Diferença entre réptil e anfíbio

Mais Artigos

  1. Quais são as similaridades entre aves e mamíferos?
  2. Quais são as diferenças entre um pássaro e um morcego?
  3. Sapo: habitat e adaptações
  4. Habitat natural do porco
  5. Cinco necessidades básicas de um animal

Diferença entre réptil e anfíbio

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Muitos sabem que os mamíferos (incluindo os humanos) têm cabelo, diferenciando-os de outros tipos no mundo animal. Variações externas nos tipos de pele são um bom ponto de partida. No entanto, várias outras diferenças separam os mamíferos dos répteis e anfíbios. Temperatura corporal, metabolismo, o coração e os métodos de respiração também se apresentam como distinções entre os três tipos. Estas variações frequentemente determinam os ambientes necessários para que estes animais sobrevivam.

Início da vida

Anfíbios começam como larvas (como os girinos) e passam por uma etapa metamórfica para chegarem idade adulta (sapos). Mamíferos dão à luz e répteis geralmente colocam ovos de casca dura em terra. Anfíbios põem os seus ovos gelatinosos na água.

Temperatura corporal e metabolismo

Mamíferos, classificados como de sangue quente, regulam sua própria temperatura corporal. A temperatura externa determina a temperatura do corpo de répteis e anfíbios, ambos conhecidos como criaturas de sangue frio. Animais de sangue quente usam principalmente o alimento como fonte de energia para manter a temperatura do corpo, ao invés de usá-lo para o aumento da massa . Animais de sangue frio usam o alimento principalmente para a sua massa corporal, resultando em uma menor necessidade de alimentos. A mudança da temperatura corporal ajuda a tornar as criaturas de sangue frio menos suscetíveis a vírus, que têm dificuldade de crescer em condições de flutuação.

Pele

Mamíferos tem cabelo e pelo em sua pele. Répteis apresentam escamas. Anfíbios possuem uma pele úmida, essencial à sua existência. Caso a pele de um anfíbio seque, o animal morrerá.

Respiração

Mamíferos e répteis respiram através de pulmões ao longo de suas vidas. Anfíbios respiram através de brânquias na água, como larvas. Como adultos, anfíbios absorvem oxigênio através de sua pele.

Ambiente

Anfíbios precisam de um ambiente úmido para sobreviver. Anfíbios e répteis exigem climas mais quentes, como eles não regulam a temperatura do próprio corpo. Mamíferos podem prosperar em climas frios.

Corações

Os corações dos mamíferos contêm quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. Répteis e anfíbios possuem corações de três câmaras, tendo dois átrios e um ventrículo.

Exceções

O ornitorrinco, definido como um mamífero, põe ovos em vez de dar à luz. O crocodilo, classificado como um réptil, possui um coração de quatro câmaras. Nem todos os mamíferos são capazes de manter completamente sua temperatura corporal; morcegos esfriam quando inativos, e animais como ursos e esquilos, podem perder até 30 graus quando hibernando.

Referências

Recursos

Sobre o Autor

Jackson Michael has written professionally for a diverse list of publications since 2002. He has covered major league baseball, professional basketball and college basketball. He was also a longtime music reviewer for the "Austin Daze" in Austin, Texas.

Créditos Fotográficos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

  • 2020
Diferença entre réptil e anfíbio

Sabe-se que os anfíbios vivem vidas duplas, pois passam a meia-vida na água e a metade restante na terra, e também possuem pele porosa que requer umidade. Embora os répteis sejam o grupo de animais que vivem em terra, respiram pelos pulmões e põem ovos, eles têm escamas no corpo e funcionam para reter a umidade. Portanto, a diferença essencial está no ciclo de vida e nas aparências físicas.

Apesar disso, esses animais compartilhavam muitas semelhanças, e é por isso que, em épocas anteriores, não havia uma classificação zoológica diferente entre eles. Essas características idênticas são que os anfíbios e répteis pertencem ao mesmo filo e subfilo, são ectotérmicos (sangue frio), usam camuflagem para proteção e são onívoros.

Mais tarde, verificou-se que os répteis passaram de anfíbios há milhões de anos, devido a uma mudança no ambiente e outros processos evolutivos. Diz-se também que os anfíbios são o elo entre os peixes e os répteis terrestres, os primeiros animais que migram do mar para a terra. Seymouria é o organismo conhecido pelo link, pois possui propriedades do crânio como anfíbios e esqueleto de répteis.

O ramo da zoologia que lida com o estudo de répteis e anfíbios é conhecido como Herpetologia . Enquanto ' Herpers ' é o nome dado à pessoa que guarda esses animais. Com isso, consideraremos os pontos essenciais para diferenciar anfíbios e répteis.

