Diferença da bexiga feminina e masculina

Diferença da bexiga feminina e masculina

A uretra é um dos tubos do sistema urinário, tem a função de conduzir a urina da bexiga para o exterior do corpo. Uretra feminina e uretra masculina tem algumas semelhanças e diferenças. A principal delas está relacionada ao tamanho e aos tipos de fluidos conduzidos.

A uretra feminina termina na vulva e apresenta um tamanho menor que a uretra masculina, que pode transportar urina e sêmen, termina na glande do pênis,

Principais características: anatomia e função

A uretra é um tubo fibromuscular que transporta a urina da bexiga para o exterior. Difere em estrutura e função em machos e fêmeas. Essa estrutura também pode ser chamada de tubo uretral.

No homem, o tubo tem cerca de 20 centímetros de comprimento e também transporta fluido seminal durante a ejaculação.

A uretra feminina é muito mais curta, cerca de 4 centímetros. A estrutura histológica também difere entre as uretras masculinas e femininas.

O revestimento epitelial da uretra feminina muda de epitélio de transição na extremidade da bexiga para epitélio escamoso pavimentoso não queratinizado distalmente.

O revestimento epitelial da uretra masculina muda de epitélio de transição na extremidade da bexiga para epitélio pseudo estratificado através da uretra prostática, membranosa e a maioria da uretra peniana, eventualmente mudando para epitélio escamoso estratificado não queratinizante distalmente.

A lâmina própria da uretra masculina e feminina é vascular, mas o homem é muito mais vascular com seu extenso corpo esponjoso.

A uretra feminina é uma parte do sistema renal. Os rins, os ureteres e a bexiga também fazem parte desse sistema.

O sistema renal é responsável pela produção, armazenamento e eliminação de resíduos líquidos na forma de urina.

Ela transporta a urina armazenada na bexiga para fora do corpo. Como está intimamente ligada aos órgãos reprodutivos, a anatomia do tubo uretral é diferente entre homens e mulheres.

Anatomia e função da uretra feminina

A uretra feminina começa na parte inferior da bexiga. Estende-se para baixo, através da área muscular do assoalho pélvico.

Antes de atingir a abertura uretral, a urina passa pelo esfíncter uretral. Esta é uma estrutura muscular que ajuda a reter a urina dentro do corpo até que ela seja liberada.

O tubo uretral se abre para o vestíbulo, a área entre os pequenos lábios. A abertura uretral fica logo em frente à abertura vaginal.

É ainda revestida por uma camada de células chamada epitélio. As glândulas nessa região produzem muco. Esse muco ajuda a proteger o epitélio contra danos causados ​​pela urina corrosiva.

A uretra feminina é significativamente mais curta que a masculina. Isso significa que as mulheres geralmente têm um risco maior de desenvolver infecções do trato urinário (ITU) .

 Uretra masculina

A uretra masculina conecta a bexiga ao pênis. Quando a bexiga fica cheia, a urina flui pela e deixa o corpo no meato uretral, localizado na ponta do pênis.

O tubo uretral é mais do que apenas um ducto urinário; também serve como canal para sêmen e esperma durante atos sexuais.

Enquanto a urina e o sêmen viajam pela uretra, o tubo não é o único responsável pela movimentação de líquidos.

O esfíncter uretral controla a micção voluntária e involuntária. Esse grupo de músculos inclui os músculos do esfíncter interno e externo do tubo uretral. O músculo bulbo-esponjoso do pênis desempenha um papel ativo na ejaculação.

A uretra masculina é composta por quatro segmentos principais. A pré-prostática corre na frente da próstata, enquanto a uretra prostática percorre essa glândula.

A uretra membranosa viaja através do esfíncter uretral externo, enquanto o tubo uretral esponjoso viaja pelo comprimento do pênis e termina no meato na ponta do órgão sexual.

Contextualizando

O sistema excretor humano é o responsável por filtrar o sangue nos rins, em estruturas chamadas de néfrons. Os néfrons, por sua vez, formarão a urina que será eliminada pelos ductos urinários.

Dos rins, a urina recém formada vai ser transportada pelos ureteres para a bexiga, que é o local onde será armazenada.

A etapa final desse processo será a eliminação da urina pelo corpo. A estrutura do sistema renal que vai fazer isso é justamente a uretra.

Leitura sugerida

  • O que é filtrado glomerular
  • Alça de Henle
  • O que é néfron

Referências bibliográficas

  • Michael J. Timmons, Robert B. TallitschAnatomia Humana – 6.ed.: Coleção Martini Por Frederic H. Martini, – Link

Trechos parcialmente traduzidos de:

  • https://www.kumc.edu/instruction/medicine/anatomy/histoweb/urinary/renalov.htm
  • https://www.healthline.com/health/human-body-maps/female-urethra#diagram
  • https://www.healthline.com/human-body-maps/male-urethra#1

A redação do Planeta Biologia recebe conteúdo de diversos produtores do Brasil. Se você gosta de escrever ou tem algum texto relacionado à biologia, envia-nos para podermos publicar seu artigo.

Qual a diferença entre a bexiga masculina e feminina?

Entretanto, algumas diferenças podem ser observadas. Veja algumas delas a seguir: A bexiga está localizada em frente ao reto. Nos homens, essa se separa do reto pelas vesículas seminais, enquanto na mulher, observa-se a presença da vagina e útero.

Qual bexiga maior homem ou mulher?

A capacidade média da bexiga urinária é de 700 – 800 ml; é menor nas mulheres porque o útero ocupa o espaço imediatamente acima da bexiga.

Qual o tamanho da bexiga masculina e feminina?

Uma bexiga masculina saudável cabe confortavelmente até 450-500mL (neste ponto já estamos com desejo de urinar um pouco mais forte). Uma bexiga feminina cabe de 350-400mL da mesma forma.

Qual a capacidade da bexiga feminina?

A quantidade máxima que a bexiga consegue segurar é de 400 ml até 500 ml.