Dor nas costas lado esquerdo pulmão

O coronavírus é o foco das atenções e tudo que sentimos nos faz pensar: “Será que estou com o coronavírus?” Inclusive aquela dor nas costas.

Tudo é culpa do coronavírus

Nem tudo, mas ultimamente parece que sim. Incluso essa dor nas costas. Isso não significa que você está com coronavírus ou está, todavia, esse “bicho” pode indiretamente estar contribuindo para tudo isso.

Mudança de hábitos: ficar em casa é bom?

A primeira coisa que aconteceu nessa pandemia foi a mudança de hábitos. Essa foi repentina, forçada, bem verdade. Resumindo toda a história. Passamos a nos movimentar menos, passar tempo sentados inadequadamente no sofá, tivemos que improvisar o trabalho em casa e nem sempre com a melhor postura (ergonomia), paramos de fazer exercícios físicos. Até os mais ativos passaram a ser mais sedentários.

Quem sofre com isso é o corpo. Com a falta de movimento a musculatura acaba reagindo, pode surgir fraqueza, contraturas musculares (aqueles nós de tensão). O próprio processo de adaptação muscular com a redução da prática esportiva pode gerar dor e desconforto na coluna. Também há a possibilidade de aumento de sobrecarga entre trabalhar em casa, atividades domésticas, cuidar dos filhos sem aulas e diversas atividades que surgirão. Isso é uma pressão enorme e o corpo de alguma forma acaba suportando as consequências.

Ficar em casa é bom: a solução

A resposta parece ser bem simples aqui. Crie hábitos saudáveis nesse período de inatividade. Já deveríamos ter, não é?). A grande questão: Quais são eles?

  1. Para o trabalho, organize seu ambiente de forma que tenha uma boa iluminação, uma boa cadeira para sentar e consiga manter uma postura confortável. Principalmente, MOVIMENTE-SE. Isso mesmo. Ficar horas sentado tentando manter a postura perfeita, não é muito bom para as costas, então, MEXA-SE.
  2. Crie uma rotina de exercícios em casa. Há diversos vídeos e profissionais orientando na internet, mas o principal de tudo isso é: respeitar os limites do seu corpo. Alongue-se, dance em frente à TV ou com os filhos, suba e desça escadas, ative seus músculos, seu corpo. Só não vá querer virar cambalhota na cama e achar que se sentirá bem se já não praticava exercícios mesmo antes da pandemia. Para os sedentários é uma boa oportunidade de aos poucos iniciar um exercício físico.
  3. Falando em rotina, organize uma agenda com suas tarefas e com todos que estão em casa. Horário para levantar, afazeres domésticos, horário de trabalho, tempo para passar com os filhos, tempo para se exercitar, diversão, alimentação. Mas é difícil. Vão dizer. Sim. É. mas não significa que não é possível. Organizar-se é fundamental para que esse momento seja produtivo em todos os âmbitos, seja no trabalho como no lazer, família e outros.

Sugestão de leitura: A Tríade Do Tempo – livro por Christian Barbosa

  1. Durma o suficiente. Ter qualidade no sono é fundamental para qualquer coisa. Usei o termo suficiente, nem de mais e nem de menos.

“Dormi bem minhas 16 horas e estou com dor nas costas. Acho que estou com o coronavírus.”

Bom! Nesse caso acho que somente gato dorme 16 horas e não fica com dor nas costas. Se bem que depois ele se espreguiça e se alonga.

Tá, mas enfim. Dor nas costas pode ser sintoma do coronavírus?

A diretriz do Ministério da Saúde para diagnóstico e tratamento do COVID-19, explica que os principais sintomas são: Febre, fadiga e tosse seca, podendo evoluir para dispneia (falta de ar), ou em casos mais graves a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Uma pequena história

Não me recordo bem a data, mas há alguns anos comecei com dor nas costas, bem no meio. Achei que fosse muscular e não me importei muito. A única coisa que estranhei é que não existia associação com algo que remetesse ser dor muscular.

Apesar do tempo passar a dor não passava e em uma semana a dor atravessava o peito, não era constante, mas era forte e ia e voltava. Duas semanas depois o desespero começou a bater, pensei que estava com algum problema cardíaco e essa dor que atravessava do peito as costas poderia ser um sintoma.

Logo, procurei um cardiologista e teria consulta apenas após 15 dias. Passou mais 3 dias e a dor aumentou significativamente. Fui a emergência e na triagem, como todos o período que passei com essa dor, não apresentei febre ou qualquer outro sintoma, apenas a dor não constante em momentos inespecíficos do dia.

