Diferença entre célula animal e vegetal PDF

A célula animal e vegetal são eucariontes, ou seja, pertencem ao tipo celular mais complexo e que constituem a maior parte dos seres vivos.

Lembre-se, a célula eucarionte é aquela que possui núcleo individualizado, delimitado por uma membrana celular.

Apesar dessa semelhança, as células animais e vegetais apresentam diferenças quanto à estrutura, formato e componentes celulares.

Principais diferenças

Conheça as principais diferenças existentes entre as células animais e vegetais:

1. Estrutura e forma

A célula animal e vegetal apresentam formato diferenciado. A célula animal possui formato irregular, enquanto a célula vegetal apresenta uma forma fixa.

As células animais podem apresentam cílios e flagelos, o que não ocorre na célula vegetal.

Podemos observar um grande vacúolo na célula vegetal, que ocupa grande parte do seu citoplasma. Isso deve-se a função da célula de armazenar seiva e realizar o controle da entrada e saída de água.

Diferença entre célula animal e vegetal PDF
Representação da célula animal e da célula vegetal

Leia mais sobre:

  • Célula Animal
  • Célula Vegetal

2. Parede Celular

A parede celular é uma estrutura exclusiva das células vegetais. Ela corresponde a um envoltório externo à membrana plasmática, formado pelo polissacarídeo celulose.

A função da parede celular é oferecer sustentação, resistência e proteção contra patógenos externos. Além disso, ela realiza a troca de substâncias entre células vizinhas e controla a entrada de água na célula.

As células animais não apresentam parede celular.

3. Organelas

As organelas celulares são estruturas que realizam as funções essenciais para o funcionamento das células. A célula animal e vegetal apresentam algumas organelas específicas, conforme a atividade que realizam.

Veja as organelas existentes nas células animais e vegetais:

OrganelaCélula VegetalCélula AnimalFunção
Mitocôndrias Presente Presente Respiração celular
Retículo endoplasmático liso Presente Presente Síntese de lipídios
Retículo endoplasmático rugoso Presente Presente Síntese de proteínas
Ribossomos Presente Presente Síntese de proteínas
Aparelho de Golgi Presente Presente Modificar, armazenar e exportar proteínas
Lisossomos Presente Presente Digestão de moléculas orgânicas
Peroxissomos Presente Presente Digestão de substâncias
Vacúolos Presente Ausente Armazenamento de substâncias
Plastos Presente Ausente Armazenamento de substâncias e pigmentos
Glioxissomos Presente Ausente Transformação de ácidos graxos em açúcares
Centríolos Variável Presente Divisão celular. Só ocorre em células vegetais de briófitas e pteridófitas.

É importante destacar que os plastos apresentam três tipos: leucoplastos, cromoplastos e cloroplastos.

  • Leucoplastos: Sem pigmento e armazenam amido como forma de reserva energética.
  • Cromoplastos: Responsáveis pela cor de frutos, flores e folhas.
  • Cloroplastos: De coloração verde por conta da clorofila, são responsáveis pela fotossíntese.

Quer saber mais sobre as células? Leia também:

  • Citologia
  • Célula
  • Tipos de células
  • Células eucariontes
  • Células procariontes
  • Exercícios sobre células

Diferença entre célula animal e vegetal PDF

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Existem grandes diferenças entre as células animais e vegetais, como a ausência de parede celular, vacúolo de suco celular e plastos nas célula animal.

Diferença entre célula animal e vegetal PDF
As células animais e vegetais apresentam diferenças, como a presença de parede celular apenas nas células vegetais

Todos os seres vivos são formados por células, estruturas consideradas a unidade fundamental da vida. Cada uma dessas estruturas, no entanto, apresenta-se de forma diferente de organismo para organismo. Os seres procariontes, por exemplo, apresentam células sem núcleo definido. Já os seres eucariontes possuem seu material genético envolto por membrana, formando um núcleo individualizado.

Entre as células eucariontes, podemos destacar dois tipos principais: a célula animal e a célula vegetal. Esses dois tipos celulares apresentam várias características que permitem sua diferenciação.

