Diferença entre concentrador de oxigenio e cilindro de oxigenio

Algumas doenças, que causam deficiência respiratória, fazem com que a quantidade de oxigênio presente no ar não seja o suficiente para as pessoas portadoras dessas doenças. Quando isso acontece é usada a técnica de oxigenoterapia, a fim de melhorar e manter os níveis de oxigênio no sangue acima de 90%, o ideal para a saúde. Com o auxílio do concentrador de oxigênio, a oxigenoterapia pode ser realizada em casa, de forma prática e segura.


Existem dois métodos para o fornecimento de oxigênio suplementar: os cilindros de oxigênio e os concentradores, ambos possuem a mesma finalidade, fornecer oxigênio adicional por cânulas nasais ou máscaras. O propósito do tratamento irá definir qual a escolha mais apropriada para cada paciente.

Mas sabe qual a diferença dos dois na prática? Em gás comprimido ou em forma líquida, os tanques ou cilindros de oxigênio fornecem oxigênio puro para os pacientes e seus reservatórios devem ser devidamente preenchidos e entregues. Já os concentradores de oxigênio são aparelhos que atuam fornecendo a substância pelo ar do ambiente. O mesmo concentra o oxigênio até que a substância fique mais que 90% pura, sendo moderno, seguro e de fácil manuseio.

Há dois modelos de concentradores de oxigênio, os estacionários e os portáteis. O modelo estacionário, pode ser usado em tratamentos de curto a longo prazo, possui uma maior capacidade de armazenar oxigênio concentrado e funciona com energia elétrica. O portátil é um modelo de alto padrão, destinado para aqueles que precisam desse tipo de terapia e precisam utilizar de forma contínua.

A escolha do modelo irá depender da necessidade de cada paciente, e o tempo da utilização do mesmo.

Nossa missão é melhorar a vida das pessoas através de nossos equipamentos de reabilitação. Quando uma pessoa perde parte ou total mobilidade física, um guincho de transferência vem a ser o melhor aliado no tratamento do paciente.

Prático, seguro e confortável, os guinchos Vollenz facilitam o trabalho do cuidador e proporcionam mais qualidade de vida ao paciente.

Consulte-nos para saber mais sobre nossos produtos.

Qual a diferença entre o concentrador de oxigênio e cilindro de oxigênio?

Em gás comprimido ou em forma líquida, os tanques ou cilindros de oxigênio fornecem oxigênio puro para os pacientes e seus reservatórios devem ser devidamente preenchidos e entregues. Já os concentradores de oxigênio são aparelhos que atuam fornecendo a substância pelo ar do ambiente.

O que substitui o cilindro de oxigênio?

Os concentradores de oxigênio que fornecem oxigênio portátil são elétricos. Sua função é retirar, purificar e concentrar o oxigênio presente no ambiente para então enviar ao paciente. Essa pureza chega a 95%. Assim como o cilindro, existem opções estacionarias e de transporte.

Qual a finalidade do concentrador de oxigênio?

O concentrador de oxigênio é um aparelho que consiste na administração terapêutica de Oxigênio em concentração acima do normal (21%). O objetivo é manter a oxigenação dos tecidos adequada e corrigir distúrbios hipoxêmicos, reduzindo então a sobrecarga do sistema cardiopulmonar.

Quanto tempo dura um concentrador de oxigênio?

O filtro do concentrador de oxigênio Mercury 5LPM tem longa duração, dependendo do tempo de uso de cada paciente. Em média, pode render 10 mil horas (utilizando 24 horas por dia, aproximadamente 416 dias de uso).