De acordo com a narradora, entretanto, o que é uma demonstração de boa educação

MANUAL DO PROFESSOR PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO DIÁLOGO, REFLEXÃO E USO William CEREJA Carolina DIAS VIANNA Christiane DAMIEN COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA 2o ANO ENSINO MƒDIO 2

MANUAL DO PROFESSOR PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO DIÁLOGO, REFLEXÃO E USO William CEREJA Carolina DIAS VIANNA Christiane DAMIEN COMPONENTE CURRICULAR LÍNGUA PORTUGUESA 2o ANO ENSINO MƒDIO 2 Less

A origem da expressão água vai

No passado, antes de haver rede de esgotos, era comum as pessoas lançarem pela janela água e dejetos. Antes disso, porém, costumavam gritar "Água vai!", para evitar que algum transeunte recebesse aquela "surpresa" na cabeça.

Os tempos mudaram, mas a expressão ainda pode ser encontrada nos dias de hoje, com o sentido aproximado de "sem avisar".

FONTE: Nelson Provazi

Fim do complemento.

Resposta: A afirmação de que o homem partiu "sem dizer água vai" quer dizer, no contexto, que ele saiu de supetão, sem avisar ou agradecer, o que não corresponde ao comportamento de um verdadeiro cavalheiro. Daí a observação de que ele "não fazia jus à definição".

5. Segundo a narradora, livros de etiqueta como o da amiga "vendem feito pão".

a. De acordo com o texto, o que os leitores mais procuram nesse tipo de livro? O que justifica esse tipo de procura?

Resposta: Procuram orientações sobre como agir à mesa, pois, para essas pessoas, portar-se adequadamente à mesa é um meio de ascender socialmente.

b. De acordo com a narradora, entretanto, o que é uma demonstração de boa educação, à mesa ou em qualquer lugar?

Resposta: É ser atencioso com as pessoas: cumprimentar, coar um café na hora, oferecer água.

120

6. No último parágrafo, a narradora faz uma reflexão final sobre duas expressões de boa educação usadas em todas as línguas: por favor e desculpe.

a. De acordo com o ponto de vista da narradora, por que as expressões por favor e desculpe são inadequadas quando queremos fazer uma solicitação a alguém?

Resposta: Elas são inadequadas porque não há erro nenhum em fazer uma solicitação a alguém; na verdade, dar atenção a outra pessoa não constitui um favor, mas uma gentileza necessária nos contatos humanos.

b. Explique a afirmação: "há uma lamentável regra de desamor".

Resposta: A narradora entende que o fato de as pessoas se penitenciarem ao abordar outra pessoa, pedindo desculpas ou pedindo "por favor", revela não boa educação, mas desamor, pois subentende que dar atenção ao outro é um incômodo, ao passo que as pessoas deveriam ajudar-se espontaneamente, como demonstração de amor.

c. Como você entende o título da crônica?

Atenção professor: Sugerimos abrir a discussão com a classe. Não nos parece que o título tem uma função injuntiva, isto é, que ele faz um apelo às pessoas para que se amem. O emprego do etc. no final do título sugere que ele vá tratar de um tema muito difundido na cultura cristã - a alteridade -, mas muito pouco posto em prática pelas pessoas. Fim da observação.




Compartilhe com seus amigos:

Verified answer

Olá.

Você não inseriu o texto, logo não é possível chegar a conclusão da sua pergunta. Entretanto...

Entende-se que aborda sobre o tema 'etiqueta', ou seja, um conjunto de regras de como se portar diante de uma mesa, com os amigos e demais situações.

Nesse tipo de livro, os leitores procuram maneiras de como se portar melhor na sociedade, buscam os bons costumes e como atuar em diferentes situações.

A etiqueta vai do comportamento até mesmo a maneira de se vestir.

Espero ter ajudado!