Gráfico de comparação

Base para ComparaçãoAnfíbiosRépteis
Significado
Os anfíbios são animais ectotérmicos ou de sangue frio, vivendo em terra ou na água. Eles usam brânquias e pulmões para respirar, na água e na terra, respectivamente.
Os répteis também são um dos animais ectotérmicos ou de sangue frio, que vivem em terra. Eles podem ser ovíparos ou vivíparos e têm quatro pernas.

Habitação / Habitat
Estes animais vivem no ambiente aquático, bem como em terra. Seu estágio larval é gasto na água e na idade adulta em terra. Os répteis vivem em terra (animal terrestre), mas alguns deles, como jacarés, tartarugas e crocodilos, também podem viver na água.
Exemplos
Sapos, sapos, salamandras, etc.
Cobra, lagartos, crocodilo, etc.
Modo de reprodução
São ovíparos, nos quais os embriões se desenvolvem dentro do útero da mãe no óvulo e são chocados para fora do corpo da mãe. Alguns animais são ovíparos, enquanto outros são vivíparos (os embriões se desenvolvem dentro do útero da mãe).
Tipo de fertilização
Externo. Interno.
Outras características
Os anfíbios podem respirar nos dois sentidos, que podem ser causados ​​por brânquias ou pelos pulmões. Os répteis respiram apenas pelos pulmões.
Eles têm a restrição de visualizar determinadas cores, o que significa que eles têm a restrição a bandas estreitas do espectro de cores. Os répteis têm uma ampla gama de espectros de cores e podem visualizar e distinguir cores diferentes.

Os anfíbios têm um coração de três câmaras.
Os répteis também têm um coração de três câmaras, mas seu ventrículo é dividido ainda mais através de um septo.

Os anfíbios secretam toxinas da pele, que os protegem dos predadores.
Os répteis têm escamas duras e proteção por toda a pele; eles também produzem toxinas de dentes e unhas.

Pele lisa, pegajosa, úmida e altamente porosa para desempenhar as várias funções.
Eles têm pele seca, dura e escamosa, que os protege.

Os anfíbios depositam seus ovos em água coberta de gel.
Os répteis depositam seus ovos em terra e têm uma cobertura protetora dura.
Eles têm pés palmados, que os ajudam a nadar e pular.
Eles têm quatro membros, ajudando-os a correr e nadar, enquanto as cobras não têm membros e rastejam.

Definição de Anfíbios

Como dito acima, os anfíbios passam a vida dupla, pois seu estágio larval está na água e na idade adulta em terra. Estes são os tipos de vertebrados, encontrados na água marinha, na água doce, na terra, na amigdaliana, etc. São animais de sangue frio, conhecidos como ectotérmicos (onde a temperatura corporal é mantida, de acordo com a mudança na temperatura da atmosfera e o ganho o calor do sol).

A fertilização do anfíbio é externa, onde o esperma masculino e os óvulos são fundidos na água e a produção de um óvulo está na água, os organismos recém-nascidos sobrevivem na água até o estágio larval. A vida restante é então gasta em terra e os ovos têm a cobertura de uma substância gelatinosa lisa. O ciclo de vida dos anfíbios passa pelo processo chamado metamorfose, onde o corpo se transforma em adulto.

Diferença entre réptil e anfíbio

Os anfíbios usam brânquias enquanto respiram na água, mas também têm pulmões para respirar em terra. A pele é porosa, pegajosa e escorregadia. Eles usam camuflagem, o que significa que podem alterar a cor da pele de acordo com a mudança no ambiente. Embora não tenham unhas e dentes afiados como outros animais, secretam tóxicos, o que é altamente venenoso para matar os insetos e também para se proteger. Os anfíbios têm pés palmados e membros curtos, o que os ajuda a pular e nadar.

Definição de Répteis

Os répteis também são ectotérmicos, vertebrados . Eles são criaturas que vivem na terra. O ponto principal a ser observado é que os répteis não sofrem a metamorfose. Como eles colocam seus ovos em terra e têm apenas pulmões para respirar. Jacarés, cobras, lagartos, tartarugas são alguns dos exemplos.

Outra característica importante é a pele dessas criaturas, que é escamosa e dura, conhecida como pele queratinosa. Este tipo de pele não é permeável à água e nos mamíferos, queratinas encontradas nas unhas e cabelos. Isso ajuda os crocodilos e cobras do mar a viver em um ambiente salino. Existem cerca de 9000 espécies de répteis encontradas até o momento.

Diferença entre réptil e anfíbio

Outro ponto vital a saber sobre répteis é que a maneira como eles incubam seus ovos. Como isso é feito cavando cascalho, areia ou sujeira e isso é feito para manter a temperatura dos ovos.

