Qual é a diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis?

Fontes de energia são matérias-primas que direta ou indiretamente produzem energia para movimentar máquinas.

Contudo, como são encontradas diretamente na natureza, esta matéria-prima necessita passar por uma transformação antes de gerar energia.

O carvão, o petróleo, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes energéticas. A energia gerada será empregada em diversos fins como os transportes, indústria, agricultura, uso doméstico, etc.

Energia renováveis e não renováveis

As fontes de energia ou recursos energéticos podem ser classificados em dois grupos: energias renováveis e não renováveis.

Qual é a diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis?
Diferentes fontes de energia: hidrelétrica, eólica, térmica, solar, nuclear

Energias renováveis

Energias renováveis são aquelas que se regeneram espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos.

Alguns exemplos de energias renováveis são:

  • Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios;
  • Solar - obtida pelo calor e luz do sol;
  • Eólica - derivada da força dos ventos,
  • Geotérmica - provém do calor do interior da terra;
  • Biomassa - procedente de matérias orgânicas;
  • Mares e Oceanos - natural da força das ondas;
  • Hidrogênio - provém da reação entre hidrogênio e oxigênio que libera energia.

Energias não renováveis

Energias não renováveis são aquelas que uma vez esgotadas, não podem mais ser regeneradas,pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza.

Apesar de serem encontradas na natureza em grandes quantidades, têm reservas finitas. São consideradas energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente.

Exemplos de energia não renováveis:

  • Combustíveis fósseis: como o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural;
  • Energia Nuclear: que necessita urânio e tório para ser produzida.

Fontes de energia no Brasil

A busca por fontes alternativas de energias não poluentes ou renováveis tem avançado no mundo. Seja para diminuir a dependência do petróleo, seja para descer os níveis de poluição, o fato é que a busca por diferentes fontes de energia já é uma realidade no mundo.

No Brasil, o uso do álcool, proveniente da cana-de-açúcar, como fonte de energia, data de 1975. Neste ano foi implantado o Programa Nacional do Álcool (Proálcool), em decorrência da crise do petróleo e hoje o álcool é também usado como aditivo à gasolina.

Igualmente, o uso e a exploração da energia solar e eólica, vem sendo estimulada ainda que de maneira tímida por parte do governo.

Quanto à energia solar, ela é explorada abaixo do seu potencial. Um dos impedimentos é o alto custo dos painéis de células fotovoltaicas que são as responsáveis por armazenar e transformar a luz solar em energia.

No entanto, isso pode ser considerado um despropósito, devido ao tamanho do território e a quantidade de luz solar a que o País está exposto ao longo do ano.

Transformação das fontes de energia

As fontes de energias são encontradas na natureza em estado bruto, e para serem aproveitadas economicamente, devem passar por um processo de transformação e armazenamento.

A água, o sol, o vento, o petróleo, o carvão, o urânio são canalizados pelo ser humano em centros de transformação tais quais:

  • Usinas Hidrelétricas - a força da queda d'água faz girar as turbinas e assim convertida em eletricidade
  • Refinarias de Petróleo - o petróleo é transformado em óleo diesel, gasolina, querosene, etc.
  • Usinas Termoelétricas - através da queima do carvão mineral e do petróleo, obtém-se energia.
  • Coquerias - o carvão mineral é transformado em coque, que é um produto empregado para aquecer altos fornos da siderurgia e indústrias.

Temos mais textos para você:

  • Exercícios de Fontes de Energia (com gabarito)
  • Tipos de energia
  • Matriz energética brasileira

Qual é a diferença entre as fontes de energia renováveis e não renováveis?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

É importante que a humanidade se preocupe seriamente com o impacto das atuais políticas energéticas sobre a sociedade e o meio ambiente. Basicamente, as diversas formas de energia utilizadas na Terra pelo homem podem ser agrupadas em duas categorias, ou seja, uma composta pelas fontes de energias renováveis e a outra composta pelas não-renováveis.

As fontes de energia renováveis são aquelas que existem em uma quantidade, consideradas inesgotáveis na natureza, independente do seu consumo pelo homem. Assim, podemos dizer que esse tipo de energia sempre atenderá ao consumo da humanidade. Como exemplos de fontes de energia renovável, pode-se citar o Sol, a água, o vento, as marés e a biomassa.

Já energia não-renovável pode ser definida aquela que existe em quantidades limitadas na natureza. Por isso, dependendo do consumo, um dia poderão se tornar escassas. Como exemplo de fontes de energia não-renovável podemos citar o carvão mineral, o petróleo, o gás natural, a energia nuclear.

Estudos mostram que, do total de energia consumido no mundo, atualmente, 99% é proveniente de fontes de energia não-renovável (39% do petróleo; 27% do carvão; 24% do gás natural; 7% das usinas nucleares; pouco mais de 2% de hidrelétricas) e o restante, ou seja, menos de 1%, é proveniente de energia renovável (solar e eólica).

“Esses valores percentuais indicam que o homem vem fazendo um intenso e descontrolado uso das fontes de energia não-renovável. Isso reforça a necessidade crescente de utilizar uma fonte de energia, que possa abastecer a humanidade de forma inesgotável, e que sirva de base para um desenvolvimento sustentável”, relata Augusto Luis Regger Almeida Neves, professor responsável pela Aula 10 — Como Produzir Energia Elétrica a Partir do Sol, do Curso CPT de Aulas de Meio Ambiente — Ensino Médio.

Na verdade, estamos dizendo que, se em médio prazo a humanidade não se despertar para o uso de energias renováveis em larga escala, poderá haver em nosso planeta um déficit de energia disponível para toda a humanidade, o que será impulsionado, principalmente, pelo aumento da população mundial.

Entre as fontes de energia renováveis, a energia solar, em especial, representa um elevado potencial de utilização, em função da grande disponibilidade e das inúmeras vantagens que se encontram associadas a ela. Isso acontece, porque o Sol funciona como um imenso reator à fusão, gerando energia constantemente, e lançando-a no nosso planeta. Por isso, a combinação da busca por recursos naturais e o elevado custo de manutenção da energia convencional vem tornando, cada vez mais viável, o uso da tecnologia que permite aproveitar a energia solar.

Qual é a diferença entre fontes renováveis e não renováveis?

A diferença entre as fontes de energias renováveis e não renováveis é que as fontes renováveis utilizam recursos que não se esgotam ou se regeram na natureza. Já as fontes de energia não renováveis utilizam recursos que se esgotam na natureza, por isso, podem gerar diversos problemas para o meio ambiente.

O que é fonte de energia não renovável?

São chamadas de “não renováveis” as fontes de energia que estão presentes em quantidade limitada na natureza, ou seja: elas são esgotáveis. As fontes de energia não renováveis têm origem orgânica, e demoram milhões de anos para serem constituídas na natureza.

Quais são as fontes de energia renovável?

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Qual a diferença entre os tipos de energia?

Os mais importantes são: energia mecânica, energia elétrica, energia térmica, energia química, energia nuclear, energia luminosa e energia sonora. ... Tipos de energia..