Qual a diferença entre promoção e liquidação

O comercio lança cada vez mais a mão de diversos incentivos para atrair os consumidores, são promoções, liquidações e saldão de queima de estoque. Você sabe qual a diferença entre cada um, e realmente sabe o que está comprando é realmente vantajoso para você?

O objetivo da promoção é promover

Geralmente as lojas realizam uma promoção para cumprir exatamente o significado da palavre, promover algo, que no caso pode ser pontuais, você pode encontrar promoções de roupas, electrodomésticos, móveis, além disso existem promoções vinculadas a sorteios de produtos, quando o cliente recebe um cupom, quando atinge um determinado valor em compras e passa a concorrer viagens, carros, casas e passeios.

A liquidação não é diferente de promoção. O objetivo de liquidação é redução de estoque, mudança de coleções etc, como as liquidações de natal, final de ano e em datas comerciais, quando o comercio realiza liquidações de verão, inverno, de dia de mães etc.

O saldão se assimila as liquidações, porem o seu objetivo é liquidar produtos que sobram nas lojas. Realiyam se os famosos saldões de ano novo, com objetivo de eliminar esses produtos e também liquidar o estoque, para realização de balanço contábil.

Varias lojas como o Ponto Frio e Casas Bahia são nacionalmente conhecidas por suas liquidações de inicio de ano, oferecendo mais de 3 mil produtos em ofertas, nesse caso, une liquidação de estoque e saldão de mostruário, mas sem duvida é uma ótima oportunidade para economizar na compra de móveis, electrodomésticos, computadoras, celulares e utilidades domesticas.

Cuidados e vantagems de comprar em uma liquidação ou promoção

Seja em uma promoção, uma liquidação ou saldão de queima de estoque, o mais importante antes de sair comprando por impulso, é necessário analisar friamente a real necessidade do produto adquirido.

Outra dica é não focar apenas no total de descontos oferecidos, pois nada adianta comprar um produto com 50% de descontos, sendo que o mesmo sofreu uma inflação de 100% dias antes da realização das liquidações, ainda é possível encontrar falsos descontos como esse. Fora isso as compras feitas em liquidações, promoções e saldão, são um bom negócio.

Vale lembrar que mesmo comprar em uma liquidação, o consumidor continua amparado por todas as regras determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor, como por exemplo a garantia dos produtos contra defeitos, troca de mercadorias e direito a arrependimento no caso das compras online. Comprar roupas de lojas em liquidação é indicado para pessoas que optaram pelo consumo consciente e necessitam economizar dinheiro ao longo do ano para a compra de um bem maior como um carro ou um imóvel, ao contrario do que muitos pensam, fazer compras em lojas de liquidação é sinônimo de economia e inteligência, pois comprar em liquidação é abrir mão dos valores agregados ao produto, mais não abrir mão da qualidade e conforto.

Saldão e queima de estoque são alternativas economicas para quem  quer acompanhar as tendências

O saldão das lojas em São Paulo são megas liquidações das principais lojas. A vantagem dessas liquidações são as possibilidades de compras de produtos em mostruário ou saldão de estoques com descontos que chegam até 70%. Lojas de ponta de estoque na cidade de São Paulo, é uma ótima alternativa para manter-se na moda e com um preço muito baixo. As principais lojas e boutiques e grifes também mantém uma loja de ponta de estoque, são ponta de estoque de marcas famosas de moda feminina e masculina das maiores grifes.

Veja tambem: Um roteiro pelas lojas de fábrica das marcas cariocas

Qual a diferença entre promoção e liquidação

Em todos os períodos do ano, o consumidor se depara com liquidações, promoções e ofertas no comércio. As vitrines das lojas exibem palavras tentadoras.  O consumidor sabe que todas elas podem trazer vantagens, mas nem sempre conhece os significados e as diferenças entre cada uma delas.  E diante da oportunidade de pagar mais barato, muitos se rendem a compra.

Em geral o  comércio faz liquidação quando a ideia é reduzir os estoques. A liquidação normalmente é utilizada no ramo têxtil, para liquidar vestuário ou calçados na renovação de coleção. O comerciante precisa colocar a coleção de verão na vitrine e ainda tem um estoque de roupas do inverno. Sendo assim, diminui os preços para vender!

As promoções independem da época e servem para movimentar o comércio e também promover a loja.

Como a própria definição, a promoção é o ato de promover, técnica para aumentar o volume de transações de um artigo ou de vários artigos, ou seja, para promover poderá utilizar diversas formas, como por exemplo: compre 3 pague 2, compre um produto e leve grátis outro, compre um produto X ou um valor de compra estipulado e concorra a prêmios.

Observe que em nenhum momento foi falado em preço, pois em promoção o ponto forte não é a veiculação do preço, e sim, o ato de promover um produto, uma categoria ou uma condição que possa alavancar as vendas.

O ato de ofertar, é fundamentalmente o ato de baixar literalmente o preço. Exemplo: um celular de R$ 250,00 por R$ 199,00.

A possibilidade de pagar menos incentiva o consumo e pode até ser um bom negócio, mas antes de pensar em gastar, o consumidor deve saber qual a intenção dessas práticas comuns no comércio, para que saiba aproveitá-las com eficiência, sem prejudicar seu bolso.

Antes de comprar porque está mais barato, é bom refletir se o produto é realmente necessário.

Mesmo que o comércio apresente um bom desconto, comprar um produto sem necessidade pode representar um prejuízo.

E não esqueça de pedir desconto, mesmo quando o produto for oferecido em liquidação!


Arethuza Helena Zero Cientista Social e Pedagoga, com Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da UNICAMP, Mestrado em História Econômica (IE- UNICAMP), é autora de artigos e livros sobre educação financeira. Ministra cursos, workshops e palestras sobre o tema Educação Financeira para crianças, adolescentes, pais e educadores.

Next post

Dinheiro em Família

08/08/2012

Qual a diferença de liquidação com promoção?

No geral, o objetivo da liquidação é realmente reduzir o estoque. Neste momento os preços são reduzidos para vender melhor e mais rapidamente as peças. Um exemplo comum de liquidação são as queimas de estoque. As promoções, por exemplo, podem ser uma forma de realizar a liquidação de algum produto.

O que é o liquidação?

Venda, a preços reduzidos, de um sortimento de mercadorias, para lhes dar saída rápida.

O que se entende por promoção?

Não perca!.
Defina o objetivo da campanha promocional. ... .
Saiba o público-alvo das promoções na loja. ... .
Ofereça valor ao cliente. ... .
Fique atento ao calendário do varejo. ... .
Valorize os clientes fiéis. ... .
Relembre os clientes antigos sobre a sua loja. ... .
Lembre-se de que toda promoção deve ter um prazo..

O que é liquidação da oferta?

É o processo que define o preço do ativo no seu lançamento na Bolsa de Valores. Feito isso, a quantidade de ações adquiridas, o valor total e a data da liquidação ficam disponíveis no extrato de lançamentos futuros da conta indicada.