Diferença entre embaixo e em baixo

Você sabia que tanto “embaixo” quanto “em baixo” estão corretas? Muitas pessoas ficam em dúvida a respeito de qual seria a forma correta de escrever, mas na verdade ambas existem. O que diferencia uma da outra é o contexto em que são utilizadas, ou seja, os significados que possuem. 

Neste artigo, além de explicarmos certinho quando usar “embaixo” e quando usar “em baixo”, vamos apresentar um dicas de outras palavras que podem gerar esse tipo de dúvida. Vamos começar? 

Embaixo ou em baixo

Como explicamos acima, embaixo e em baixo existem na língua portuguesa. Isso significa que as duas estão certas, mas são utilizadas em contextos distintos. Então, não existe certo ou errado no sentido de só uma das expressões existir. O que se pode estabelecer como certo ou errado é o contexto de aplicação. 

Do ponto de vista fonético, não há diferenças entre as duas expressões. No entanto, cada uma possui um uso específico. Para ter essa diferença clara, basta que você saiba quando utilizar uma e outra. 

Quais são as diferenças entre embaixo e em baixo?

Embaixo é advérbio de lugar, isso significa que deve ser empregado quando se deseja transmitir uma ideia de inferioridade. Dessa forma, “embaixo” refere-se a algo que está abaixo ou debaixo, aquilo que é inferior.

Para quem está um pouco confuso sugerimos um truque bem simples, substitua “embaixo” por “em cima” e veja se faz sentido. Confira os exemplos a seguir: 

“O bebê engatinhou na sala e escondeu-se embaixo da cadeira”

Se substituirmos por “em cima” fica assim: 

“O bebê engatinhou na sala e escondeu-se em cima…”

“Os encanadores estão embaixo, no primeiro andar do prédio.”

Se substituirmos por “em cima” fica assim: 

“Os encanadores estão em cima…”

“Com esse frio passamos o feriado todo embaixo das cobertas”

Se substituirmos por “em cima” fica assim: 

“Com esse frio passamos o dia todo em cima…”

Embaixo: conheça a formação da palavra

Embaixo é uma palavra resultante do processo de composição por justaposição. Logo, ela é resultado da combinação de dois vocábulos: “em” + “baixo”. 

Quando devo usar “em baixo”?

A expressão “em baixo” existe na língua portuguesa e deve ser utilizada quando a palavra “baixo” possui função de adjetivo, ou seja, se está sendo usada para caracterizar algo. Para ficar mais fácil de entender confira os exemplos a seguir: 

“O professor fala em baixo tom de voz, não consigo ouvi-lo”

“Essa é uma linda escultura em baixo relevo”

Atenção ao Português de Portugal

No português de Portugal, a expressão “em baixo” também é utilizada quando “baixo” está na função adverbial. Para entender melhor, apresentamos um exemplo comparando o português do Brasil e o português de Portugal. 

“O sol forte fez com que eles se escondessem embaixo da cobertura.” (português do Brasil)

“O sol forte fez com que eles se escondessem em baixo da cobertura.” (português de Portugal).

Outras palavras que geram dúvidas

Confira abaixo a solução para outras dúvidas recorrentes no português. 

Encima e em cima

O mesmo que acontece com embaixo e em baixo ocorre com encima e em cima. Ambas as expressões existem na língua portuguesa, no entanto, elas têm usos distintos.

A expressão “em cima” é uma locução adverbial que significa “na parte mais elevada”. Já “encima” vem do verbo “encimar”. Trata-se da conjugação da terceira pessoa do singular do indicativo ou ainda da segunda pessoa do singular no imperativo. 

Com certeza ou concerteza

Nesse caso, temos uma palavra que não existe na língua portuguesa. “Concerteza” está errado, sendo a versão correta “com certeza”. As duas palavras juntas consistem em uma expressão adverbial utilizada como expressão entusiástica formada pela combinação da preposição “com” e do substantivo “certeza”. 

Enfim ou em fim

Tanto “enfim” quanto “em fim” existem na língua portuguesa e, assim como nos outros casos, possuem usos distintos. Enfim escrito junto é um advérbio de tempo. Se estiver escrito separado “em fim” é uma locução adverbial. 

Utiliza-se “enfim” quando se quer finalizar algo. Você pode tirar a dúvida se deve usar “enfim” ou “em fim”, substituindo por “finalmente” ou “por fim”. Caso dê certo essa substituição utilize “enfim”. 

Fica o adendo de que esse advérbio teve seu significado expandido, tornando-se também uma forma de conclusão de um pensamento. Então, pode ser substituído ainda por expressões como “concluindo”, “em suma”, “em síntese”, “resumindo”. Faça esse teste para ter certeza. A seguir você pode conferir exemplos: 

“Enfim, depois de tudo só posso esperar.”

“Até que enfim você chegou.”

“Enfim, a Juliana fez sua parte para terminarmos o projeto.”

“Em fim” é uma locução adverbial de tempo que resulta da combinação da preposição “em” com o substantivo “fim”. É usada para indicar que o fim de alguma coisa se aproxima. Você pode testar substituindo o termo por “no término”, “no final” ou “no fim”. A seguir você pode conferir os exemplos: 

“Cumpriu todas as etapas, mas se arrependeu em fim do projeto.”

“A equipe quer beber um drink em fim do expediente.”

“Já sabemos que em fim de uma fábula tem uma moral.”

Quando se entende as diferenças entre as expressões é mais fácil saber quando usar cada uma!

Qual a diferença entre embaixo e em baixo?

Muita gente se confunde, mas é fácil saber quando usar cada um: “embaixo” é advérbio e “em baixo” é uma preposição junto com um adjetivo.

Quando se usa em baixo separado?

Quando escrito de forma separada o termo “em baixo” desempenha a função de adjetivo na sentença. Ou seja, nesse caso, ele qualifica um substantivo: Exemplos: Durante a aula falem com a voz em baixo tom.

Qual é o certo assino em baixo ou embaixo?

Assino embaixo é a forma correta de escrita desta expressão que indica uma concordância com aquilo que foi dito, feito ou escrito. Dizer ensino embaixo significa não só subscrever e endossar, concordando com o que foi dito ou escrito, como também garantir, assegurar e assumir algo com toda a certeza.