Principais diferenças entre anfíbios e répteis

A seguir, são apresentados os pontos essenciais que diferenciam anfíbios e répteis:

  1. Anfíbios e répteis são animais ectotérmicos ou de sangue frio, mas os anfíbios passam metade da vida em terra e metade na água, enquanto os répteis vivem em terra.
  2. Os anfíbios passam seu estágio larval na água e na idade adulta em terra, enquanto os répteis vivem em terra (animal terrestre), mas alguns deles, como jacarés, tartarugas e crocodilos, também podem viver na água.
  3. Exemplos de anfíbios são sapos, sapos, salamandras etc., enquanto serpentes, lagartos, crocodilos etc. são exemplos de répteis.
  4. Os anfíbios mostram fertilização externa ; são ovíparos onde os embriões se desenvolvem dentro do útero da mãe no óvulo e eclodem fora do corpo da mãe. No caso dos répteis, alguns animais são ovíparos, enquanto outros são vivíparos (os embriões se desenvolvem dentro do útero da mãe). Até alguns mostram fertilização externa e alguns mostram fertilização interna.
  5. Como os anfíbios vivem na terra e na água, eles também podem respirar dos dois modos, que podem ser causados por brânquias ou pelos pulmões, enquanto os répteis respiram apenas pelos pulmões .
  6. Os anfíbios têm a limitação de visualizar certas faixas estreitas do espectro de cores, por outro lado, os répteis têm uma ampla gama de espectros de cores e podem visualizar e distinguir cores diferentes.
  7. O grupo de animais tem um coração de três câmaras, mas no caso de répteis, o ventrículo é dividido ainda mais através de um septo.
  8. Os anfíbios secretam toxinas da pele, que as protegem de predadores e outras condições ambientais; Os répteis têm escamas duras e proteção por toda a pele; eles também produzem toxinas de dentes e unhas.
  9. Os anfíbios têm pele lisa, pegajosa, úmida e altamente porosa para desempenhar as várias funções, enquanto os répteis têm pele seca, dura e escamosa, que os protege em condições adversas.
  10. Os anfíbios depositam seus ovos em água coberta de gel, enquanto os répteis depositam seus ovos em terra e têm uma casca dura de proteção.
  11. Os anfíbios usam pés palmados, que os ajudam a nadar e pular, pelo contrário, os répteis têm quatro membros, ajudando-os a correr e a nadar, exceções como cobras não têm membros e rastejam.

Semelhanças

A seguir estão os pontos que mostram semelhanças entre anfíbios e répteis;

  • Em primeiro lugar, ambos pertencem ao mesmo filo que é Chordata e o subfilo Vertebrata.
  • Eles são ectotérmicos, o que significa que regulam a temperatura do corpo dependendo de fontes externas. Comumente conhecido como sangue frio.
  • Eles usam alteração de pele na camuflagem para a proteção e termorregulação para manter a temperatura corporal.
  • Eles são principalmente onívoros.
  • O corpo desses animais tem uma abertura chamada cloaca, que serve como abertura comum para a saída intestinal, genital e urinária.

Conclusão

No artigo acima, exploramos as duas categorias, cujos nomes são trocados. Também estudamos os recursos distinguíveis e conseguimos obter mais informações sobre eles.

Qual é a diferença entre anfíbio e réptil?

Nos anfíbios não há presença de escamas e observa-se uma pele lisa e úmida. Nos répteis, as escamas são facilmente evidentes, o que oferece um aspecto seco e uma cobertura mais dura e grossa. Por seus ovos. Os anfíbios os colocam em massas gelatinosas, pois não constituem uma proteção dura para eles.

Quais são os anfíbios e os répteis?

Herpetologia é um ramo da ciência que estuda os grupos de anfíbios (rãs, sapos, salamandras, tritões e cecílias/cobras-cegas) e répteis (cobras, lagartos, anfisbenídeos, tartarugas, cágados, tartarugas marinhas, crocodilos e os tuataras).

Quais as principais diferenças entre a respiração de um anfíbio é de um réptil?

Os anfíbios respiram pela pele e por pulmões pouco desenvolvidos. Os répteis respiram exclusivamente pelos pulmões, que são mais desenvolvidos. Essa pergunta já foi respondida!

O que é um réptil?

O que são répteis? Os répteis pertencem ao filo dos cordados e seus representantes mais conhecidos são lagartos, serpentes, crocodilos, jacarés, tartarugas e jabutis, que formam a classe Reptilia. Provavelmente, esses animais evoluíram de um grupo de anfíbios, há mais de 350 milhões de anos.