Qual a diferença entre arroz integral e arroz normal

'Rivais' no prato do brasileiro, alimentos têm prós e contras específicos para cada meta

Arroz branco x arroz integral: qual é o mais indicado? Editoria de Arte

Presente na alimentação cotidiana do brasileiro, o arroz branco vem disputando espaço no prato com o arroz integral, alternativa muitas vezes vista como mais saudável. Mas, entre dúvidas e algumas concepções equivocadas, qual é, afinal, a melhor opção? Depende do objetivo da sua dieta. Compare abaixo os prós e os contras de cada tipo, do número de calorias ao impacto na musculação e entenda melhor suas diferenças.

Diferença entre arroz branco e arroz integral

A nutricionista Juliana Magalhães explica que a diferença entre os dois está no processo de polimento do alimento. O arroz branco não tem a casca, rica em fibras, e possui um índice glicêmico maior por porção.

— Eles não são muito diferentes em relação à quantidade de calorias e proteínas. Quando você olha a composição nutricional, o arroz integral tem mais magnésio, fósforo, maior concentração de vitaminas do complexo B — explica Juliana.

A TACO (Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos), elaborada pelo Conselho Federal de Nutrição, ajuda a entender melhor as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de arroz.

Comparação da tabela nutricional do arroz branco e arroz integral

Quantidade por 100g Arroz integral Arroz branco
Calorias 124 kCal 128 kCal
Proteínas 2,6g 2,5g
Carboidrato 25,8g 28,1g
Fibra alimentar 2,7g 1,6g
Cálcio 5g 4g
Magnésio 59mg 2mg
Fósforo 106mg 18mg
Potássio 75mg 15mg

Quais são os benefícios do arroz integral?

Por ter um índice glicêmico menor, o arroz integral é indicado para pessoas que possuem síndromes metabólicas, como a diabetes.

—A Sociedade Brasileira de Diabetes preconiza que aumente a fibra da dieta, e isso pode ser feito com a troca do arroz branco pelo integral. Mas também é possível enriquecer o branco, adicionando fibras no preparo e também na composição do prato. Um prato com arroz branco, feijão, salada, legumes, hortaliças compensa muito mais do que só o mudar o tipo de arroz — explica Juliana.

Se o objetivo é reduzir o consumo de carboidratos por dia, o arroz integral também pode ser uma opção, já que promove uma sensação de saciedade mais rápido. É o que explica a nutricionista Júlia Marques, pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional:

— O arroz branco, por ter menos fibra, você consegue comer uma quantidade maior sem ficar rapidamente saciado. Com o arroz integral é o contrário.

Em que caso é indicado comer arroz branco?

Já para pessoas que buscam um ganho de massa muscular, o arroz branco pode ser uma boa aposta. A nutricionista detalha que esse alimento proporciona uma fonte de energia rápida, o que o torna uma escolha adequada antes de atividades que precisam de um desempenho físico maior.

Para Marques, outro fator que deve ser observado em um planejamento alimentar é a adequação ao paladar.

— Existe uma ideia muito errada de que a dieta é algo que vai ser seguido até atingir um objetivo e depois você deixa para lá. É importante dizer que dieta é tudo que se come. Se a gente pensa em dieta como algo restrito, que se faz por um período restrito de tempo, não tem uma vida útil interessante — ressalta Júlia, para quem esse fator contribui para que as pessoas não deem continuidade aos seus planos alimentares. — Essa adequação ao gosto do paciente é para a gente ter certeza de que o processo será prazeroso. Se a dieta não tiver alimentos que o paciente tem predileção, ele vai desistir.

  • Alimentação

Hommes

L’Officiel Hommes #27: ENERGIA EM TRÂNSITO

A nova edição da L'Officiel Hommes Brasil está imperdível e recheada de Moda, Cultura, Luxo, Diversidade e Beleza. Confira um preview do que esperar!

22.12.2022 por L'Officiel Hommes Brasil

Moda

Cores para 2023: significados e modelos mais usados no Ano Novo

Paula Aziz, diretora criativa da label de vestidos de festa Fabulous Agilità, revela as cores e os significados mais utilizadas para a virada do ano

22.12.2022 por L'Officiel Brasil

Hommes

Pelé enfrenta estado de saúde grave. Leia boletim médico!

As notícias mais recentes não são animadores e Pelé teve um avanço significativo no agravamento da doença.

22.12.2022 por L'Officiel Hommes Brasil

Moda

Rio Resort Collection da Bulgari em destaque no Copacabana Palace

Despojada e chique ao mesmo tempo, a coleção Rio Resort Collection da Bulgari ganha destaque no mítico Copacabana Palace

22.12.2022 por L'Officiel Brasil

Moda

Princesa Charlotte terá título em homenagem à rainha Elizabeth

O rei Charles III dará esse presente para a princesa Charlote

21.12.2022 por L'Officiel Brasil

Pop culture

Amber Heard divulga carta aberta e encerra briga com Johnny Depp

Amber Heard e Johnny Depp travaram uma polêmica batalha na justiça

21.12.2022 por L'Officiel Brasil

Gastronomia

Le Bristol inaugura boutique gourmet permanente em Paris

Inspirada na ilustre história do hotel, a L'Épicerie des Ateliers du Bristol se tornou um hotspot gourmet permanente do local

21.12.2022 por L'Officiel Brasil

Hommes

De Tomasso, montadora de luxo, volta ao mercado com carro incrível

A luxuosa montadora De Tomaso Automobili acaba de lançar seu novo hipercarro luxuoso e veloz. 

20.12.2022 por L'Officiel Hommes Brasil

Qual é o melhor arroz integral ou normal?

“O arroz integral tem mais nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, do que o arroz branco”, explica Larissa Venzel, nutricionista do Smart Fit Nutri, que destaca essa como a principal diferença entre os dois produtos.

O que engorda mais arroz branco ou arroz integral?

Quando comparamos 100g do branco com o integral, as características nutricionais são muito similares. Vamos começar pelas calorias: em 100g de integral cozido, encontramos 123 kcal. Já no branco, 128 kcal.

Qual é a vantagem de comer arroz integral no lugar do arroz branco?

Além de minerais, lipídios e vitaminas. Além disso, em termos nutricionais, o integral tem mais vitaminas que o parboilizado integral e tem índice glicêmico menor que o arroz branco. Ou seja: arroz integral ganha.

Qual a diferença entre o arroz integral para o arroz branco?

O arroz integral é uma espécie de arroz puro, composto de nutrientes e fibras. Por outro lado, o arroz branco em si é arroz integral, mas após um processo de refinamento, onde a casca contida nele é removida, com o objetivo de tornar a alimentação melhor e mais fácil.