Então, já no consultório o médico avaliou e na ausculta pulmonar falou: “Você está com pneumonia. Vou só fazer um Raio-X para confirmar”. Realmente foi confirmado o diagnóstico, pneumonia silenciosa, prescrito antibiótico e melhorei. Que bom que não era o coração (estava com medo de ter que cortar o churrasco – na verdade era de morrer mesmo).

O Dr. Carlos Carvalho, diretor da Divisão de Pneumologia do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em entrevista ao Jornal da USP explica:

Algumas pessoas atingidas pela covid-19, felizmente uma minoria, têm tido uma evolução rápida e assintomática da doença. O demonstrativo mais marcante da presença do vírus, a falta de ar, neste tipo de caso, simplesmente demora a se manifestar. Porém, quando os sintomas aparecem, a ação do agente infeccioso no sistema respiratório já está bastante avançada. Chama-se este quadro de pneumonia silenciosa.

O famoso Dr. Drauzio Varella, entre outros médicos, já explica que entre os sintomas da pneumonia está a dor no tórax. A parte de trás do tórax faz parte das costas (essa dor que eu sentia).

Conforme explicado o coronavírus pode gerar dor nas costas, na altura do tórax, se estiver com pneumonia silenciosa. A parte boa é que é a minoria dos casos.

O COVID-19 é o assunto do momento, por isso muitos tem pesquisado sobre dor nas costas e o coronavírus, mas é importante ressaltar que dor nas costas pode ser indicativo de outros problemas fora aqueles aqui apresentados (ergonomia, qualidade de sono, dor muscular por algum esforço, etc.). Pode ser consequência a de pedra no rim, por exemplo, mas isso é assunto para outras postagens.

Procure os serviços de saúde

A dor nas costas pode ter diversas causas e pode estar relacionada indiretamente ou diretamente pelo coronavírus. Caso tenha dúvidas acesse o site https://coronavirus.saude.gov.br/, para maiores informações e interaja com o chat para fazer sua avaliação. Também pode baixar o aplicativo para celular, seja Android ou IOS, ou ainda ligar para 136. Restam dúvidas? Procure uma unidade de saúde e converse com um médico. Um diagnóstico diferencial é importante em um momento desses.

Josuel Weslley Barcellos Faccin
Fisioterapeuta, MCMT
CREFITO 86309-F
Responsável Técnico
MBA em Gestão Estratégica Empresarial

Referências
Varella, Drauzio. Entrevistas: Pneumonia – Dr. Drauzio Varella entrevista o Dr.  Daniel Deheinzelin. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/pneumonia-entrevista/?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996. Publicado em 03 de outubro de 2011. Revisado em 09 de outubro de 2019.Varella, Drauzio. Doenças e Sintomas: Pneumonia. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/pneumonia/?aff_source=56d95533a8284936a374e3a6da3d7996Carvalho, Carlos. Pneumonia silenciosa pode ser mais perigosa que casos com sintomas claros de covid-19. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/pneumonia-silenciosa-e-mais-perigosa-que-casos-sintomaticos-de-covid-19/. Publicado em: 08 de maio de 2020.Ministério da Saúde. Diretrizes para diagnóstico e tratamento da covid-19. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2020/May/08/Diretriz-Covid19-v4-07-05.20h05m.pdf.Ministério da Saúde. Diretrizes para diagnóstico e tratamento da covid-19: Apêndice. Disponível em: https://rebrats.saude.gov.br/images/Documentos/Apendice_COVID.pdf

Como é a dor nas costas de pulmão?

A dor nas costas ao respirar geralmente está relacionada com algum problema que afeta os pulmões ou o revestimento desse órgão, conhecido como pleura. Os casos mais comuns são os de gripe e resfriado, mas a dor também pode surgir em alterações pulmonares mais graves, como pneumonia ou embolia pulmonar, por exemplo.

Como saber se a dor e nos pulmões?

Sintomas associados à dor no pulmão.
Falta de ar ou dificuldade para respirar..
Tosse persistente, seca ou produtiva (com catarro).
Tosse com sangue..
Chiado no peito..
Febre alta..
Dor de garganta..
Suor excessivo (sudorese).
Cianose (coloração azulada nos dedos e/ou boca).

Onde se localiza a dor no pulmão?

A pleurisia ocorre quando a membrana, ou pleura, que reveste o lado interno da cavidade torácica e o tecido pulmonar circundante inflama. Isso geralmente é resultado de uma infecção pulmonar ou respiratória. Os sintomas incluem dor aguda no peito. Essa dor costuma piorar com respiração profunda, tosse ou espirros.

O que pode ser uma dor nas costas do lado esquerdo?

Normalmente a dor nas costas do lado esquerdo acontece devido a situações comuns do dia a dia, como carregar objetos pesados, ter má postura ou fazer movimentos muito repetitivos, que acabam por causar lesões musculares ou até mesmo a compressão de alguns nervos.