Analisando as células animal e vegetal, podemos perceber que ambas apresentam membrana plasmática constituída por lipídios e proteínas. Vale destacar que essa característica está presente em todos os tipos celulares. Nas células vegetais, no entanto, percebe-se ainda um envoltório que protege a membrana plasmática externamente, a chamada parede celular. Essa parede é formada principalmente por celulose e é responsável, entre outras funções, por garantir resistência e forma à célula e protegê-la contra patógenos.

Observando internamente as células animais e vegetais, percebe-se uma grande e diversificada quantidade de organelas celulares. Algumas dessas estruturas são comuns a ambas as células; outras, no entanto, são exclusivas e, consequentemente, servem como parâmetro para a classificação. Veja a seguir um quadro que evidencia as organelas encontradas em cada tipo celular:

Organelas Celulares

Célula Animal

Célula Vegetal

Ribossomo

Presente

Presente

Retículo endoplasmático agranular

Presente

Presente

Retículo endoplasmático granuloso

Presente

Presente

Complexo Golgiense

Presente

Presente

Peroxissomos

Presente

Presente

Mitocôndrias

Presente

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Presente

Lisossomos

Presente

Ausente

Centríolos

Presente

Ausente*

Plastos

Ausente

Presente

Vacúolos de suco celular

Ausente

Presente

Glioxissoma

Ausente

Presente


Como pode ser observado na tabela acima, as organelas marcantes de uma célula animal são o lisossomo e o centríolo. O lisossomo é uma organela responsável pela digestão intracelular e está relacionado com a nutrição da célula e reciclagem de componentes celulares. Já o centríolo é uma organela que se relaciona com o processo de divisão celular. Vale frisar que os centríolos são encontrados na maioria das células animais e também em briófitas e pteridófitas. Nas gimnospermas e angiospermas os centríolos estão ausentes.

As organelas exclusivas das plantas são os plastos, os vacúolos de suco celular e o glioxissoma. Os plastos são organelas formadas por dupla membrana e que apresentam DNA próprio. Entre os plastos conhecidos, destaca-se o cloroplasto, que, por sua vez, está relacionado com a fotossíntese – processo no qual a energia luminosa transforma-se em energia química e ocorre a fixação do carbono.

Nas células vegetais, também se encontra o vacúolo de suco celular, uma estrutura saculiforme que apresenta a função de armazenar substâncias, degradar macromoléculas, manter o pH adequado da célula, garantir a regulação osmótica, entre outras funções.

Por fim, temos o glioxissoma, que está relacionado com a síntese de glicídios a partir de lipídios. São encontrados em maiores quantidades em células das sementes, onde exercem papel fundamental na germinação.

*Os centríolos não estão presentes em gimnospermas e angiospermas.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Qual é a diferença entre a célula vegetal e animal?

A célula animal apresenta algumas peculiaridades, como a presença de lisossomos. A célula animal é aquela presente nos tecidos animais e se difere da célula vegetal pela presença de organelas conhecidas como lisossomos e a ausência de estruturas como parede celular, plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma.

O que difere as células animais das células vegetais e a distribuição?

O que difere as células animais das células vegetais é a distribuição das organelas. Algumas diferenças são marcantes e outras bem sutis. Ambas são células eucariontes, ou seja, possuem um núcleo verdadeiro delimitado pela membrana nuclear.

O que as células animais e vegetais têm em comum?

Esses dois tipos celulares apresentam várias características que permitem sua diferenciação. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Analisando as células animal e vegetal, podemos perceber que ambas apresentam membrana plasmática constituída por lipídios e proteínas.

Quando comparamos uma célula animal com uma célula vegetal podemos observar que?

Quando comparamos uma célula animal com uma vegetal podemos observar que: a) mitocôndrias ocorrem somente em células animais. b) a parede celular presente nos animais é formada de celulose rígida, porém, permeável à água. c) os lisossomos são estruturas exclusivas de células vegetais.