É verdade que as zonas temperadas correspondem às regiões ártica e antártica do planeta?

Sobre as Zonas Térmicas da Terra, responda a alternativa correta:

a) A zona intertropical recebe maior incidência de luz que as zonas polares, porém em menor intensidade em comparação com as zonas temperadas.

b) As zonas temperadas, em um determinado período do ano, registram temperaturas inferiores em relação às zonas polares da Terra.

c) Quando mais próxima uma localidade se encontra do Meridiano de Greenwich, maior a sua exposição aos raios solares.

d) A zona intertropical costuma registrar elevadas temperaturas por se localizar próxima à Linha do Equador, zona da Terra onde os raios solares incidem perpendicularmente.

e) As zonas térmicas da Terra são responsáveis pelas estações do ano.

Alheia à crise, Finlândia está na rota dos amantes do frio

Se há quem se incomode com as baixas temperaturas e fuja do inverno, há também uma crescente busca pelos países nórdicos. Com temperaturas que podem chegar aos -40°C durante o inverno, a Finlândia é um destino que atrai exatamente pelo frio e pelo desejo de ir a um lugar fora da rota turística tradicional.

Como o próprio Conselho de Turismo finlandês indica no seu site, o país é para quem quer se refugiar, escapar dos lugares abarrotados e dos roteiros consagrados e aproveitar o frio, a neve e a natureza. É comum as agências de viagem oferecerem pacotes que incluem, além da capital finlandesa, Helsinque, os países da Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia) e a Rússia. Planos como estes podem variar entre 2 mil e 3 mil euros para viagens de duas semanas, com um ou dois dias em Helsinque [...].

Portal Terra, 02/08/2013. Disponível em: economia.terra.com

Sabe-se que, além de fatores regionais, o principal elemento que propicia as baixas temperaturas e favorece o “turismo de inverno” em países como Finlândia, Suécia, Noruega e Rússia é:

a) a posição desses países em baixas latitudes, em função de sua proximidade com os polos.

b) posição desses países em altas latitudes, pois nesses locais os raios solares sempre incidem de forma inclinada.

c) a posição desses países em regiões temperadas localizadas em cadeias montanhosas, em que a altitude torna-se fator decisivo para a diminuição das temperaturas.

d) a distribuição desigual do calor na Terra, que direciona todas as massas de ar quente para as zonas polares.

Assinale a alternativa que aponta todas as zonas climáticas da Terra:

a) zona temperada ártica, zona polar antártica, zona intertropical

b) zona temperada norte, zona temperada sul, zona temperada intertropical

c) zona latitudinal, zona cardinal, zona polar atlântica

d) zona glacial ártica, zona glacial antártica, zona glacial polar

e) zona temperada sul, zona intertropical, zona temperada norte.

(PROCAMPUS)

As zonas climáticas da Terra estão distribuídas de acordo com as faixas de latitude, ou seja, a incidência de luz e calor. Essas faixas apresentam diferentes tipos climáticos. Marque a alternativa que indica países que se encontram na zona temperada:

a) Brasil, Argentina, Japão;

b) Canadá, Argentina, Japão;

c) Alemanha, França, Etiópia;

d) Rússia, Índia, Egito;

e) Nova Zelândia, Bolívia, Angola.

O território brasileiro possui uma grande variabilidade climática. Além de sofrer os mais diversos efeitos, como a maritimidade em algumas regiões, a altitude em outras, o Brasil apresenta também uma grande diversidade de climas provenientes de sua elevada extensão latitudinal. Assim, o país apresenta, por exemplo, uma região Sul mais fria e as regiões Norte e Nordeste mais quentes. Tal variação decorre do fato de o espaço brasileiro estar localizado em diferentes zonas térmicas da Terra, que são:

a) Intertropical e Glacial Antártica

b) Temperada Norte e Temperada Sul

c) Intertemperada e Tropical Norte

d) Intertropical e Temperada Sul

e) Tropical Sul e Intertropical.

a) Falso. A zona intertropical da Terra recebe maior incidência de raios solares tanto em relação às zonas polares quanto em relação às zonas temperadas.

b) Falso. As zonas polares registram as menores temperaturas da Terra.

c) Falso. O Meridiano de Greenwich não possui relações com as zonas térmicas, mas sim a Linha do Equador.

d) Verdadeiro. A zona intertropical é a região da Terra que recebe a incidência dos raios de Sol perpendicularmente, registrando, assim, geralmente, as maiores temperaturas do planeta.

e) Falso. O fenômeno responsável pelas estações do ano é o movimento de translação.

Países como Finlândia, Rússia, Suécia e Noruega localizam-se muito próximos aos polos da Terra, ou seja, em zonas de elevadas latitudes. Por isso, os raios solares nesses países incidem de forma inclinada o que, somado à influência climática do polo norte, propicia para o registro de temperaturas geralmente muito baixas.

Letra B

As zonas da Terra são: zonas glacial ártica, glacial antártica, temperada norte, temperada sul e intertropical.

A alternativa que designa apenas nomes que estão entre os cinco acima elencados é a letra D.

É preciso, primeiramente, considerar que a Zona Temperada Sul localiza-se entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, e que a Zona Temperada Norte situa-se entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Antártico. Assim:

- As alternativas a) e b) são falsas porque o Japão se encontra na Zona Intertropical (entre os trópicos de Câncer e Capricórnio).

- A letra C também é incorreta porque os três países citados encontram-se na Zona Intertropical.

- A letra D está correta, pois Rússia, Índia e Egito possuem ao menos uma parte de seus territórios localizados na Zona Temperada Norte.

- A letra E está incorreta, pois a Bolívia encontra-se na Zona Intertropical.

O território brasileiro encontra-se majoritariamente entre os trópicos de Câncer e Capricórnio (zona intertropical) e uma menor parte localizada abaixo do trópico de Capricórnio e acima do Círculo Polar Antártico (zona temperada sul).

Portanto, a alternativa correta é a letra D.

É verdade que as zonas polares correspondem às regiões mais frias do planeta?

Os polos do planeta Terra, chamados também de regiões polares, são as áreas mais frias de todo o mundo. Por isso, são pouco povoadas. Durante grande parte do ano, as temperaturas nos polos encontram-se abaixo de 0°C, favorecendo a formação de paisagens diferentes das que conhecemos.

É verdade que as regiões do planeta que recebem os raios solares de maneira inclinada são menos iluminadas e aquecidas?

Zonas polares: regiões localizadas nos pólos que recebem luz solar de maneira extremamente inclinada, por isso não ocorre o aquecimento da superfície com a mesma intensidade que outras zonas, nelas são registradas as menores temperaturas do mundo.

Quais são as duas zonas temperadas da Terra?

O planeta se divide em duas zonas temperadas: - a Zona Temperada Norte fica entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer (23º27' N); - a Zona Temperada Sul está entre o Trópico de Capricórnio (23º27' S) e o Círculo Polar Antártico.

Quais são as cinco zonas?

Para facilitar a classificação dos climas e a sua localização no globo, o homem estabeleceu as zonas térmicas, que são cinco: zonas polares (norte e sul), zonas temperadas (norte e sul) e zona intertropical. Zonas polares: essas se localizam entre os círculos polares (norte e sul) e os pólos (norte e sul).