações ...

Por que a crítica sobre o enfoque manipulativo das relações humanas?

7) Enfoque manipulativo das relações humanas. Assim, essa teoria tem sido criticada pelo fato de desenvolver uma sutil estratégia de manipulativa de enganar os operários e fazê-los trabalhar mais e exigir menos.

Quais as principais características da Teoria das Relações Humanas?

Características da escola de relações humanas Entre as principais contribuições da escola de relações humanas encontramos: Ele considerava as empresas e organizações como um grupo de pessoas. Dá valor e prioridade às pessoas. Toma como base os princípios e conhecimentos da psicologia para aplicá-los à administração.

Quais os aspectos positivos da TRH?

Um dos pontos positivos é a boa resposta à TRH – em mulheres com sintomas desconfortáveis no climatério como ondas de calor, insônia e alterações cutâneo-mucosas. Do mesmo modo, é inquestionável o impacto benéfico, quer preventivo quer terapêutico sobre a osteoporose.