Dor de cabeça na gravidez é normal

​A dor de cabeça na gravidez é mais comum durante o 1º trimestre de gestação, e pode ocorrer devido a várias causas, como alterações hormonais, cansaço, congestão nasal, baixos níveis de açúcar no sangue, estresse ou fome. Geralmente, a dor de cabeça na gravidez tende a diminuir ou a desaparecer porque os hormônios tendem a estabilizar.

No entanto, a dor de cabeça na gravidez também pode ser causada por situações mais sérias, especialmente pelo aumento da pressão arterial, que, se for constante e se aparecer acompanhada de dor no estômago e visão embaçada, pode ser um sinal de pré-eclâmpsia. Neste caso, a grávida deve ir imediatamente ao obstetra para confirmar a causa e iniciar o tratamento adequado, uma vez que a pré-eclâmpsia pode prejudicar gravemente a gestação, se não for corretamente avaliada e tratada.

Entenda melhor o que é a pré-eclâmpsia e o que deve ser feito.

Remédios para aliviar a dor de cabeça

O uso de medicamentos durante a gravidez só deve ser feito sob a indicação do obstetra, uma vez que alguns medicamentos podem ser prejudiciais para a grávida ou para o bebê.

Normalmente, o obstetra só indica o uso de algum medicamento quando a dor de cabeça é muito intensa, não passa com medidas naturais ou é acompanhada de outros sintomas como náuseas e vômitos, por exemplo, sendo indicado, na maioria das vezes, o uso de paracetamol.

Como aliviar a dor de cabeça naturalmente

Antes de iniciar o uso de algum remédio para aliviar a dor de cabeça, a grávida deve optar por opções naturais como:

  • Descansar em um ambiente tranquilo, bem arejado, sem ruído e com as luzes apagadas;
  • Aplicar uma compressa de água fria na testa ou na nuca;
  • Aplicar uma compressa de água morna em redor dos olhos e do nariz, em caso de dor de cabeça por congestão nasal;
  • Fazer uma pequena massagem na testa, na base do nariz e na nuca, utilizando as pontas dos dedos. Saiba como massagear a cabeça para aliviar a dor;
  • Fazer um escalda-pés com bolinhas de gude, mergulhando os pés e movimentando-os sobre as bolinhas para relaxar e aliviar a dor;
  • Fazer refeições leves de 3 em 3 horas e em pouca quantidade;
  • Tomar banho de água morna ou fria ou lavar o rosto com água fria.

Além disso, a acupuntura também é uma ótima solução natural para aliviar as dor de cabeça constante na gravidez.

Quando ir ao médico

Embora seja muito comum a grávida sentir dor de cabeça durante a gravidez, devido às alterações hormonais, é importante informar o obstetra acerca destes sintomas, especialmente quando a dor de cabeça é frequente, ou acompanhada de outros sintomas, como dor de estômago, náuseas e vômitos, febre, convulsões, desmaios ou visão embaçada, já que podem ser sinais e sintomas de algum problema de saúde que pode prejudicar a gravidez.

Veja também esta técnica super simples ensinada pela nossa fisioterapeuta para aliviar a dor de cabeça:

Quando a dor de cabeça é preocupante na gravidez?

A dor de cabeça tensional é incômoda mas não faz mal para o bebê. Já a enxaqueca pode estar relacionada a um risco maior de pré-eclâmpsia. Por isso, sempre conte para o seu médico se estiver sofrendo com dores de cabeça, principalmente no terceiro trimestre da gravidez.

O que fazer quando se tem dor de cabeça na gravidez?

Como aliviar a dor de cabeça naturalmente Aplicar uma compressa de água fria na testa ou na nuca; Aplicar uma compressa de água morna em redor dos olhos e do nariz, em caso de dor de cabeça por congestão nasal; Fazer uma pequena massagem na testa, na base do nariz e na nuca, utilizando as pontas dos dedos.

O que causa a dor de cabeça na gravidez?

Na gravidez, Eduardo Zlotnik, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein, fala que as dores podem estar relacionadas ao boom de hormônios da gravidez, entre eles a progesterona e o estrogênio. Eles agem nos vasos sanguíneos e isso poderia dilatar alguns vasos na cabeça, causando as dores.

Onde é a dor de cabeça na gravidez?

For localizada na região da nuca; Vier acompanhada de outros sintomas como náuseas intensas e vômitos, febre, visão turva e desmaio.