Qual e a diferença entre repouso e movimento

A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens. Alguns conceitos de Cinemática são muito importantes para a correta compreensão de fenômenos físicos e pleno entendimento da forma de se construir o raciocínio necessário para a resolução de problemas.

♦ Conceitos de cinemática:

→ Referencial: O referencial é o corpo a partir do qual as observações dos fenômenos são feitas. Como exemplo, podemos imaginar que os passageiros dentro de um carro, tomando o veículo por referencial, estarão em repouso; mas tomando um ponto fixo fora do carro, todos os passageiros estarão em movimento.

→ Movimento e repouso: A partir da concepção de referencial, podemos entender que movimento e repouso são conceitos relativos, pois o que está em movimento para um observador em determinado referencial pode estar em repouso para outro observador e vice-versa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se a Terra for tomada como referencial, podemos dizer que os prédios, as cidades, os países, tudo está em repouso. Porém, se o Sol for tomado por referencial, a Terra e tudo sobre a sua superfície possuem movimentos de rotação e translação.

→ Trajetória: é o caminho feito por um corpo que se movimenta em relação a um referencial. Esse conceito também é relativo, pois dois referenciais diferentes podem ter visões diferentes de um mesmo movimento. Imagine que uma aeronave libere uma carga com suprimentos em pleno voo. A imagem abaixo mostra as trajetórias da carga vistas por um observador dentro da aeronave e por alguém no solo.

Qual e a diferença entre repouso e movimento

Para um passageiro na aeronave, a trajetória da carga é retilínea; mas para alguém no solo, a trajetória é uma curva, pois a carga acompanha a aeronave.

Física

5 de novembro • 3 min de leitura

Qual e a diferença entre repouso e movimento

Imagine que você esteja sentado(a) dentro de um ônibus. Já imaginou ???

Será que você está em repouso ou em movimento? Pense bem antes de responder !!!

Vou fazer a pergunta de maneira diferente. Em relação ao passageiro sentado ao seu lado você está em repouso ou em movimento ? É claro que sua resposta será: “…estou em repouso.”

Mas e em relação aos postes de iluminação pública, na calçada, você está em repouso ou em movimento? É claro que agora sua resposta certamente será: “…estou em movimento”.

Ora, afinal de contas você está em repouso ou em movimento ???

Pois é, sempre que você ouvir falar que algo está em movimento ou em repouso, este movimento ou repouso será em relação a algum outro corpo, adotado como referencia. Um corpo pode muito bem estar em movimento em relação a algum objeto e em repouso em relação a outro, e em Física chamamos este corpo, adotado como referencia, de referencial .

No seu caso, sentado no ônibus, se o referencial for o poste da rua você estará em movimento , mas se o referencial for a pessoa sentada ao seu lado, você estará em repouso .

Lembre-se: todo movimento é relativo, ou seja, depende de um referencial !!!

Na grande maioria dos casos, para facilitar as coisas, adotaremos o planeta Terra como referencial, o que sempre acabamos fazendo inconscientemente, mas tome muito cuidado pois nem sempre isso ocorre.

Trajetórias (Tipos de movimentos)

Existem dois tipos de trajetórias, ou movimentos. A trajetória curva e a trajetória reta. Chamamos estas trajetórias de movimento curvilíneo e movimento retilíneo .

Como já vimos que o movimento depende do referencial, a trajetória também dependerá. Portanto um corpo poderá realizar movimento retilíneo em um referencial e curvilíneo em outro. Daí a importância de sabermos qual o referencial está sendo adotado.

Veja o esquema:

Qual e a diferença entre repouso e movimento

Também podemos dividir os movimentos retilíneos e curvilíneos em três tipos diferentes

uniforme : a velocidade do corpo não muda com o passar do tempo;

acelerado : a velocidade do corpo aumenta com o passar do tempo;

retardado : a velocidade do corpo diminui com o passar do tempo.

Assim, podemos melhorar o esquema acima da seguinte forma:

Qual e a diferença entre repouso e movimento

O que significa cada movimento…

  • Movimento retilíneo uniforme : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade nunca muda.
  • Movimento retilíneo acelerado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade aumenta com o tempo.
  • Movimento retilíneo retardado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade diminui com o tempo
  • Movimento curvilíneo uniforme : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade nunca muda.
  • Movimento curvilíneo acelerado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade aumenta com o passar do tempo.
  • Movimento curvilíneo retardado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade diminui com o passar do tempo.

    Por: Enaol Pesquisas Educacionais

  • Qual é a diferença entre repouso e movimento?

    Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial. O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial.

    O que é repouso de um exemplo?

    É chamado de repouso em Física uma dada situação em que um objeto demonstra a mesma velocidade vetorial em relação a um referencial. Como por exemplo, um passageiro dentro de um ônibus tem um outro passageiro ao seu lado como em repouso, pois suas velocidades e espaços não estão variando entre si.

    Qual é o conceito de movimento?

    Movimento Um corpo pode estar em movimento em relação a um referencial, mas parado em relação a outro. Por isso, dizemos que movimento é a situação em que a posição de um corpo muda, no decorrer de certo intervalo de tempo, em relação a um referencial.